Quarta-feira é dia de Física! o/Preparado para aprender tudo sobre Lançamentos Horizontal e Oblíquo? O professor Leonardo Gomes está mais do que preparados para te ensinar tudo o que você precisa saber desse assunto para mandar muito bem nos vestibulares e ENEM.
Não esqueça de verificar, abaixo, os horários das aulas e baixe o material de apoio :))
Física: Lançamentos Horizontal e OblíquoTurma da Manhã:Turma da Noite:
Faça download dos materiais, é só clicar aqui embaixo!
MATERIAL DE AULA AO VIVO
1. Um corpo é lançado obliquamente com velocidade V0 de módulo 50m/s, sob um ângulo de lançamento θ (senθ=0,6; cosθ=0,8), conforme indica a figura:
Calcule, considerando g=10m/s2 e desprezando a influência do ar:a) a intensidade da velocidade V do corpo ao passar pelo vértice do arco de parábola;b) o tempo de subida;c) a altura máxima (hmáx);d) o alcance horizontal (A).2. (Fameca-SP) De um avião descrevendo uma trajetória paralela ao solo, com velocidade v, é abandonada uma bomba de uma altura de 2000m do solo, exatamente na vertical que passa por um observador colocado no solo. O observador ouve o “estouro” da bomba no solo depois de 23 segundos do lançamento da mesma.São dados: aceleração da gravidade g=10m/s2; velocidade do som no ar: 340m/s. A velocidade do avião no instante do lançamento da bomba era, em quilômetros por hora, um valor mais próximo de:a) 200b) 210c) 180d) 300e) 1503. (UNICAMP – 2ª Fase) De um ponto PM, a uma altura de 1,8m, lançou-se horizontalmente uma bomba de gás lacrimogêneo que atingiu os pés de um professor universitário a 20m de distância, como indica a figura.
a) Quanto tempo levou a bomba para atingir o professor?b) Com que velocidade V0 (em km/h) foi lançada a bomba?Gabarito
1. a) 40 m/sb) 3sc) 45md) 240m2. C3. a) 0,6sb) 120 km/hLISTA DE EXERCÍCIOS
1. De uma mesma altura h e no mesmo instante t0 = 0, uma bola A é abandonada a partir do repouso e outra bola, B, é lançada horizontalmente.
As bolas A e B atingem o solo nos instantes tA e tB, com velocidades de módulos VA e VB respectivamente. Desprezando influências do ar, é correto afirmar que:a) tA=tB e VA=VB.b) tB>tA e VB>VA.c) tB>tA e VB=VA.d) tA=tB e VB>VAe) tA=tB e VB<VA.2. (UFV-MG) A figura abaixo mostra três trajetórias de uma bola de futebol que é chutada de um mesmo ponto.
Sejam “t” o tempo de permanência da bola no ar, “Vv” a componente vertical da velocidade inicial da bola e “Vh” a componente horizontal da velocidade inicial. Em relação a essas três grandezas físicas e considerando as três trajetórias a, b e c anteriores, livres da resistência do ar, pode-se concluir que:a) ta<tb<tc, Vva=Vvb=Vvc, Vha=Vhb=Vhc.b) ta=tb=tc, Vva<Vvb<Vvc, Vha<Vhb=Vhc.c) ta=tb=tc, Vva=Vvb=Vvc, Vha<Vhb<Vhc.d) ta=tb=tc, Vva=Vvb=Vvc, Vha>Vhb>Vhc.e) ta<tb<tc, Vva<Vvb<Vvc, Vha=Vhb>Vhc.3. (UERJ 2013) Tres blocos de mesmo volume, mas de materiais e de massas difernetes, são lançados obliquamente para o alto, de um mesmo ponto do solo, na mesma direção e sentido e com a mesma velocidade.Observe as informações da tabela:
Material do bloco Alcance de lançamentoChumbo A1Ferro A2Granito A3A relação entre os alcances A1, A2 e A3 está apresentada em:a) A1 > A2 > A3b) A1 < A2 < A3c) A1 = A2 > A3d) A1 = A2 = A34. (UEL-PR) Um corpo é lançado para cima, com velocidade inicial de 50m/s, numa direção que forma um ângulo de 60o com a horizontal. Desprezando a resistência do ar, pode-se afirmar que no ponto mais alto da trajetória a velocidade do corpo, em metros por segundo, será:(Dados: sen60o=0,87; cos60o =0,50)a) 5b) 10c) 25d) 40e) 50 Gabarito1. D2. C3. D4. C PRINTS DA AULA






