Blog Descomplica

Volta às aulas presenciais no Brasil

Atualizado em

Compartilhe

volta às aulas presenciais

Vocês devem estar se perguntando… “Meu Deus, será que vamos ter aulas presenciais? Como que vai ser? Vão cobrar o comprovante de vacinação?”. Calma, calma… estudante! Nós preparamos esse artigo para tirar todas essas dúvidas, e orientar com relação a volta às aulas. Então, leia até o final para entender mais sobre como que vai funcionar a retomada das aulas presenciais agora em 2022.

Volta às aulas presenciais nos Estados Brasileiros e o comprovante de vacinação

A retomada dos estudos, de forma presencial, está prevista para iniciar neste mês de fevereiro. Porém, não será uma retomada geral com a mesma data para todos os Estados, alguns irão começar nos próximos meses, enquanto outros, retornaram já no final de Janeiro. 

Por conta da variante do Coronavírus (COVID-19), a Ômicron, os Estados brasileiros ainda estão em dúvida se exigirão ou não o comprovante de vacinação. Vale lembrar que, até o momento, a vacinação entre crianças e adolescentes segue a passos lentos no país.

Comece a estudar hoje na Descomplica

Quantos Estados irão exigir o comprovante de vacinação dos estudantes

  • Quatorze Estados não exigirão que os estudantes tenham se vacinado contra a COVID-19;
  • Sete Estados disseram que vão cobrar sim, a carteira atualizada, porém a falta dela não será um empecilho para os estudantes assistirem às aulas;
  • Três Estados ainda não definiram, e outros três não informaram.

Como será o formato das aulas?

Como compartilhado acima, alguns Estados deram início às aulas presenciais no final de janeiro e no começo de fevereiro, enquanto em outros Estados, o início se dará em março ou abril. O Distrito Federal, e mais 22 Estados, adotarão o formato 100% presencial nas escolas. Outros três (3) Estados ainda não decidiram qual formato seguir, e somente um (1) Estado, até o momento, escolheu o modelo híbrido

O estado de Goiás foi o primeiro a começar o ano letivo, em 19 de janeiro, e iniciou as aulas de forma 100% presencial. Já outros dois Estados resolveram adiar o retorno das aulas presencias por conta da variante Ômicron, são eles: 

? Amazonas: adiou o início das aulas em uma semana, que ocorreria no dia 7 de fevereiro, e agora será no dia 14. 
? Tocantins: resolveu adiar em duas semanas o seu calendário escolar, passando o início das aulas para o dia 14 de fevereiro.

No quadro a seguir, confira:

O início e formato das aulas e a exigência da carteira de vacinação em cada Estado do Brasil, em 2022.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você