Apresentação e leitura do poema Sentimental
Características modernistas
Características modernistas 2
A visão moderna de amor
A poesia engajada
A poesia engajada 2
A vida interiorana
Drummond no ENEM
Sobre o autor
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, no ano de 1902. Passou a infância nas fazendas de sua família, que foi exploradora da região. Após realizar o curso universitário em Belo Horizonte (se formou em farmácia), começou a participar dos eventos culturais modernistas. Co-fundador de “A Revista”, importante canal de divulgação do Modernismo de Minas Gerais, em 1930 publicou “Alguma Poesia”, que , com “Brejo das Almas” (1934), seu segundo livro, melhor realizou a integração entre a poesia de 1922 e a de 1930. Em 1933, passou a morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou como funcionário público e escreveu diariamente para jornais, ao longo de 50 anos. Nesta cidade, veio a falecer em 1987, aos 85 anos.
Características gerais
Tendo vivido em épocas de grandes mudanças sociais, o autor pôde destacar suas obras de diversas maneiras, sendo definido em quatro fases principais. São elas:
- Fase gauche (década de 30): Alguma Poesia (1930) e Brejo das Almas (1934)
- Fase social (1940-45): Sentimento do Mundo
- Fase do “não” (décadas de 50 e 60): Claro Enigma (1951) e Fazendeiro do Ar (1955)
- Fase da memória (décadas de 70 e 80): Boitempo & a Falta de Quem Ama, Discurso de Primavera, Corpo, etc.
Considerado a mais viva expressão da unidade entre a geração de 1922 e a de 1930, Carlos Drummond de Andrade começou escrevendo sobre temas cotidianos, em linguagem coloquial e concisa, no estilo dos poemas-piadas que iniciaram o Modernismo.
Desde “Alguma Poesia” (1930), a primeira obra publicada, sua travessia poética pode ser vista a partir de um impasse entre o homem e o mundo, a realidade interior e a realidade exterior. Na condição de homem, de início sente-se um gauche - um desajeitado - e expressa sua inadequação ironicamente, com um humor que lembra o “orgulho mineiro”, a sobriedade que não deixa o coração transbordar, embora o sinta “maior que o mundo”.
Diante do impasse homem-mundo, a poesia de Carlos Drummond de Andrade primeiro tende a se concentrar no homem, sem jamais optar pelo lirismo escapista. Contra ele, o poeta lança mão de suas armas bem conhecidas: a ironia sarcástica, o humor que não faz rir. A consciência da solidão e da falta de opções marca a segunda fase da travessia poética de Drummond: o coração, que se julgava maior que o mundo, iguala-se a ele; ambos se equivalem, porque para o poeta a “rima”, isto é, a mera capacidade de criar poesia, não se confunde com a solução.
A maturidade humana e poética de Carlos Drummond de Andrade, que corresponde à terceira fase de sua poesia - a do reconhecimento de que o “coração [é] menos que o mundo” - explode em “A rosa do povo”, de 1945, ano em que termina a Segunda Guerra Mundial. Além da poesia de temas cotidianos, dos poemas-piadas e itabiranos, e também da poesia social - por alguns denominada poesia pública, ideológica - destacam-se na obra de Drummond mais dois tipos de experiência poética: a poesia filosófica, mitopoética, metafísica e a poesia de mergulho no universo da linguagem.