Português: Processos de Formação de Palavras
Turma da Noite: 18h30 às 19h30, com o professor Eduardo Valladares
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Material de Aula ao VivoLista de Exercícios
MATERIAL DE AULA AO VIVO
Só é possível conhecermos de fato uma língua se dominarmos todas as suas estruturas. Nesse sentido, é fundamental que tenhamos ciência dos elementos que constituem cada uma das palavras do nosso idioma. Para nosso vocabulário atingir todo o grau de riqueza e complexidade que apresenta hoje, as palavras passaram e ainda passam por diversos “estágios” de formação. Às palavras que existem de modo “originário” em nossa língua, damos o nome de palavras primitivas. Aquelas que advêm das primeiras, sofreram um processo de formação. Esses processos são trabalhados a seguir:• Composição - Há mais de um radical.
1) Justaposição - Não há perda de fonemas. Ex.: minissaia, pé-de-moleque. 2) Aglutinação - Há perda de fonemas. Ex.: planalto, aguardente.• Derivação - Há apenas um radical.
1) Sufixal - Radical + Sufixo. Ex.: cafeteira, livraria. 2) Prefixal - Prefixo + Radical Ex.: prefixo, dissílabo. 3) Prefixal e Sufixal - Prefixo + Radical + Sufixo. Ocorre quando uma palavra possui prefixo e sufixo, sem que um exija a presença do outro. Ex.: deslealdade, infelizmente. Observe que estas palavras possuem prefixo e sufixo, porém também existiriam sem a presença de um deles - desleal e lealdade, infeliz e felizmente. 4) Parassintética - Prefixo + Radical + Sufixo. É quando uma palavra possui prefixo e sufixo obrigatoriamente ao mesmo tempo, ou seja, um exige a presença do outro. Ex.: anoitecer, enlouquecer - Observe que estas palavras não podem existir somente com prefixo e radical ou radical e sufixo: anoite e noitecer, enlouco e enlouquecer. 5) Regressiva - Substantivo que se forma de verbo perdendo fonema. Ex.: jogo (derivado de jogar), toque (derivado de tocar). 6) Imprópria - Palavra utilizada em classe gramatical diferente da de origem. Ex.: gilete (substantivo simples) - Gillette (substantivo próprio); o falar (substantivo) - falar (verbo) Obs. Necessário se faz informar que a efetivação deste caso só pode ser observada no contexto. 7) Hibridismo - Palavra formada por morfemas de origens diferentes. Ex.: burocracia (francês e grego); sociologia (latim e grego) 9) Abreviação - Parte da palavra representando o todo. Ex.: moto (motocicleta), pneu (pneumático), cine (cinemateca) 10) Sigla - Iniciais das palavras. Ex.: CRF (Clube de Regatas do Flamengo), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 11) Neologismo - formação de novas palavras. Ex.: Nhenhenhém, imexível. Obs.: Quando um vocábulo já passou por vários processos de formação, deve-se levar em consideração apenas a última fase. Por exemplo: A palavra enterrar, por parassíntese, formou-se de terra e por sua vez, por regressão, forma enterro. Sendo assim, para a palavra enterro, deve-se avaliar somente o último passo: a regressão. Já a palavra empobrecer, por parassíntese, deriva-se de pobre. Acrescendo-se o sufixo, forma empobrecimento. Para este vocábulo, leva-se em conta só o último processo: derivação sufixal. 1. (UNICAMP) Na tira de Angeli, observamos um jogo de associações entre a frase-título ‘O imundo animal’ e a sequência de imagens.
a) A frase-título ‘O imundo animal’ nos remete a uma outra frase. Indique-a e explicite as relações de sentido entre as duas frases, fazendo referência ao conjunto da tira.
b) A frase-título ‘O imundo animal’ sugere um processo de prefixação. Explique.
2. (UNIRIO) Assinale a opção em que o vocábulo destacado é formado por derivação regressiva.
a) Opressão
b) Deficiente (adj.)
c) Tribo
d) Adestrar (verbo)
e) Manejo (substantivo)
3. (Unificado) - Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado.
a) Pai-nosso: composição por justaposição.
b) Aventuroso: derivação sufixal.
c) Embonecar: composição por aglutinação
d) Descanso: derivação regressiva.
e) Incerto: derivação prefixal.
4. As palavras sinceramente, florzinha e homenzarrão são formadas por derivação:
a) parassintética;
b) prefixal;
c) imprópria;
d) regressiva;
e) sufixal.
5. (PUC) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
(1) Derivação imprópria ( ) Desenredo
(2) Prefixação ( ) Narrador
(3) Prefixação e sufixação ( ) Infinitamente
(4) Sufixação ( ) O voar
(5) Composição por justaposição ( ) Pão-de-mel
a) 3-4-2-5-1
b) 2-4-3-5-1
c) 2-4-3-1-5
d) 4-1-5-2-3
e) 4-1-5-3-2
6. Passageiros é uma palavra formada por:
a) derivação prefixal;
b) derivação sufixal;
c) derivação regressiva;
d) derivação parassintética;
e) composição;
Gabarito
1. A outra frase é ‘o mundo animal’. O jogo semântico se constrói com a remissão das imagens do conjunto dos homens caracterizados na tira como mascarados e engravatados, que se referem ao conjunto de políticos brasileiros envolvidos em corrupção, à expressão “imundo animal”, que imediatamente estabelece a associação com “mundo animal”, típica da classificação biológica. É importante observar que na relação entre as imagens e as expressões “imundo animal” e “mundo animal” se afirma a coletividade dos políticos corruptos e a sordidez de sua conduta enquanto um mundo específico) (2 pontos) Embora na tira o jogo semântico entre ‘imundo’ e ‘mundo’ permita pensar num processo de prefixação, já que ‘in-’ (também sob as formas i-, im-, il-, ir-) é um prefixo de negação que compõe muitas palavras da língua portuguesa, as relações sincrônicas de nossa língua não mantêm entre as palavras ‘mundo’ e ‘imundo’ qualquer aproximação semântica, o que impossibilita justificarmos sincronicamente a construção de ‘imundo’ por prefixação. (No latim mundus tinha o sentido de ‘limpo’, mas esse sentido não se manteve no português atual. Portanto, o processo de prefixação para ‘imundo’ só se justifica no caso de um estudo etimológico).
2. E
3. C
4. E
5. C
LISTA DE EXERCÍCIOS
1. A palavra incorruptível é formada pelo seguinte processo: a) derivação prefixal. b) derivação parassintética. c) derivação sufixal. d) derivação prefixal e sufixal. e) aglutinação. 2. Inúmeros, ilícita, impropriedade têm em comum: a) o prefixo negativo; b) a classe gramatical; c) o gênero; d) o número; e) a forma gráfica; 3. Fertilização se relaciona a fertilizar como: a) feliz a infeliz; b) casamento a casar; c) fértil a fertilidade; d) tribo a índios; e) contente a contentamento; 4. Pedestres, como sabemos, são os que andam a pé; o vocábulo abaixo que não pertence à mesma família de palavras é: a) pedestal; b) pedicure; c) pedal; d) pedalinho; e) pedante; 5. Assim como engrandecimento, derivado de engrandecer, outros verbos possuem substantivos derivados de verbos com o sufixo – mento; o item em que todos os verbos citados possuem substantivos desse tipo é: a) esmagar – coroar – desenvolver; b) descobrir – prover – entregar; c) receber – pagar – publicar; d) preparar – envolver – reter; e) deslocar – colocar – alocar; 6. A relação entre verbo e substantivo INADEQUADA é: a) pretender – pretensão; b) adquirir – aquisição; c) agredir – agressão; d) perder – perdida; e) recusar – recusa. 7. Palavra que NÃO é formada por derivação sufixal é: a) compadrismo; b) camaradagem; c) nacional; d) aproximação; e) vantagens. 8. Agrário se refere a campo; o vocábulo abaixo em que esse radical tem significado diferente é: a) agricultor; b) agridoce; c) agrimensor; d) agreste; e) agrícola. 9. A alternativa que mostra adjetivo e substantivo cognato (da mesma família de palavras) de forma correta é: a) frágil / fragilidade; b) pureza / apuro; c) constante / continuidade; d) permanente / pertences; e) predador / pedra. 10. Os vocábulos “apagão” e “caladão”, presentes no texto, aparecem grafados entre aspas porque são: a) termos de cunho popular; b) neologismos; c) vocábulos que perderam velhos sentidos; d) de presença comum na mídia; e) referentes a acontecimentos recentes. 11. O vocábulo abaixo cujo prefixo apresenta o mesmo valor semântico do prefixo presente no vocábulo erradicar é: a) discriminação; b) admissão; c) incapacidade; d) redistribuição; e) exportar. Gabarito 1. D 2. A 3. B 4. E 5. A 6. D 7. E 8. B 9. A 10. B 11. EPRINTS DA AULA - RAFAEL CUNHA





PRINTS DA AULA - EDUARDO VALLADARES



