A calorimetria é uma da área da física que é responsável por realizar o estudo dos mais variados campos da troca de calor entre os corpos. Em suma, o assunto acaba saindo com bastante frequência nas provas de física do Ensino Médio e do Enem.
Mas, Descomplica, quando é que vou poder usar esse assunto na prática na minha vida inteira? Bem, vamos te dizer.
Vamos dar um exemplo que vai te ajudar a entender melhor sobre o tema: sabe quando você coloca o café dentro da xícara e, depois de colocar o leite gelado, o café parece que ficou chocho?
Isso é um exemplo de troca de calor em que a natureza tenta buscar um equilíbrio entre os corpos ao realizar a relação entre os mesmos.
Esse tipo de relação e troca de calor acontece tendo em vista uma coisa que é chamada de equilíbrio térmico.
Ou seja, se um corpo está muito quente e entra em contato com alguma coisa muito fria, é comum que tendem a se naturalizar em relação a temperatura pra que haja equilíbrio entre eles.
Quer saber mais sobre o assunto? Bast aqui você comente aqui com a gente porque preparamos um guia completo pra te ajudar!
Saiba tudo sobre Calorimetria
A primeira fórmula pra calorimetria que você tem que ter praticamente na ponta da língua é sobre Q = m.c.ΔT.
Mas o que cada uma destas letras está tentando representar?
O Q representa a quantidade de calor que está dentro de um determinado sistema, enquanto o M é a massa e o C é o calor específico. Por fim, também há a variação de temperatura. Ou seja, uma diminuição da temperatura inicial pela final.
Energia e calor
Um termo ou você precisa saber de cabeça no momento em que for estudar sobre o assunto é sobre a definição do que é temperatura. A temperatura, de acordo com os físicos, nada mais é do que a agitação dos corpos.
Quanto mais agitados os corpos estiverem dentro de um determinado sistema, maior tende a ser a temperatura.
Esse conceito pode ser aplicado em nosso dia a dia. Imagina que você está na sua aula de educação física e tem que praticar atletismo. Ao começar a correr, vai sentir que o seu corpo começa a ficar bem mais quente e suado.
Ao todo, pelo que foi determinado pelo SI, Sistema Internacional de Medidas, axiem ao menos três medidas que podem ser usadas dentro do seu cálculo pra que haja a aplicação da fórmula de temperatura, sendo elas Kelvin (K), Fahrenheit (ºF) e Celsius (ºC).
Por fim, também temos que falar sobre o conceito de calor, que nada mais é do que a energia térmica em movimento.
Exercícios
Questão 1 | Enem 2021
A fritura de alimentos é um processo térmico que ocorre a temperaturas altas, aproximadamente a 170 °C. Nessa condição, alimentos ricos em carboidratos e proteínas sofrem uma rápida desidratação em sua superfície, tornando-a crocante. Uma pessoa quer fritar todas as unidades de frango empanado congelado de uma caixa. Para tanto, ela adiciona todo o conteúdo de uma vez em uma panela com óleo vegetal a 170 °C, cujo volume é suficiente para cobrir todas as unidades. Mas, para sua frustração, ao final do processo elas se mostram encharcadas de óleo e sem crocância.
As unidades ficaram fora da aparência desejada em razão da
a) evaporação parcial do óleo
b) diminuição da temperatura do óleo
c) desidratação excessiva das unidades
d) barreira térmica causada pelo empanamento
e) ausência de proteínas e carboidratos nas unidades
Questão 2 | Enem 2021
BTU é a sigla para British Thermal Unit (Unidade Térmica Inglesa), que é definida como a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 libra (0,45 kg) de água de 59,5 °F a 60,5 °F sob pressão constante de 1 atmosfera. A unidade BTU é utilizada, de forma errônea, por diversos profissionais como sendo a potência de resfriamento do aparelho.
RODITI, I. Dicionário Houaiss de Física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado).
Como se pode representar corretamente a unidade de potência com base na definição de BTU?
a) BTU × h−1
b) BTU × m2
c) BTU × h−1 × m2
d) BTU × h
e) BTU × m−2
Questão 3 | Enem 2021
Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura. Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro.
De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que
a) o termômetro e o corpo tenham a mesma energia interna
b) a temperatura do corpo passe para o termômetro
c) o equilíbrio térmico entre os corpos seja atingido
d) a quantidade de calor dos corpos seja a mesma
e) o calor do termômetro passe para o corpo
Gabarito
1. B
2. A
3. C
E então, já deu pra ter ideia sobre o que é calorimetria e quais são as suas principais fórmulas?
Neste artigo, a gente tenta abordar de forma simplificada mais sobre o assunto!
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?