Blog Descomplica

Tema de Redação: Dissertação argumentativa – Liberdade

O Tema de Redação da Semana 42 já está liberado! Quer saber qual é? Confira!
porDescomplica| 15/11/2015

Compartilhe

liberdade

O Tema de Redação da Semana 42 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular! icon smile Tema de Redação: Os efeitos do uso de substâncias estimulantes no século XXI

Agora, que o ENEM já passou, está na hora de se preparar para as provas específicas de outros vestibulares. Confira, abaixo, a proposta de redação do tema: Dissertação argumentativa – Liberdade.

JÁ CONFERIU NOSSO GABARITO ENEM 2015?


TEXTO I

Liberdade
Houve um diálogo difícil. Aparentemente não quer dizer muito, mas diz demais.
— Mamãe, tire esse cabelo da testa.
— É um pouco da franja ainda.
— Mas você fica feia assim.
— Tenho o direito de ser feia.
— Não tem!
— Tenho!
— Eu disse que não tem!
E assim foi que se formou o clima de briga. O motivo não era fútil, era sério: uma pessoa, meu filho no caso, estava-me cortando a liberdade. E eu não suportei, nem vindo de filho. Senti vontade de cortar uma franja bem espessa, bem cobrindo a testa toda. Tive vontade de ir para meu quarto, de trancar a porta a chave, e de ser eu mesma, por mais feia que fosse. Não, não “por mais feia que fosse”: eu queria ser feia, isso representava o meu direito total à liberdade. Ao mesmo tempo eu sabia que meu filho tinha os direitos dele: o de não ter uma mãe feia, por exemplo. Era o choque de duas pessoas reivindicando – o que, afinal? Só Deus sabe, e fiquemos por aqui mesmo.

(Liberdade. LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo.)

 

TEXTO II

Nos períodos de maior escravização do indivíduo, Grécia, Egito, artes e ciências não deixaram de florescer. Será que a liberdade é uma bobagem?… Será que o direito é uma bobagem?… A vida humana é que é alguma coisa a mais que ciências, artes e profissões. E é nessa vida que a liberdade tem um sentido, e o direito dos homens. A liberdade não é um prêmio, é uma sanção. Que há-de vir.

(ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira.)

 

TEXTO III

Liberdade
O pássaro é livre
na prisão do ar.
O espírito é livre
na prisão do corpo.
Mas livre, bem livre
é mesmo estar morto.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Farewell.)

 
Os textos da coletânea apresentam diversas visões do que conhecemos como o ato de ser livre. Considerando as suas experiências cotidianas e leituras a respeito do assunto, produza um texto dissertativo-argumentativo – entre 25 e 30 linhas -, discorrendo sobre a sua concepção de liberdade. Ao compor a sua redação, você pode incluir, por discurso indireto ou paráfrase, algumas das ideias apresentadas nos textos de apoio, fundamentando pertinentemente as suas opiniões, desde que a devida fonte seja mencionada na sua produção. Dê um título ao seu texto.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica