Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Quanto ao fechamento da cadeia

Comece estudando as classificações quanto ao fechamento da cadeia!

Cadeias aromáticas

Quanto ao tipo de ligações

Quanto à disposição dos átomos

Quanto ao tipo de átomos

As cadeias carbônicas se diferenciam umas das outras em diversos aspectos estruturais, e compostos orgânicos com formas diferentes acabam tendo propriedades diferentes também. Isso confere a essas especificidades um grau de importância enorme, motivo pelo qual optou-se por dar nomes, isto é, classificações a elas.

Cadeias abertas ou fechadas

1ª) Cadeia acíclica, aberta ou alifática

Como o nome diz, é a que não faz um “ciclo” ou círculo, os átomos de carbono vão de uma extremidade a outra, o “primeiro” e o “último” carbonos não se ligam um ao outro. Desta classificação maior, surgem outras menores.
Exemplo:

2ª) Cadeia cíclica ou fechada

Nesta, os átomos de carbono em cadeia formam um “ciclo”, um círculo. Assim, só há extremidades se a cadeia for ramificada. Uma cadeia cíclica normal não possui extremidades.
Exemplo:

a) Quanto à presença de núcleo benzênico

Alicíclica ou não aromática: Não possui anel ou núcleo do benzeno.
Exemplos:

Obs: Núcleo ou anel benzênico é um círculo desenhado dentro da cadeia carbônica hexagonal para representar um fenômeno que ocorre em compostos aromáticos: a RESSONÂNCIA.

Na verdade, a característica de um composto aromático é ter uma cadeia fechada com seis carbonos, entre os quais 3 ligações simples se intercalam com 3 ligações duplas. Com isso, os elétrons que compõem as ligações pi (π) mudam de posição na cadeia constantemente, sem que o composto se altere. Falando de outra forma, as ligações da substância se deslocalizam, ou seja, seus elétrons vagam pelo composto na forma de nuvens eletrônicas. Esse fenômeno é a ressonância. Olha como ocorre, no benzeno:

Aromática: Possui anel ou núcleo benzênico. O composto aromático mais simples é o próprio benzeno. Os mais complexos se subdividem ainda mais:

b) Quanto à quantidade de núcleos benzênicos(Aromáticas):

Mononuclear: Possui apenas um núcleo ou anel aromático.

Polinuclear: Possui mais de um núcleo ou anel aromático.

c) Quanto à proximidade dos núcleos benzênicos:

Composto de núcleos condensados: Os núcleos ficam adjacentes, lado a lado.

Obs: Repare que, em compostos polinucleados de núcleos condensados, apenas um dos núcleos devem ter as 3 ligações duplas representadas, já que cada carbono da cadeia só pode fazer 4 ligações (dizendo melhor, nesse caso em que a hibridação do carbono é sp², farão 1 ligação dupla e 2 simples).

Obs2: Cada um dos exemplos ilustrados poderia ter sido representado com anéis benzênicos, em vez das ligações duplas, tanto faz.

Compostos de núcleos isolados: Os núcleos não são adjacentes, mas separados por cadeia não aromática, ou apenas um trecho.

3ª) Cadeia mista

Possui, ao mesmo tempo, ciclos e extremidades livres.
Exemplos:

Obs: Como você já deve ter notado, essas classificações coincidem em muitos compostos, como: os aromáticos de núcleos isolados têm cadeias mistas; alguns compostos podem ser cíclicos e de cadeia heterogênea; entre outros.

Obs2: Quando um composto é, ao mesmo tempo, cíclico e heterogêneo, podemos classificá-lo como HETEROCÍCLICO. Já quando é cíclico e homogêneo, chamamo-lo de HOMOCÍCLICO.

Cadeias normais ou ramificadas

Normal, reta ou linear: não possui ramificações, ou seja, existem apenas 2 extremidades formadas por carbono na cadeia. Só possui carbonos primários (ligados a 1 outro carbono) e secundários (ligados a 2 outros carbonos).
Exemplo:

Ramificada: possui ramificações, ou seja, existem mais de 2 extremidades formadas por carbono na cadeia. Possui também carbonos terciários (ligados a 3 outros carbonos) e/ou quaternários (ligados a 4 outros carbonos).
Exemplo:

Obs: Se uma extremidade contém apenas, ela não é considerada ramificação.
Exemplo:

Cadeias homgêneas ou heterogêneas

Homogênea: não possui heteroátomos. Ou seja, contém apenas carbono entre carbonos.
Exemplo:

Obs: HETEROÁTOMOS são átomos diferentes do carbono situados entre dois carbonos em um composto orgânico. Os mais frequentes são O, N, S e P.

Heterogênea: possui heteroátomos. Não contém apenas carbono entre carbonos.

Cadeias saturadas ou insaturadas

Saturada: Possui apenas ligações simples entre carbonos; apenas ligações sigma (σ).
Exemplo:

Insaturada: Possui pelo menos uma ligação dupla ou uma ligação tripla entre carbonos; pelo menos uma ligação pi (π).
Exemplos:

Obs: Cada ligação dupla e/ou tripla, chamamos de instauração;
Obs2: Uma ligação simples é sempre uma ligação sigma (σ);
Obs3: Uma ligação dupla tem uma ligação sigma (σ) e uma pi (π);
Obs4: Uma ligação tripla tem uma ligação sigma (σ) e duas pi (π).

PSIU!
São chamadas de cadeias conjugadas as cadeias que possuem ligações duplas intercaladas, essa conjugação confere aos compostos apresentados cor característica, pois há absorção no espectro do visível por parte dessas conjugações.
Em colorido conseguimos observar as ligações conjugadas.