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Você sabe quais são os 7 fatores de textualidade e como eles estão ligados às competências do ENEM?

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A textualidade é o encadeamento que se dá ao longo do texto através da ligação semântica de sentenças. Nela, existem 7 fatores fundamentais para o desenvolvimento de um texto. Entendeu? Não? Calma que a gente descomplica pra você!

1- Coerência

É a harmonia de sentido entre os enunciados que constituem um texto e é um dos fatores mais importantes para a realização da prova do ENEM - junto com a coesão - ela esta compreendida na competência 3 da Matriz de Referência para Redação do ENEM, que visa “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”.

[caption id="" align="aligncenter" width="245"] O que não pode ter é a incoerência de ideias na hora da prova![/caption] 2- Coesão

A coesão é a competência 4 da Matriz de Referência, muito importante para a construção da argumentação, sendo realizada por meio de marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística, que promovem a conexão entre as partes de um texto, como os pronomes, advérbios, conjunções, sinônimos, antônimos, etc.

[caption id="" align="aligncenter" width="493"] Essa eu domino![/caption] 3- Informatividade

Esse fator de textualidade, embora não muito conhecido é de extrema importância pra você que vai escrever uma redação, em especial, a do ENEM. A informatividade está relacionada ao grau de previsibilidade do texto. Quanto mais previsível, menos informativo.  Quando o avaliador do ENEM começa a ler um texto, ele espera que o aluno fuja do senso comum, e usufrua do seu conhecimento de mundo para argumentar sobre a situação-problema do tema. Com isso, você vai ganhar muitos pontos na competência 3, pois quanto mais informações novas, mais informatividade ele trará.

[caption id="" align="aligncenter" width="600"] Nada melhor do que obter conhecimento de mundo para mandar bem na redação.[/caption] 4- Intencionalidade

A intencionalidade é o empenho do produtor em construir um discurso coerente, capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situação. A intenção do seu texto é expor a sua tese, argumentar sobre ela no desenvolvimento e concluir com uma proposta de intervenção. Ela também compreende a competência 3, pois vai selecionar argumentos em defesa de um ponto de vista, acerca de um tema proposto.

[caption id="" align="aligncenter" width="350"] Entendido? ;)[/caption] 5- Aceitabilidade

A aceitabilidade diz respeito à expectativa do receptor de que o texto que está sendo lido seja útil e relevante. Esse fator é que vai levar seu texto para a nota 1000, pois compreende as competências 1, por dominar a modalidade formal da Língua Portuguesa; a competência 2 por compreender o tema da redação e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo; a competência 3 por relacionar argumentos em defesa de um ponto de vista; a competência 4 por usar mecanismos coesivos e finalmente, a competência 5 por elaborar uma proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos. São todas essas habilidades que farão seu texto ser bem aceito pelo avaliador por corresponder às suas expectativas.

[caption id="" align="aligncenter" width="245"] Existem certas coisas que devem ser aceitas![/caption] 6- Situacionalidade

Esse fator diz respeito à adequação do texto em uma situação, referindo-se ao conhecimento da situação comunicativa e às suas regras. Esse fator está relacionado com a competência 1 da prova de redação do ENEM, que é o conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa. Sendo então, o conhecimento da situação comunicativa (prova de vestibular) e às suas regras (domínio da norma culta).

[caption id="" align="aligncenter" width="400"] Cada um se comporta de uma maneira diferente para cada situação, não é?[/caption] 7- Intertextualidade

A intertextualidade é a relação entre textos, ou seja, a exploração do seu conhecimento de mundo, pois ao produzirmos um texto, deixamos nele, marcas de outras leituras.  Essa intertextualidade pode ser explícita, quando a fonte é mencionada ou implícita, quando não há menção da fonte. Com isso, você deverá usar dos seus conhecimentos enciclopédicos, adquiridos ao longo da sua vida estudantil para fazer uso da intertextualidade e ganhar nota máxima na competência 2 e 3.

[caption id="" align="aligncenter" width="400"] Sempre temos um texto que carrega o pensamento na produção do nosso próprio texto.[/caption]

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

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