Após a fase inicial do Modernismo, seu segundo momento pode também ser chamado de fase de consolidação. Voltada para a expressão de seu contexto vigente, foi um momento de crises políticas, que culminaram também para difusões na poesia, com textos intimistas e expressivos.
Você sabia que o Modernismo é um tema recorrente no ENEM? O Modernismo foi um movimento literário e artístico que teve início no século XX com o objetivo de romper com o tradicionalismo, com as vanguardas europeias. Os artistas buscavam a libertação estética, a experimentação constante e, acima de tudo, a independência cultural do país. Na literatura, esse movimento foi marcado pela criação de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se escrevia. Algumas dessas mudanças são, por exemplo, a liberdade formal (utilização do verso livre, quase abandono das formas fixas – como o soneto, a fala coloquial, ausência de pontuação, etc.) e a valorização do cotidiano.
Após a semana de arte moderna, marco inicial do Modernismo Brasileiro, a primeira fase desse movimento literário perdurou até 1930, com autores e representantes que não só buscaram criar uma identidade brasileira, mas também solidificar uma nova estrutura cultural, voltada ao cotidiano e ao mundo prosaico. Desse modo, vejamos as principais características e fatos importantes sobre o assunto.
No Descomplica, você aprende com aulas nada tradicionais,
professores que ensinam aquilo que realmente importa
e conteúdo online para estudar de onde estiver.