Questão 82

Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências.

KOPP, D. Guerra Fria sobre o Ártico. Le monde diplomatique Brasil.
Setembro, n. 2, 2007 (adaptado).

No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios – diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco – torna-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por

  1. situar-se em uma zona geopolítica mais estável que o Oriente Médio.
  2. possibilitar o povoamento de uma região pouco habitada, além de promover seu desenvolvimento econômico.
  3. garantir, aos países em desenvolvimento, acesso a matérias-primas e energia, necessárias ao crescimento econômico.
  4. contribuir para a redução da poluição em áreas ambientalmente já degradadas devido ao grande volume da produção industrial, como ocorreu na Europa.
  5. promover a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética mundial, dominada, majoritariamente, pelas fontes renováveis, de maior custo.

Comentário da questão

Para resolver a questão, é preciso estabelecer a relação entre a diminuição das calotes polares e a possibilidade de explorar novas áreas energéticas. Isso poderia diminuir a função geopolítica que se estabelece sobre o Oriente Médio, possibilitando também que outros países conquistem essa hegemonia.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

0 0 0 0

Assunto

Fontes de energia

Geopolítica

Impactos Ambientais