EXERCÍCIO ORIGEM DA VIDA - FUVEST
Origem da Vida – UFMG
Origem da Vida – UERJ
Origem da Vida – UERJ - 2
Origem da Vida – UERJ - 3
Origem da Vida – UNICAMP, UERJ
Durante muitos anos, a justificativa para o aparecimento dos seres vivos foi pela geração espontânea, a partir da abiogênese. Porém, com o avanço científico e surgimento de novas tecnologias, poduderam-se realizar novos experimentos que forneceram evidências de que seres vivos só surgem pela reprodução de seres de sua própria espécie, ou seja, pela biogênese. Dentre os principais pesquisadores, podemos citar Francesco Redi, entre os primeiros cientistas a tentar derrubar a abiogênese, e Louis Pasteur, que comprovou de vez a biogênese.
Pela hipótese heterotrófica da origem da vida, proposta por Oparin e Haldane, os primeiros seres vivos seriam muito simples e não possuíam a capacidade de produzir seu alimento, se alimentando de substâncias presentes no meio. Acredita-se que esses seres extraíam energia das moléculas orgânicas por meio de mecanismos mais simples que a fermentação, já que não havia oxigênio disponível na atmosfera. Logo, o primeiro ser vivo seria unicelular procarionte, anaeróbico, heterotrófico e fermentador.
Atualmente também temos a hipótese autotrófica da origem da vida, onde os primeiros seres vivos eram quimiolitoautotróficos (produziam seu alimento a partir da energia liberada por reações químicas com componentes da crosta terrestre), além da teoria da panspermia, onde partículas essenciais para o surgimento da vida, ou mesmo microorganismos vivos teriam caído na Terra através de meteoros ou outros corpos celestes, e esses seres então colonizaram e deram origem à vida na Terra.