Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Conhecimento científico e senso comum

O conhecimento científico muitas vezes destoa do conhecimento comum, desde os termos utilizados até a forma como é construído. Neste vídeo, serão comparados estes campos de conhecimento.

Observações e hipóteses

Planejamento experimental

Construindo teorias e leis

Método indutivo e dedutivo

Níveis de organização em biologia

A palavra biologia significa “estudo da vida”, sendo um campo da ciência muito amplo. Para facilitar seu estudo, a dividimos em níveis de organização. Além disso, é importante seguir regras e critérios para determinar a veracidade de um estudo ou experimento. O método científico é utilizado para buscar explicações e respostas para os fenômenos observados na natureza. Dentre as formas de observação e formulação de teorias, temos dois métodos:

  • Dedutivo: quando, a partir de observações gerais, se chega a uma conclusão específica.
  • Indutivo: quando, a partir de uma observação específica, cria-se um padrão geral. Este método nem sempre gera conclusões verdadeiras.

As etapas do método científico são:

  • 1. Observação de um fato e coleta de dados: Fatos ou fenômenos são observados. Aqui temos apenas os dados brutos que serão observados ou analisados.
  • 2. Questionamento sobre o que foi observado: A partir do conhecimento prévio, questiona-se o que foi observado. “Como? Porque? Quando?”
  • 3. Formulação de hipóteses que possam explicar o que foi observado: Uma hipótese é uma explicação não testada para o fato observado ou para a pergunta questionada. Aqui também se utiliza conhecimento prévio para ajudar a criar a melhor, ou as melhores explicações.
  • 4. Realização de experimentos controlados a fim de obter maior confiança nos dados obtidos: Os experimentos testam se a hipótese é ou não verdadeira. Esse experimento deve sempre ser feito com um grupo experimental (que sofre ações e alterações para o teste) e um grupo controle (que não recebe nenhuma alteração, sem influenciar nas condições naturais. Por exemplo, experimentos médicos que usam o remédio placebo).
  • 5. Elaboração de uma conclusão, verificando se a hipótese estava correta ou incorreta: Caso o experimento tenha sido falho ou a hipótese comprovada incorreta, deve-se realizar um novo experimento, ou mesmo criar uma nova hipótese. Caso o experimento tenha resultados positivos, corroborando a hipótese, podemos seguir para próxima etapa.
  • 6. Divulgação dos resultados caso a hipótese esteja correta: Nesta etapa deve-se divulgar o trabalho feito, com uma introdução sobre o tema e a hipótese criada, as etapas e explicação dos experimentos, os resultados e dados finais e por fim a conclusão. Isso é importante para que, caso seja necessário, outros cientistas possam repetir o experimento ou questioná-lo, até mesmo incluir novos dados que corroborem ainda mais a hipótese.
  • 7. Formulação de Teorias ou Leis científicas: Quando uma hipótese é confirmada por diversas experimentações, ela pode se tornar uma teoria. A teoria se torna uma lei científica quando ela mostra um conhecimento amplamente conhecido e irrefutável

etapas do método científico

Resumo das etapas do método científico

 

Os níveis de organização em biologia ajudam a separar esta área da ciência, tão ampla, em partes menores, que podem ser estudadas em conjunto ou separadamente. Eles são, do menor para o mais abrangente:

  • Molécula: É a menor parte de uma substância com características e propriedades químicas
  • Célula: Unidade morfológica e funcional dos seres vivos.
  • Tecido: Células e substância intercelular que interagem para realizar suas funções.
  • Órgão: Conjunto de tecidos que interagem para a execução das suas funções.
  • Sistema: Conjunto de órgãos que irão se relacionar entre si.

Primeiros níveis de organização. Usualmente são estudados pelas áreas de bioquímica, histologia, anatomia e fisiologia.

Primeiros níveis de organização.

 

Usualmente são estudados pelas áreas de bioquímica, histologia, anatomia e fisiologia.

  • Organismo: Conjunto de sistemas que irão formar o ser vivo em sua totalidade.
  • População: Conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.
  • Comunidade: Conjunto de diferentes populações (ou seja, de diferentes espécies) que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.
  • Ecossistema: Conjunto dos fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (luz, temperatura, pH, etc.) em um determinado ambiente.
  • Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

Níveis de organização finais. Usualmente são estudados pela botânica e zoologia (organismo) e pela ecologia (relação dos seres vivos entre si e com o ambiente).

Níveis de organização finais. Usualmente são estudados pela botânica e zoologia (organismo) e pela ecologia (relação dos seres vivos entre si e com o ambiente).