Tipos de textos

Texto é uma unidade linguística e semântica que tem por objetivo estabelecer uma comunicação, passando uma mensagem. No entanto, muitas pessoas associam a ideia de texto apenas àqueles formados por palavras. Dessa forma, é muito importante que tenhamos em mente que, além dos textos verbais, há, também, os não verbais (placas, figuras, entre vários outros) e os textos híbridos (que usam palavras e imagens). Conhecer cada tipo de texto ampliará o domínio textual e ajudará bastante na compreensão e interpretação textual.

Artigos

Ver todos

Continue estudando

TEXTO

Conceito de texto

Entender o que é um texto, assim como os elementos associados a ele, é muito importante para o desenvolvimento da escrita e o aprimoramento da compreensão textual. Dessa forma, é imprescindível distinguir tipologia textual (narração, argumentação, exposição, injunção e descrição) de gêneros textuais (os textos do nosso cotidiano e as suas funções - bula de remédio, carta, receita, conto, crônica, dissertação-argumentativa, editorial, tirinha, charge, entre muitos outros). Outro aspecto bastante relevante, nesse sentido, é a compreensão da variação linguística e das variantes que constituem a língua portuguesa.
TEXTO

Linguagem da internet

"A internet é o maior fenômeno comunicativo da contemporaneidade. É inegável que não conseguimos mais imaginar nossas vidas sem ela, certo? Ela é responsável por grande parte dos meios com que nos comunicamos no nosso dia a dia (redes sociais, por exemplo), da mesma forma que funciona como veículo de informações (cuidado com as ""fake news""!). Por isso, é muito importante que estejamos familiarizados com a linguagem da internet, pois os vestibulares já entendem esse fenômeno como algo bastante relevante dentro da língua e estão cobrando cada vez mais questões relacionadas ao ""internetês"". Além disso, é crucial para que consigamos identificar conteúdos que não sejam verdadeiros e para nos divertir com os famosos ""memes""."
CTA
Completo para você
No Descomplica, você aprende com aulas nada tradicionais, professores que ensinam aquilo que realmente importa e conteúdo online para estudar de onde estiver.