Tecido Epitelial

O tecido epitelial é caracterizado por terem células justapostas com pouquíssima matriz extracelular entre elas. Este tecido possui funções importantes como revestimento, proteção, absorção de substâncias e secreção. As células podem ser classificadas quanto ao número de camadas e ao seu formato, e, o epitélio pode ser classificado como de revestimento e secreção.

Artigos

Continue estudando

HISTOLOGIA

Tecidos Conjuntivos

O tecido conjuntivo possui este nome por realizar a conexão e por possui muita matriz extracelular. Existem diferentes tipos de tecido conjuntivo que permitem a sua classificação como: Tecido conjuntivo propriamente dito, tecido ósseo, tecido cartilaginoso, tecido adiposo, hematopoiético e sanguíneo.
HISTOLOGIA

Tecido Muscular

O tecido muscular é composto por células que realizam contrações para a movimentação de estruturas ou do corpo. Em seu citoplasma há duas proteínas de função contrátil, a actina e miosina que realizarão o encurtamento do sarcômero, ocorrendo assim a contração muscular. Elas podem estar localizadas em diferentes partes do corpo e podem ser classificadas em estriadas esqueléticas, estriadas cardíacas ou lisas.