Sociologia: Classe Social X Estratificação SocialSEXTA-FEIRA 15/05Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com a professora Larissa Rocha.
SEXTA-FEIRA 22/05Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com a professora Larissa Rocha.
Faça download dos materiais, é só clicar aqui embaixo ;)
MATERIAL DE AULA AO VIVO
1. Para Karl Marx o conceito de Classes Sociais se desenvolve com a formação da sociedade capitalista. Dessa forma, é correto afirmar que a) as classes sociais formadas no capitalismo estabelecem intransponíveis desigualdades entre os homens, relações de exploração e antagonismo. b) para Marx, a história humana é a história passiva da luta de classes e da aceitação do antagonismo entre burgueses e proletários. c) as classes sociais são independentes entre si de tal forma que a diferenças entre elas não são sentidas pelos indivíduos de uma sociedade. d) o capitalista divide com a classe de trabalhadores a mais-valia produzida por seu trabalho sem que haja a exploração de mão de obra. e) as classes sociais não são opostas entre si, mais sim complementares e interdependentes. 2. Em relação ao sistema de castas de uma sociedade, assinale a alternativa correta. a) Existe mobilidade social dentro de uma sociedade de castas. b) A exogamia faz parte dos casamentos realizados em sociedades de castas. c) Não existe mobilidade social dentro de uma sociedade de casta. d) Dentro de um sistema de castas não é importante a hereditariedade. e) Em um sistema de casta não existe a divisão entre castas superiores e inferiores. 3. A questão das classes sociais na Sociologia tem diferentes formas de explicação. Dentre as explicações clássicas, as de Marx e Weber. Atualmente encontramos estudiosos que analisam a estrutura social brasileira de diferentes maneiras:I. A classe C é a classe central, abaixo da A e B e acima da D e E. [...] a faixa C central está compreendida entre os R$ 1.064 e os R$ 4.561 a preços de hoje na grande São Paulo. A nossa classe C está compreendida entre os, imediatamente acima dos 50% mais pobres e os 10% mais ricos na virada do século. [...] A nossa classe C aufere em média a renda média da sociedade, ou seja, é classe média no sentido estatístico. A classe C é a imagem mais próxima da média da sociedade brasileira. Dada a desigualdade, a renda média brasileira é alta em relação aos estratos inferiores da distribuição.
(Adaptado de: NERI, M. C.; COUTINHO DE MELO, L. C. (coordenadores). Miséria e a nova classe média na década da igualdade. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2008, p. 34-35.)
II. “A reorganização do processo de acumulação no Brasil [após os anos de 1990] acarreta consequências imediatas nas relações sociais, no trabalho, no emprego e nas classes sociais dele resultantes. Assim, podemos concordar que o operariado industrial perdeu o seu peso relativo na nossa sociedade [...]. É certo que a classe trabalhadora [...] se multiplicou em diferentes grupos sociais, uns talvez mais atomizados ou desorganizados [...]. Também percebe-se, [...] que houve um processo de financeirização da classe hegemônica brasileira, que acabou reduzindo ainda mais os setores dominantes, sobretudo entre os banqueiros, as multinacionais e os grupos econômicos, mesclados entre si com o capital financeiro e o capital internacional”.(Adaptado de: OLIVEIRA, F. et al. Classes sociais em mudança e a luta pelo socialismo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002, p. 27-28.)
Considerando as duas teorias e os dois tipos de análise dos estudiosos, é correto afirmar que as análises de a) I e II concordam com Max Weber simultaneamente. b) I e II concordam com Karl Marx simultaneamente. c) II concorda com Max Weber e as de I com Karl Marx. d) I e II discordam igualmente de Karl Marx e de Max Weber. e) II concorda com Karl Marx e I concorda com Max Weber. 4. O capitalismo modificou os costumes das sociedades tradicionais e incentivou a competição social. Com o crescimento da sociedade capitalista, as relações de mobilidade social: a) ganharam um espaço importante para se compreender as crises existentes na produção dos valores econômicos. b) construíram uma hierarquia definidora das relações de poder, destruindo as possibilidades de desigualdades. c) são aceitas sem problemas pelas administrações públicas, não havendo políticas que objetivem alterá-las. d) revelam situações de conflito entre grupos de valor apenas econômico, sem maiores problemas sociais. e) mostram a força do capitalismo e das suas verdades que garantem a felicidade humana. 5. Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito de classes sociais. 01) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades. 02) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção. 04) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo. 08) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia. 16) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes. A soma das afirmativas corretas é: a) 7 b) 12 c) 9 d) 27 e) 24 Gabarito 1. A 2. C 3. E 4. A 5. D