Vocês devem estar se perguntando… “Meu Deus, será que vamos ter aulas presenciais? Como que vai ser? Vão cobrar o comprovante de vacinação?”. Calma, calma… estudante! Nós preparamos esse artigo para tirar todas essas dúvidas, e orientar com relação a volta às aulas. Então, leia até o final para entender mais sobre como que vai funcionar a retomada das aulas presenciais agora em 2022.
Volta às aulas presenciais nos Estados Brasileiros e o comprovante de vacinação
A retomada dos estudos, de forma presencial, está prevista para iniciar neste mês de fevereiro. Porém, não será uma retomada geral com a mesma data para todos os Estados, alguns irão começar nos próximos meses, enquanto outros, retornaram já no final de Janeiro.
Por conta da variante do Coronavírus (COVID-19), a Ômicron, os Estados brasileiros ainda estão em dúvida se exigirão ou não o comprovante de vacinação. Vale lembrar que, até o momento, a vacinação entre crianças e adolescentes segue a passos lentos no país.
Quantos Estados irão exigir o comprovante de vacinação dos estudantes
- Quatorze Estados não exigirão que os estudantes tenham se vacinado contra a COVID-19;
- Sete Estados disseram que vão cobrar sim, a carteira atualizada, porém a falta dela não será um empecilho para os estudantes assistirem às aulas;
- Três Estados ainda não definiram, e outros três não informaram.
Como será o formato das aulas?
Como compartilhado acima, alguns Estados deram início às aulas presenciais no final de janeiro e no começo de fevereiro, enquanto em outros Estados, o início se dará em março ou abril. O Distrito Federal, e mais 22 Estados, adotarão o formato 100% presencial nas escolas. Outros três (3) Estados ainda não decidiram qual formato seguir, e somente um (1) Estado, até o momento, escolheu o modelo híbrido.
O estado de Goiás foi o primeiro a começar o ano letivo, em 19 de janeiro, e iniciou as aulas de forma 100% presencial. Já outros dois Estados resolveram adiar o retorno das aulas presencias por conta da variante Ômicron, são eles:
? Amazonas: adiou o início das aulas em uma semana, que ocorreria no dia 7 de fevereiro, e agora será no dia 14.
? Tocantins: resolveu adiar em duas semanas o seu calendário escolar, passando o início das aulas para o dia 14 de fevereiro.
No quadro a seguir, confira:
O início e formato das aulas e a exigência da carteira de vacinação em cada Estado do Brasil, em 2022.