Exercício 1 - Sobre Período Pré-Colonial (América Portuguesa)
Exercício 2 - Sobre Bulionismo (América Espanhola)
Exercício 3 - Religiosidade no Brasil Colônia
Exercício 4 - Expansão Marítima Portuguesa
Exercício 5 - Expansão Marítima Portuguesa
O domínio do Novo Mundo
A Expansão Marítima, também conhecida como Grandes Navegações, foi o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV. O principal objetivo do empreendimento era encontrar uma rota alternativa para as Índias, a fim de romper com o monopólio comercial das cidades italianas de Gênova e Veneza através do mediterrâneo.
É importante inserir esse movimento dentro da lógica do mercantilismo, compreendendo-o a partir do desejo de manutenção da balança comercial favorável e do acúmulo de metais preciosos. Ao falarmos da Expansão Marítima é importante lembrarmos do pioneirismo português, que foi resultado de uma série de condições políticas, econômicas, comerciais e geográficas. Dentre os fatores que explicam esse pioneirismo de Portugal, podemos citar:
- Monarquia consolidada
- Desenvolvimento de conhecimento náutico
- Interesse de diversos grupos na expansão (nobreza, em busca de terras; burguesia, em busca de
rotas de comércio; e a Igreja, visando expandir a fé); - Posição geográfica favorável, já que o litoral português era ponto de chegada e partida de várias
embarcações que circulavam por diversos mares.
A chegada a América significou para muitos europeus a possibilidade de enriquecimento, mas também a busca pelo prestígio social que dificilmente seria alcançado no continente europeu devido à dificuldade de mobilidade social. Legitimados pela Igreja num ato de fé pela luta contra o infiel, esses homens chegaram ao novo mundo com um ideal de superioridade e intolerância para com o diferente. Ao se depararem com civilizações altamente desenvolvidas, eles encontraram meios de se apropriarem de suas terras e dominarem suas riquezas.
O domínio do Novo Mundo permitiu o crescimento e manutenção dos países europeus durante mais de três séculos, assim como, a consequência também se concretizou dentro do continente dominado através da aculturação, da imposição dos hábitos europeus e daquilo que ficou conhecido como um dos maiores genocídios da história com a morte de milhares de nativos.