Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Floresta Amazônica: características naturais

Acompanhe a aula sobre Amazônia.

Ocupação da Amazônia

Agricultura na Amazônia

Mineração na Amazônia

Indústria na Amazônia

A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo (ocupa uma área de 7 milhões de km2) e localiza-se ao norte da América do Sul e abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de, em menores proporções, os países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É conhecida por concentrar enorme biodiversidade (banco biogenético) e apresenta um clima equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e umidade. Ela corresponde a mais da metade das florestas tropicais que ainda existem no mundo. Por isso, a sua conservação é tão debatida internacionalmente. Os solos mais férteis da Amazônia são encontrados principalmente ao longo das várzeas, ou seja, áreas das margens dos principais rios. Porém, os demais solos amazônicos são pobres em nutrientes, apresentando apenas uma camada superficial formada por restos de vegetais e animais que caem no solo denominada horizonte O (orgânico), popularmente conhecido por serapilheira. A decomposição desse horizonte alimenta o horizonte A formando uma camada rica em húmus. Essa ciclagem de nutrientes é que garante o sustento deste ecossistema.

 

A Amazônia Legal

A Amazônia Legal é uma divisão política com objetivo de reunir os estados com situação política, social e econômica semelhante que abrangem a Amazônia brasileira. A partir disso é possível pensar em estratégias de ocupação, segurança, desenvolvimento e sustentabilidade dessa região de caráter heterogêneo.

 Limites da região Norte do Brasil, da Amazônia Legal e da Amazônia Internacional.

 

Fronteiras e a Segurança da Amazônia

O lema “Integrar para não Entregar” é a frase que caracteriza diversos programas criados na segunda metade do século XX para a Amazônia.

  • Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM): Projeto militar de monitoramento, por satélite e radares de solo, dos limites da Amazônia Legal, principalmente daqueles que fazem fronteira com outros países, no intuito de preservar a soberania nacional.

 

  • Projeto Calha Norte: Programa de desenvolvimento e defesa, criado no governo de José Sarney, em 1985, objetivando o povoamento das fronteiras, através da criação de uma infraestrutura ao norte dos rios Amazonas e Solimões..
     

Integração Econômica

  • Zona Franca de Manaus: projeto econômico implantado pelo governo militar brasileiro, em 1967, que, através de benefícios fiscais, buscava estimular a atração das indústrias para a região e, assim, incentivar uma maior ocupação. Destacam-se os setores de eletroeletrônicos e bens de informática, que, em 2014, corresponderam a mais de 50% do faturamento do Polo Industrial de Manaus.

 

  • Projeto Grande Carajás: projeto mineral cujo objetivo era criar toda uma infraestrutura para exploração e aproveitamento dos recursos minerais da Serra dos Carajás. O transporte do minério é feito através da ferrovia Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o porto de São Luís, no Maranhão, ambos construídos e pensados especificamente para esse projeto.