Você já parou pra se perguntar quais são os tipos de acupuntura e quais são os benefícios dessa prática?
Bom, vale a pena dizer que, apesar de ter muitas vantagens, o método precisa ser realizado por um profissional especializado na área pra não trazer perigos pra saúde humana.
É um procedimento tão específico que, atualmente, existem até mesmo pós-graduações pra quem deseja desenvolver a fundo os conhecimentos. Ficou curioso pra saber mais a respeito? Então, continue com a gente!
Quais são os tipos de acupuntura auricular?
Neste tipo de procedimento, pode-se usar ou não as agulhas. Meio contraditório já que o significado da palavra é “picada feita com agulha”. Deixando a ironia de lado, o processo acaba sendo flexível e permite que o profissional determine o que será feito.
No entanto, o principal objetivo é agir no organismo eliminando principalmente as dores nas costas e até mesmo problemas de saúde como falta de ar ou dificuldade de adquirir resistência física.
Em resumo, os pontos de acupuntura aplicam-se em regiões que são extremidades do corpo humano, como é o caso do nariz e até mesmo das orelhas ou dedos. E, um dos pontos positivos é que nem se sente dor.
Leia também: O que são as práticas integrativas e complementares em saúde?
Entre os principais tipos de acupuntura, é possível encontrar o “sono”. Aqui, usam-se processos que ajudam o indivíduo a acabar com a insônia e até mesmo dormir melhor. Conheça outros!
Acupressão
Essa, como o próprio nome já se apresenta, ajuda a melhorar a pressão sanguínea e, assim sendo, diminui os níveis de ansiedade do indivíduo.
Logo, é possível acabar com uma grande parcela de tensões corporais que podem ser causadas por uma rotina agitada e muito sobrecarregada.
Cupping
Em resumo, serve como uma pressão negativa das agulhas pra melhorar a circulação do sangue, o que acaba sendo bastante recomendado pras pessoas que possuem diabetes ou são mais sedentárias. Ou seja, não praticantes de esportes.
Laser acupuntura
Por fim, a gente ainda pode citar o método de laser acupuntura que se trata do uso de lasers na forma tradicional no lugar das agulhas.
É uma ótima opção pra quem não curte as tão temidas agulhas e se familiariza com métodos diferentes. Ainda, podemos destacar que é tão eficaz quanto o tipo tradicional e pode atingir os mesmos pontos.
Quais são os perigos da acupuntura?
Existem registros que explicam que se a agulha não for limpa e esterilizada corretamente, pode transmitir doenças entre os pacientes e até mesmo furar órgãos.
Oportal CMBA compartilha algumas complicações desse tipo de prática quando é realizada por pessoas que não são especializadas, por exemplo: dores musculares, furos indevidos e outros.
O que tem na agulha de acupuntura?
Não tem nada nestes tipos de agulhas. No entanto, quem possui especialidades na área costuma usar materiais como ouro e prata, que são mais caros. Mas, não impede que quem está começando opte por alguma alternativa mais em conta e tradicional do mercado.
O valor de cada agulha pode custar em média R$ 100,00. Apesar do preço parecer caro, o retorno fica à altura, pois uma sessão em centros urbanos pode custar mais de R$ 1.000,00.
E então, quer se profissionalizar mais sobre os tipos de acupuntura? A Pós em Acupuntura do Descomplica é uma excelente opção! Ela é feita de forma totalmente digital e dura em média dois anos. Não esqueça também de conhecer outros artigos do nosso blog e se atualizar sobre o assunto, viu?!