Embriologia Humana e Anexos Embrionários

A embriologia estuda o desenvolvimento embrionário, ou seja, as etapas pelas quais ocorrem desde a fecundação até o nascimento. Após a fecundação, o zigoto sofrerá uma série de clivagens formando o blastocisto que será dividido em trofoblasto e embrioblasto, onde ocorrerá a implantação dentro do útero materno. O processo embrionário continuará com a gastrulação e neurulação e também a formação dos anexos embrionáriosque auxiliarão em todo o processo gestacional.

Continue estudando

EMBRIOLOGIA

Gametogênese

A gametogênese é o processo de formação dos gametas, que ocorre nas gônadas masculinas e femininas. A espermatogênese e a espemiogênese ocorrem para a formação dos espermatozoides, enquanto a ovulogênese, ou ovogênese, ocorre para formação de óvulos. Cada etapa da gametogênese pode ocorrer em uma fase diferente da vida dos indivíduos, variando também entre os sexos.
EMBRIOLOGIA

Embriologia do Anfioxo

O anfioxo é um cefalocordado muito utilizado para estudos de embriologia. Seus ovos são oligolécitos e apresentam segmentação holoblástica igual. O processo de gastrulação se dá com a invaginação dos blastômeros, fazendo surgir um orifício, o blastóporo. Após a gastrulação, ocorre a organogênese onde é formado o tubo neural e os três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.