Aprenda tudo sobre Água, Carboidratos e Sais Minerais para arrasar na sua prova de biologia da escola e do vestibular!
Para que os organismos funcionem, são necessárias substâncias orgânicas e inorgânicas que trabalham, por exemplo, em reações de anabolismo e catabolismo, como reguladores, na constituição estrutural ou como reserva energética.
São substâncias inorgânicas a água e os sais minerais, enquanto os carboidratos são considerados substâncias orgânicas.
Água
A água é um composto inorgânico, formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Dizemos que a água é um dipolo, pois ela possui carga elétrica negativa próxima ao átomo de oxigênio e carga positiva próxima aos átomos de hidrogênio. Por isso a água funciona como um solvente universal, pois consegue reagir com facilidade com outras moléculas polares.
A presença das ligações de hidrogênio faz com que a água seja uma molécula com alta capacidade de interagir com outras moléculas, conferindo uma grande capacidade de coesão (água ligadas com outras molécula de água) e adesão (água ligada com outras substâncias).
Dentre as funções da água no organismo, podemos citar o transporte de substânciaspelo corpo, carregando excretas e nutrientes e a regulação térmica, principalmente nos animais endotérmicos, possível graças ao alto calor específico da água, que faz com que ela possa ganhar calor sem alterar seu estado físico.
Ela também atua no metabolismo em reações de anabolismo (de construção) e catabolismo (de quebra), como por exemplo a fotossíntese e a quebra da glicose, respectivamente. As reações de quebra da água são chamadas de hidrólise.
Sais Minerais
Os sais minerais são substâncias inorgânicas reguladoras do metabolismo, e são encontradas principalmente em verduras, frutas, ovos, carnes e alimentos derivados do leite. São alguns sais minerais importantes para o organismo:
- Cálcio: Forma ossos e dentes, além de auxiliar na contração dos músculos e coagulação do sangue.
- Fósforo: Participa da transferência de energia, e constitui moléculas de ácidos nucleicos. Também está presente nos ossos e dentes.
- Sódio: Auxilia na osmorregulação e atua no impulso nervoso.
- Cloro: Forma o ácido clorídrico do estômago.
- Potássio: Auxilia na osmorregulação e atua no impulso nervoso.
- Magnésio: Forma a clorofila, além de atuar em reações químicas com enzimas e vitaminas.
- Zinco: Participa da formação de enzimas e hormônios.
- Ferro: Forma a hemoglobina.
- Iodo: Forma os hormônios da tireoide.
- Flúor: Fortalece os ossos.
A tabela a seguir mostra algumas informações sobre os sais minerais e em quais alimentos eles estão presentes:
Carboidratos
Os carboidratos são encontrados em abundância na natureza e são o principal fornecedor de energia para os organismos. Possuem em sua conformação moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Tipos de Carboidratos
Os carboidratos podem ser encontrados nas formas de monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos.
- Monossacarídeos: São as menores moléculas de carboidratos. É através delas que as células de diversos organismos obtêm energia, utilizando-os nos processos metabólicos celulares. Os monossacarídeos podem ser pentoses, como a frutose, a ribose e a desoxirribose; ou hexoses, como a glicose e a galactose.
- Dissacarídeos: São formados pela junção de dois monossacarídeos, sendo os mais comuns formados a partir da união da glicose a um dos outro monossacarídeos. Ao unir glicose + glicose, forma-se a maltose; unindo glicose + frutose, forma-se a sacarose; unindo glicose + galactose, forma-se a lactose.
- Polissacarídeos: São as maiores moléculas de carboidratos, sendo formadas por diversos monossacarídeos. É o tipo de carboidrato que é encontrado nos alimentos. Podem ter função estrutural, como a celulose e a quitina, que formam a parede celular vegetal e o exoesqueleto de artrópodes, respectivamente, ou função energética, como o amido e o glicogênio, que são reservas energéticas.
Carboidratos de Reserva Energética
Para que seja possível utilizar a energia dos carboidratos, eles são quebrados em dissacarídeos e, posteriormente, em monossacarídeos.
Em animais e fungos, há estocagem de glicogênio, enquanto nos vegetais o amido que é armazenado. A quebra dessas estruturas forma monossacarídeos de glicose, que será quebrada no metabolismo celular, e será utilizada como fonte de energia.
Exercícios
1) (UFJF 2009) Você já deve ter observado um inseto caminhando pela superfície da água de uma lagoa. A propriedade da água que permite que a pata do inseto não rompa a camada de água é:
a) adesão.
b) calor específico.
c) tensão superficial.
d) calor de vaporização.
e) capilaridade.
2) (SCES-PE) O homem necessita de, aproximadamente, vinte e um elementos químicos diferentes. Certos elementos são requeridos em quantidades diárias maiores do que outros. Com relação às funções de alguns elementos químicos no organismo humano, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1) Cálcio
2) Potássio
3) Enxofre
4) Fósforo
5) Iodo
( ) Principal íon positivo no interior das células. Influencia a contração muscular e a atividade dos nervos.
( ) Componente de ossos e dentes. Essencial à coagulação do sangue.
( ) Componente de muitas proteínas. Essencial para a atividade metabólica normal.
( ) Essencial para o armazenamento e transferência de energia. Componente do DNA e do RNA.
( ) Componente dos hormônios da tireoide, importante na estimulação do metabolismo.
A alternativa que traz a ordem correta, de cima para baixo, é:
a) 5, 4, 2, 1 e 3.
b) 2, 1, 4, 3 e 5.
c) 4, 1, 3, 2 e 5.
d) 4, 3, 2, 5 e 1.
e) 2, 1, 3, 4 e 5.
3) (Mack-SP) As substâncias que se destinam a fornecer energia, além de serem responsáveis pela rigidez de certos tecidos, sendo mais abundantes nos vegetais, são os __________, sintetizados no processo de _________.
A alternativa que preenche corretamente os espaços é:
a) Lipídios, fotossíntese.
b) Ácidos nucleicos, autoduplicação.
c) Ácidos nucleicos, fotossíntese.
d) Álcoois, fermentação.
e) Carboidratos, fotossíntese.
Gabarito
1) C
2) E
3) E