Provavelmente você já sabia que urgência e emergência em enfermagem são consideradas especializações no ramo da saúde. Os enfermeiros dão suporte ao médico e costumam estar em contato direto com os pacientes. Tá aí a importância de saber mais!
A profissão tem diversas áreas que você pode conhecer. Isso inclui neonatal e pediatria, auditoria, controle de infecção, ginecologia e por aí vai. No caso da urgência e emergência em enfermagem, os atendidos sãoos pacientes de risco.
Assim, os profissionais vivem na correria, fazendo plantões e interagindo com pessoas de várias especialidades. A ideia deste texto é contar um pouco mais sobre a área e revelar como a carreira funciona. Boa leitura!
O que faz o enfermeiro de urgência e emergência?
A urgência e emergência em enfermagem conta com profissionais formados em pós-graduação que lidam com várias atribuições. Por exemplo, fazer exames físicos, ter acesso ao histórico dos pacientes, pôr os tratamentos em prática e por aí vai.
A urgência está ligada às situações cirúrgicas e clínicas, enquanto a emergência revela as ações que têm risco iminente de morte. Pra boa parte desses casos, a necessidade de assistência médica é imediata.
Entre os exemplos de emergência, pintam os cortes profundos, as picadas de animais perigosos, o infarto e as queimaduras. Já a urgência, é revelada nas fraturas, torções e febres altas.
O que é estudado na pós?
A duração da pós-graduação em urgência e emergência em enfermagem varia. No Descomplica, conta com 390 horas distribuídas em algumas disciplinas. Assim, o 1º módulo revela matérias mais amplas. Por exemplo:
- Storytelling
- Gestão do tempo;
- Coaching e planejamento de carreira e humanização da saúde.
Já o 2º módulo, explora outros temas. O que inclui:
- Liderança e gestão de pessoas;
- Ética e bioética;
- Suporte básico de vida e biossegurança;
- Assepsia;
- Esterilização.
Por fim, o 3º módulo foca nas matérias mais específicas. Assim, você vai ver pontos como:
- Interpretação de exames,
- Atendimento em populações especiais,
- Urgências e emergências clínicas,
- Urgências e emergências traumáticas e por aí vai.
Como é a carreira?
A carreira envolve profissionais que lidam com intervenções imediatas no atendimento aos pacientes. Por isso, costumam conhecer desde o atendimento pré-hospitalar até a alta. Assim, nos casos de terapia intensiva, contam com atribuições mais complexas.
A urgência e emergência em enfermagem envolve os vários princípios da profissão, aplicados às situações em que a coisa fica mais tensa. Aqui, o papel do enfermeiro é trabalhar pela manutenção ou recuperação da saúde e da qualidade de vida dos pacientes. Por isso, se diferenciam graças ao treinamento, escopo e abordagem no atendimento.
A rotina profissional envolve o convívio com médicos, pacientes, familiares e outros membros da equipe. Embora sejam profissionais que existem em abundância nos sistemas de saúde, há uma escassez de enfermeiros qualificados.
Desse modo, a especialização ganha cada vez mais importância, se mostrando como um investimento relevante na carreira. Com credenciais avançadas, a função da enfermagem ganha complexidade.
Em alguns países, os profissionais chegam a prestar diagnósticos e prescrever medicamentos, tendo uma atuação similar à do médico. Com uma profissão em mudança, investir em conhecimento pode fazer uma boa diferença.
Que tal conhecer os cursos da Pós Descomplica pra fazer sua carreira bombar? Vem com a gente!