Métodos de raciocínio

Os métodos de raciocínio lógico são formas de organização do pensamento e facilitam a construção da argumentação. Entre eles, pode-se utilizar a dedução e a indução, além da dialética para abordar sobre dualidades (argumentação e contra-argumentação). Essas estratégias são essenciais para as provas de vestibulares de Redação.

Aulas

Artigos

Continue estudando

DISSERTAÇÃO

Argumentação

A argumentação é um tipo textual que tem como objetivo convencer e persuadir o leitor. A partir dele, desenvolvem-se diversos gêneros textuais que são textos presentes nas situações comunicativas do cotidiano. Vamos aprender mais sobre esse [modo de organização do discurso]?
DISSERTAÇÃO

Gramática na redação

Mesmo que a Redação avalie predominantemente as competências de escrita – interpretação do tema, atendimento à tipologia textual, coesão e coerência – a modalidade da norma padrão da língua também é um item avaliado. Os elementos gramaticais também são avaliados, entre eles, as regras de concordância e regência, crase, ortografia e pontuação. Vamos relembrar alguns itens avaliados pela gramática?