A Nova República

A Nova República marca o período mais recente da história do Brasil, iniciado após o fim do Regime Civil-Militar (1964-85). Um de seus acontecimentos mais importantes foi a aprovação da Constituição de 1988, democrática, após 21 anos ditadura.

Aulas

Artigos

Continue estudando

BRASIL REPÚBLICA

República Liberal Democrática

Com o fim da Era Vargas, o Brasil viveu o que chamamos de República Liberal Democrática. Nesse período os principais presidentes a frente do país foram: Dutra, Getúlio Vargas (em seu governo), Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. Embora tenha sido um período democrático, foi marcado por algumas tentativas de golpe. Em 1964, sob o contexto da Guerra Fria e seus impactos, o período chegou ao fim com a chegada dos militares ao poder e a deposição de João Goulart.
BRASIL REPÚBLICA

Regime Civil-Militar (1964-85)

Em um contexto de polarização política associado a Guerra Fria e seus impactos, os militares chegaram ao poder com apoio de diversos setores da sociedade civil, dando início ao Regime Civil Militar (1964-85). Durante 21 anos de Ditadura, o país viveu um processo de modernização pautado em práticas autoritárias. É importante destacar que o período foi marcado pela censura, prisão, tortura, desaparecimento e morte de opositores políticos, o que se intensificou no período conhecido como “Anos de Chumbo”.