Blog Descomplica
Imagem de um átomo para ilustrar o texto sobre 4 modelos de átomos

Conheça os 4 modelos atômicos para mandar bem na sua prova!

Bola de bilhar, pudim de passas… o que isso tem a ver com Química? Venha conhecer os 4 modelos atômicos para saber!

Atualizado em

Compartilhe

Há muitos anos buscava-se uma explicação para o que poderia constituir a matéria. Pensava-se que o átomo fosse a menor partícula formadora de qualquer matéria. A palavra átomo é de origem grega, derivada de “a + thomos”, que significa “sem divisão”.

Essa definição não corresponde à ideia que se tem hoje. No século V a.C., o filósofo grego Leucipo e seu discípulo Demócrito imaginaram que a matéria não poderia ser infinitamente divisível. Se partida variadas vezes, chegaria-se a uma partícula muito pequena, indivisível e impenetrável, e assim concluíram que toda matéria era constituída por pequenas partículas indivisíveis, os átomos. Essa teoria se manteve por longos anos. Somente no século XIX, um novo modelo para explicar de que se constituía a matéria foi apresentado.

Confira agora um resumo completo sobre os quatro tipos de modelos atômicos:

1 – Dalton (1803)

A famosa bola de bilhar ou bola de sinuca, esse “apelido” foi dado ao modelo atômico de Dalton (1766 – 1844) porque ele pensava, como alguns filósofos da Grécia, que o átomo era a menor partícula da matéria, ou seja, que era indivisível e indestrutível. Porém, há uma diferença: o átomo seria esférico – por isso bola de bilhar.

2 – Thomson (1903)

Modelo átomo- pudim de passas

Modelo átomo- pudim de passas

Agora você deve estar pensando: esse um pudim deve estar gostoso, mas o que tem a ver com Thomson e a Química?

Bom, o físico britânico Joseph John Thomson (1856 – 1940), estudando o modelo de Dalton, constatou através de experimentos que o átomo era divisível.

Tá, mas e o pudim?

Calma, rapeize! O pudim de passas foi o apelido dado ao modelo de Thomson, porque ele dizia que “seu átomo” tinha elétrons incrustados na superfície, assim como as passas no pudim. Esse pessoal era muito criativo, né?

3 – Rutherford (1911)

Esse modelo não tem um apelido tão legal quanto os anteriores. O apelido desse é “modelo planetário”…

Modelo planetário de átomo

Modelo planetário

Ficou conhecido assim porque descobriu-se que os elétrons, por sua vez descobertos por Thomson, orbitavam o núcleo, que Rutherford descobriu ser positivo. Nesta metáfora, o núcleo seria o Sol e os elétrons os planetas.

4 – Bohr – 1913

O Modelo de Bohr, não tem apelido. Aaaaah!

Porém, é um dos modelos mais utilizados atualmente. Bohr foi aluno de Rutherford e, estudando seu modelo, descobriu que os elétrons orbitavam o núcleo, porém com uma diferença: os elétrons giravam, sem emitir ou absorver energia, em órbitas circulares, as quais ele denominou níveis de energia ou camadas.

Hora de praticar

Agora que você sabe tudo sobre modelos atômicos, pudins e bolas de bilhar, que tal testar seus conhecimentos? Tente resolver estas questões que selecionamos!

Questão 1

(Fuvest) Há exatos 100 anos, J. J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:

a) o átomo ser indivisível.

b) a existência de partículas subatômicas.

c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.

d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.

e) o átomo ter um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.

Questão 2

(UEL) “O átomo contém um núcleo positivo, muito pequeno e denso, com todos os prótons, que concentra praticamente toda a massa. Os elétrons devem estar distribuídos em algum lugar do volume restante do átomo”.

Esta afirmação é devida a:

a) Rutherford.

b) Millikan.

c) Thomson.

d) Bohr.

e) Faraday.

Questão 3

(UCB) Rutherford, ao fazer incidir partículas radioativas em lâmina metálica de ouro, observou que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas refletiam. Assinale, entre as afirmações a seguir, aquela que não reflete as conclusões de Rutherford sobre o átomo:

a) Os átomos são esferas maciças e indestrutíveis.

b) No átomo há grandes espaços vazios.

c) No centro do átomo existe um núcleo pequeno e denso.

d) O núcleo do átomo tem carga positiva.

e) Os elétrons giram ao redor do núcleo para equilibrar a carga positiva.

Gabarito:

1 – B

2 – A

3 – A

Confira o vídeo do nosso canal sobre modelos atômicos 

Já tem tudo dominado sobre modelos atômicos? Continue se preparando que o Enem está chegando! Se quiser pode contar com a gente. Vem conhecer os nossos preparatórios para o Enem.

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você