O Tema de Redação do Plano de Estudos da Semana 37 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular! ![]()
Ah, e não se esqueça: esse mesmo tema será abordado no Aquecimento de Redação, terça-feira, às 17h30 no nosso canal do Youtube!
Toda terça-feira, às 17h30, nossos professores e monitores vão discutir o tema de redação postado aqui no blog e te ajudar a construir o melhor texto do vestibular sobre o tema! Vai ficar de fora? Nesta terça, discutiremos o temaOs impactos da ostentação no plano de consumo da sociedade brasileira!Terça-feira, 13 de outubro, às 17h30!![]()
Confira, abaixo, a proposta de redação.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Os impactos da ostentação no plano de consumo da sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I

Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com.br/
TEXTO II
Na pista eu arrasoDe Range Rover EvoqueNa pista eu arrasoPro Instagram um closeEla comenta "eu caso"E aqui são vários casosPra gente desenrolarCamarote fechado eChampanhe pra estourar
E ai, dá licença suaveCorrente, pulseira, dedeira mó chaveJá peguei as chavesDa mansão do Guarujá
Mó orgulho, mó felicidadeVer os moleque tudo da vila de naveDiferentes modelosPra poder acelerar(...)
E o pior é ter que ouvir de alguns "bico sujo" que a gente não prestaPorque de segunda a segunda... Ah, é nóis nas festasIsso é o que nos resta, pra mim e pra minha gangueAinda mais depois que eu lancei meu novo MustangDa cor vermelho sangue pra chamar atençãoDe longe bem distante enxerga a condição
Uns vê que o cifrão de desenho animadoSonha em ser o R pra poder estar do ladoE é nóis que tá pesado, satisfação totalAgradeço ao meu Deus por nos livrar de todo o mal
Disponível em: http://www.vagalume.com.br/mc-guime/na-pista-eu-arraso.html#ixzz3n0aI11Ic
TEXTO III
TEXTO IV
Marketing do amor: periferias globais, mimeses e desigualdadeA devoção ao consumo de marcas caras e/ou de luxo entre grupos das camadas mais baixas não é um fenômeno novo, tampouco restrito ao Brasil. Com nuanças locais e nacionais, trata-se de um fato estrutural à condição periférica na modernidade. Para Newell (2012), que analisou o consumo de marcas ocidentais entre jovens pobres da periferia de Côte d’Ivoire, os integrantes desses rituais de consumo estão resistindo ao abandono que circunda a suas vidas.Segundo Lemos (2009), as periferias vêm se apropriando cada vez mais do "chic" e que isso se potencializa e torna-se mais visível graças à internet. O fenômeno está em vários lugares do mundo, como na Inglaterra, onde existe a turma dos "chavs", também conhecidos como grupos da periferia de Londres, que adotaram a caríssima marca Burberry como sua preferida. Ficou comum ver "chavs", muitos deles desempregados, andando pelas ruas de Londres com blusões da Burberry. No Brasil, algo parecido acontece na rua e na internet. A Lacoste, por exemplo, que tem uma campanha claramente direcionada para um público de elite, tornou-se uma das marcas favoritas das periferias. Segundo a letra de um funk do Bonde da Lacoste: "desde que eu me conheço como gente/ que a Lacoste é o símbolo da gente". Existem diversos outros exemplos desse tipo de fenômeno que ocorre nas periferias dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Ainda que manifestações sejam muito diversas, respondendo a contextos plurais, é possível pensar para além da esfera local e nacional. Em comum, encontra-se o fato de que grupos das camadas menos privilegiadas se apropriam dos símbolos de poder e riqueza do capitalismo global. Destaca-se igualmente uma hegemonia masculina na presença nos rituais públicos. E as marcas são símbolos dessa desigualdade.Disponível em: http://www.each.usp.br/revistaec/?q=revista/1/rolezinhos-marcas-consumo-e-segrega%C3%A7%C3%A3o-no- brasil
JÁ SABE O QUE FAZER NA SUA REDAÇÃO SOBRE OSTENTAÇÃO? AGORA FIQUE DE OLHO EM NOSSO GABARITO ENEM 2015!


