Contexto geral
Tendências estilísticas
Realismo / naturalismo
Machado de Assis
Outros autores
Realismo
Visando ao combater as fortes influências do Romantismo, no século XIX, o movimento Realista surge com uma reação ao subjetivismo e ao idealismo amoroso. Neste sentido, a literatura, assim como as outras manifestações artísticas desse movimento literário buscou denunciar a hipocrisia das relações sociais frente ao início da formação do cenário burguês, prezando, ainda, por um resgate ao objetivismo. Assim, os principais acontecimentos da metade do século XIX, que marcaram o contexto histórico realista, podem estar envolvidos com a valorização de correntes filosóficas e científicas, revoltas liberais, progresso tecnológico, além das influências positivistas, deterministas e empíricas. Como representantes da escola literária, destacam Machado de Assis e Martins Pena no Brasil e, em Portugal, Eça de Queirós.
Características do Realismo
Como o próprio nome da escola já pressupõe, o Realismo lida com fatos, com a realidade do homem e a sociedade em conjunto. Por se desvincular da subjetividade romântica, este movimento propõe uma visão crítica à realidade e às relações junto ao uso de uma linguagem culta e direta. Veja, abaixo, as principais características do Realismo:
- Objetivismo;
- Descritivismo;
- Compromisso com o real;
- Denúncia da hipocrisia humana;
- Retrato da mulher com qualidades, mas também, defeitos;
- Enfoque nos aspectos psicológicos;
- Herói problemático;
- Amor subordinado aos interesses;
- Apresentação dos costumes/valores da classe média;
- Universalismo.
O Naturalismo
Quanto ao Naturalismo, embora seja uma corrente do movimento literário realista, possui um maior enfoque nas classes populares. Assim, a literatura naturalista propõe uma nova maneira de observar a sociedade e denunciar a condição humana e a divisão de classes que surgem com o contexto burguês. Por fazer parte do primeiro movimento, muitas de suas características remetem aos traços realistas, tais como a visão crítica, o descritivismo e a objetividade. Os principais representantes são: Júlio Ribeiro, Domingos Olímpio, Adolfo Caminha, Raul Pompeia e Aluísio Azevedo. Este último é o principal autor da época, criador de "O Cortiço", "O Mulato" e "Casa de Pensão".
Características do Naturalismo
Veja, abaixo, os aspectos mais marcantes desse movimento:
- Visão determinista;
- Animalização dos personagens;
- Objetivismo científico;
- Sexualização do elemento feminino;
- Impessoalidade;
- Descritivismo;
- Foco no coletivo;
- Valorização de aspectos biológicos;
- Despreocupação com a moral;
- Linguagem mais simples.