Blog Descomplica

O que é supply chain e como funciona?

A gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain management, é muito estratégica para as empresas e o mercado. Saiba mais!

Atualizado em

Compartilhe

Dentre as opções de carreiras disponíveis atualmente, a área de supply chain management (SCM) ou gestão da cadeia de suprimentos necessita de cada vez mais profissionais, que são extremamente valorizados, diga-se de passagem.

Com isso, investir em uma carreira na área de supply chain pode ser muito interessante. Esta carreira pode te destacar em uma área em pleno crescimento, o que certamente é o objetivo de todos nós!

Dessa forma, será apresentado a seguir tudo aquilo que você precisa saber sobre a gestão da cadeia de suprimentos, destacando o que é esta área, como ela pode alavancar a sua carreira e a sua diferença pra com a logística.

Além disso, você também poderá acompanhar as principais atribuições dos profissionais desta área e entender melhor como a supply chain management funciona no interior de uma empresa.

No final da publicação, você conhecerá a Pós-Graduação em Logística e Supply Chain Management da Faculdade Descomplica e ainda poderá entender como esta pós-graduação vai fazer total diferença em seu currículo. Bora nessa?

O que é supply chain management?

Imagem de caminhões para ilustrar artigo sobre supply chain

Pra se ambientar com o assunto, o primeiro passo é conhecer melhor o que é supply chain management. Também tratado pela sigla SCM, supply chain management é o termo em inglês pra gestão da cadeia de suprimentos.

A gestão da cadeia de suprimentos é responsável por acompanhar em detalhes todas as etapas produtivas de uma empresa. Ou seja, o trabalho de supply chain é muito desafiador.

Pra gerenciar e organizar todas as etapas de uma determinada produção, a gestão da cadeia de suprimentos deve focar em três pontos principais:

  • Organização;
  • Planejamento;
  • Eficiência.

Dessa forma, a supply chain management deve aplicar metodologias específicas em cada uma das etapas da cadeia de processos. Essas metodologias devem otimizar o tempo e resultados do processo global.

Portanto, é possível perceber que a gestão da cadeia de suprimentos é um processo indispensável pras empresas atualmente, já que a competitividade está elevada no setor, precisando da maior eficiência disponível.

Além disso, os profissionais da área possuem muitos desafios pra controlar os processos. Da mesma forma, as empresas necessitam de supply chain management, visto que só assim elas se tornarão competitivas no mercado!

Supply chain management x logística: semelhanças e diferenças!

Sem dúvidas, a partir da leitura da definição da gestão da cadeia de suprimentos, uma pergunta foi feita na sua cabeça: qual a diferença entre supply chain management e logística?

Se você pensou nisso em algum momento, saiba que a pergunta faz todo o sentido! Afinal, estes dois conceitos possuem muita ligação, se misturando durante grande parte do processo produtivo de uma empresa.

No entanto, mesmo com toda a semelhança entre estes dois conceitos, existem diferenças entre a abrangência de cada um. Com isso, vamos conferir as semelhanças e diferenças entre logística e supply chain management!

Diferença entre gestão da cadeia de suprimentos e logística

O ponto de partida pra entender a relação entre a gestão da cadeia de suprimentos e a logística está na diferença entre elas. Assim, compreender esta diferença permite a você relacionar as áreas da maneira correta.

A primeira diferença entre estes dois conceitos está na abrangência. Enquanto a logística está relacionada com os processos internos de uma empresa, a supply chain management envolve todos os processos da vida de um produto.

Dessa forma, é possível compreender a logística como uma parte específica da cadeia de suprimentos, que possui uma abrangência muito maior. Ou seja, a logística cuida da integração intraempresarial.

Já a gestão da cadeia de suprimentos está relacionada com uma gama de procedimentos muito maior. Portanto, esta gestão envolve processos desde a matéria-prima, até as pesquisas de satisfação do cliente.

Com isso, a logística é uma das etapas dentro da supply chain management, que também possui diversos outros processos do ciclo produtivo da empresa. Só pra exemplificar, veja a seguir alguns dos processos desta gestão:

  • Matérias-primas;
  • Equipamentos;
  • Pessoas;
  • Meios de transporte;
  • Logística;
  • Equipamentos;
  • Organizações.

Sendo assim, esta é a principal diferença entre a gestão da cadeia de suprimentos e a logística. Enquanto a primeira possui uma abrangência muito maior, a logística se relaciona com processos intraempresariais.

Além disso, é possível distinguir a logística e a supply chain management com base na forma de atuação. Isso porque a logística aborda um campo mais “prático”, enquanto a supply chain management foca no planejamento e controle.

Portanto, a logística significa toda a cadeia de fornecimento de uma empresa, enquanto a gestão da cadeia de suprimentos é o setor responsável por planejar, implementar e controlar toda esta área.

Semelhanças entre as áreas

Apesar das diferenças entre a logística e a supply chain management, também é possível perceber uma série de fatores em comum entre as duas áreas. Inclusive, ambas se interligam em diversos momentos!

Um dos pontos em comum entre as duas áreas é o objetivo. Assim, tanto a logística, quanto a gestão da cadeia de suprimentos possuem como meta aprimorar as etapas produtivas dentro de um determinado ciclo.

É claro que a abrangência da supply chain é muito maior que a logística. No entanto, quando se trata especificamente desta área, ambas trabalham de forma conjunta pra alcançar os melhores resultados pra empresa!

A fim de otimizar a logística, a supply chain management age no planejamento das ações. Pra isso, planeja-se e alocam-se recursos e pessoas da melhor forma possível, não só na logística, mas em toda a cadeia produtiva.

Supply chain e logística devem andar juntas!

Por fim, é importante destacar que a logística e supply chain management devem andar juntas! Ou seja, ambas são fundamentais pra sua empresa e dependem das outras pra alcançar os melhores resultados.

A dependência da logística em relação a gestão da cadeia de suprimentos está relacionada com uma palavra-chave: planejamento. Assim, é necessário o melhor planejamento possível pra que a logística possa se destacar.

Por outro lado, a supply chain management precisa que a logística coloque em prática todo o planejamento realizado. Caso contrário, todo o projeto desenvolvido não trará os resultados desejados pela empresa.

Ou seja, cada um dos setores deve apoiar o próximo e contribuir com o seu crescimento. No caso da supply chain management, é necessário a colaboração da logística e de outros setores, como:

  • Compras;
  • Recursos humanos;
  • Marketing;
  • Produção;
  • Vendas;
  • Jurídico.

Logo, o gestor da cadeia de suprimentos deverá atuar em conjunto e harmonia não só com a área de logística, mas com todos os demais departamentos do negócio!

Atribuições do profissional

Imagem de dois entregadores para ilustrar artigo sobre supply chain

Depois de conhecer as semelhanças e diferenças entre supply chain management e logística, chegou a hora de entender com detalhes tudo o que um profissional desta área deve realizar em seu dia a dia.

Você já percebeu que a atuação de um profissional da área, como analista ou gerente de supply chain envolve todas as áreas de uma empresa. Além disso, as ações desses profissionais visam otimizar processos e reduzir custos.

Com isso, é possível agrupar a abrangência da atuação de um especialista em gestão da cadeia de suprimentos em três áreas:

  • Processos de negócios: determinar as finalidades do processo de gerenciamento e os motivos pra sua existência;
  • Tecnologias, práticas, iniciativas e sistemas: esta área é responsável pela inovação e desenvolvimento de práticas pra executar os processos produtivos;
  • Organização e pessoas: por fim, esta área engloba toda a estrutura da empresa e pessoas pra realizar a gestão da cadeia de suprimentos.

De uma forma muito abrangente, é possível afirmar que a supply chain management está relacionada com a organização e otimização do fluxo de processos. Pra isso, você estará em contato com todas as áreas da empresa.

Sendo assim, é possível elencar algumas funções dos gestores da cadeia de suprimentos. Primeiramente, é importante destacar que os profissionais da área podem atuar em várias outras etapas. Vamos mostrar apenas as principais!

Organização do fluxo de processos

Certamente, o principal objetivo de um gestor da cadeia de suprimentos é organizar o fluxo de processos de uma empresa. Isso é importante porque organizar este fluxo permitirá uma visão abrangente da sua cadeia produtiva.

Por sua vez, uma visão abrangente do fluxo de processos de um negócio será fundamental pra implementar novas soluções e técnicas. Assim, organizar o fluxo de processos é o primeiro passo de um supply chain manager.

Após realizar todo este mapeamento dos processos e organizá-los da forma adequada, o gestor da cadeia de suprimentos deverá atuar em cada um dos processos, avaliando indicadores e implementando soluções pra empresa.

Reduzir custos e prazos

Depois de organizar a cadeia produtiva de uma empresa, o profissional especialista em gestão da cadeia de suprimentos deverá atuar com o objetivo de reduzir custos. Além disso, o profissional também deve reduzir prazos.

Assim, o supply chain manager atuará na redução do lead time dos produtos da empresa. O lead time deve ser entendido como o tempo decorrido entre a entrada do pedido feito pelo cliente e a entrega do produto.

Dessa forma, reduzir o lead time possui inúmeros benefícios pras empresas. Com um tempo menor de produção, o cliente tende a ficar mais satisfeito com os resultados. Ao mesmo tempo, os custos de processo são reduzidos.

Avaliação dos indicadores de performance

É claro que, pra realizar este controle dos processos visando a redução do lead time, é necessário avaliar diversos indicadores. Diante disso, o supply chain manager possui mais uma função de extrema importância.

Avaliar os indicadores dentro de uma empresa é indispensável pra tomada dedecisões no mercado. Afinal, as decisões não podem ser pautadas em opiniões próprias, seja qual for a qualificação e experiência do profissional.

Assim, planejar a organização e avaliar os indicadores de performance é uma função muito importante dos gestores da cadeia de suprimentos e o mercado valoriza cada vez mais as ações destes profissionais.

Integração de fabricantes e distribuidores

Em seguida, o supply chain manager deve atuar em um dos maiores desafios destes profissionais, que é realizar a integração dos ciclos produtivos da empresa. Como você deve imaginar, esta integração é muito importante.

Pra isso, você deverá integrar desde os fabricantes e fornecedores de matéria-prima até os distribuidores. Ou seja, passar por todas as áreas da sua empresa, com o objetivo de integrá-las e centralizar a gestão.

Essa integração é importantíssima, visto que permitirá ao gestor acompanhar de perto tudo o que ocorre na empresa. Além disso, essa centralização diminui a falha de comunicação entre os setores, o que gera melhorias no processo.

Desse modo, os profissionais que atuam com supply chain management possuem funções importantíssimas dentro de qualquer empresa. As ações dos gestores devem alcançar a organização e reduzir custos dos processos.

Pra isso, o profissional deverá estar em contato direto com todos os setores da empresa, assim como fornecedores e parceiros externos. Logo, todos os objetivos e metas desses profissionais serão alcançados!

Estratégias para otimizar a gestão de suprimentos

Após conhecer a supply chain management e o papel dos profissionais que atuam nesta área, é interessante conhecer algumas estratégias utilizadas pra otimizar a gestão da cadeia de suprimentos.

Existem inúmeras soluções e estratégias que podem ser implementadas na gestão da cadeia de suprimentos. No entanto, as três estratégias destacadas a seguir estão sempre entre as soluções mais frequentes e eficazes:

  • adotar técnicas de gestão de estoque;
  • analisar indicadores de fatores externos;
  • automatizar processos.

Adotar técnicas de gestão de estoque

Evitar a falta de um produto parece ser a única função da gestão de estoque. Porém, não é isso que ocorre na prática, sendo necessário adotar e aplicar técnicas pra um melhor aproveitamento.

Técnicas como o Just in Time (JIT) ou Just in Case (JIC) são comuns dentro da rotina de um supply chain manager e é importante que o profissional saiba implementar e propor estas técnicas pra gestão do estoque.

Analisar indicadores de fatores externos

Analisar os indicadores internos é comum na grande maioria das empresas. No entanto, os fatores externos nem sempre são analisados pelos profissionais e, avaliar estes fatores, permitirá as melhores tomadas de decisão pelos gestores.

Assim, o trabalho de um supply chain manager deve ser capaz de acompanhar indicadores externos. Isso será importante pra monitorar etapas até então desconsideradas no ciclo do produto, permitindo melhor controle das etapas.

Automatizar processos

A automatização de processos é indispensável atualmente e elimina a necessidade de realizar tarefas repetitivas. Com isso, o gestor da cadeia de suprimentos ganha mais tempo pra pensar e decidir sobre os processos.

Além disso, a automatização permite ao supply chain manager acompanhar as etapas e ciclos em tempo real, com o uso de ferramentas como o business inteligence, por exemplo.

Portanto, trabalhar naautomatização dará ao gestor mais facilidade na hora de decidir as etapas a passar. Ao mesmo tempo, será mais fácil colocar suas habilidades em prática.

Soft skills para o profissional

Um termo muito discutido e trabalhado atualmente são as soft skills. Esse termo é utilizado pra representar as habilidades desejadas pra um profissional, que estão além da sua capacitação técnica.

Assim, as soft skills são habilidades e técnicas desenvolvidas pelo profissional que vão além da formação. Pra área de logística e supply chain management, é importante que o profissional apresente:

  • excelente capacidade de comunicação e apresentação;
  • capacidade de organizar logicamente atividades e pessoas;
  • facilidade pra trabalho em equipe;
  • liderança e motivação;
  • facilidade pra transmitir orientação e conhecimento;
  • habilidades pra gerenciar tempo e espaços;
  • vontade de aprender e reconhecer oportunidades.

Dentre as soft skills apresentadas, é interessante destacar a vontade de aprender e identificar novas oportunidades. Afinal, o mercado está em constante mudança e renovação, o que exige muita dedicação do profissional.

Principais avanços tecnológicos na área

Com o objetivo de se manter atualizado em relação às tecnologias do mercado, o profissional deve sempre procurar por novidades e tecnologias no setor. Assim como quase tudo, a supply chain management é melhorada pela tecnologia.

Assim, participe ao máximo dos eventos da área e fique sempre de olho em estudos e materiais sobre a gestão da cadeia de suprimentos. A seguir, você pode conferir alguns avanços tecnológicos importantíssimos da área:

  • soluções em nuvem;
  • cadeia de suprimentos circular;
  • automação.

As soluções em nuvem são uma forte tendência em todo o mundo. Com isso, ossoftwares como serviço (SaaS) tendem a se espalhar e auxiliar ainda mais áreas como a supply chain management.

Pra auxiliar na gestão da cadeia de suprimentos, quanto maior o número de ferramentas, melhor! Portanto, como os SaaS disponibilizam mais ferramentas com um menor custo, o trabalho destes profissionais será ainda mais eficiente.

Em segundo lugar, as cadeias de suprimentos circulares conquistaram muito espaço no mercado. Estas cadeias possuem como diferencial a reciclagem e reaproveitamento de matéria-prima e até mesmo dos produtos descartados.

Assim, este tipo de cadeia de suprimento traz um tema muito atual, que é a sustentabilidade. Dessa forma, a implementação das cadeias de suprimentos circulares deve ser avaliada de perto por um supply chain manager.

Por último, a automação também está presente em praticamente todo o ambiente industrial. As ações de automação consistem em automatizar pequenas tarefas repetitivas, o que poupa muito tempo e esforço no ciclo.

Portanto, utilizar a automação durante a gestão da cadeia de suprimentos será fundamental pra obter sucesso nas aplicações, e existem muitos recursos e ferramentas que possibilitam a realização destas ações.

É importante destacar também que as tecnologias presentes e que podem ser utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos e na indústria em geral passam por modificações numa velocidade impressionante.

Com isso, é indispensável que o responsável pela área de supply chain esteja sempre ligado no mercado e nas tecnologias desenvolvidas. Ao se adiantar, o profissional mostra que está dominando o assunto e deve ser valorizado!

Mantenha-se atualizado com a Pós-Graduação Descomplica!

Se interessou pela área? Deseja seguir carreira na área de logística e supply chain? Com a Pós-Graduação em Logística e Supply Chain você poderá se atualizar no mercado e alcançar novas oportunidades! Que tal?

As áreas de supply chain e logística são muito promissoras e devem contratar muitos profissionais nos próximos anos. No entanto, estes profissionais devem ser capacitados e especializados, o que requer uma pós-graduação na área.

Como funciona a Pós-Graduação em Logística e Supply Chain?

A Pós em Logística e Supply Chain da Faculdade Descomplica é destinada pra quem deseja se desenvolver ainda mais na área, ou ingressar na carreira de logística ou gestor da cadeia de produção, com posição de destaque no mercado.

Este curso possui uma carga horária total de 390h, com três módulos de aprendizado. Com aulas dinâmicas e certificado com nota máxima no MEC, a Pós em Logística e Supply Chain é feita 100% online.

Os três módulos de aprendizado aprimoram o conhecimento do profissional pra criar as melhores estratégias de operação. Além disso, também atualiza os que estão no mercado de trabalho, com as mais novas técnicas disponíveis.

Grade curricular do curso

A Pós-Graduação em Logística e Supply Chain da Faculdade Descomplica é composta por três módulos. Ao longo destes três módulos, cada disciplina possui uma carga horária de 30h, totalizando 13 matérias ao longo do curso.

O primeiro módulo possui um total de 150h distribuídas em cinco matérias. Assim, será o maior módulo do curso. O módulo 1 é composto pelas disciplinas:

  • Gestão de Tempo;
  • Projeto de Vida;
  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Ferramentas pra Tomada de Decisão;
  • Tecnologia da Informação.

Em seguida, o módulo 2 é composto por um total de quatro matérias. Ou seja, possui uma carga horária total de 120. A seguir, você confere as disciplinas do módulo 2:

  • Storytelling;
  • Cenários Econômicos;
  • Negociação Estratégica;
  • Visão Estratégica de Supply Chain.

Por fim, o módulo 3 possui o mesmo número de matérias do módulo anterior. Consequentemente, a carga horária também é a mesma. Veja a seguir as disciplinas do último módulo desta pós-graduação:

  • Governança Corporativa;
  • Planejamento, Controle da Produção e Produtividade;
  • Transporte e Armazenagem;
  • Gestão de Custos Logísticos.

Qual a duração do curso?

Por fim, é interessante destacar a duração do curso. Você poderá acessar o curso pelo período de um ano. No entanto, este prazo pode ser estendido, caso haja necessidade.

Além disso, o curso possui uma duração mínima de seis meses. As disciplinas e materiais ficam disponíveis durante todo o período do curso, e você poderá cursá-las na ordem e ritmo que julgar conveniente.

No entanto, mesmo que o estudante complete toda a carga horária de 390h em menos de seis meses, o certificado de conclusão da pós-graduação será emitido somente após atingir a duração mínima do curso.

Dessa forma, foram apresentadas as principais informações sobre supply chain management no Brasil. Os profissionais dessa área, que podem ser gestores, analistas ou gerentes, são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.

Por sua vez, essa valorização está relacionada com a importância da gestão da cadeia de suprimentos, que é responsável por organizar todo o ciclo produtivo de uma empresa, atuando em parceria com outras áreas, como a logística.

Sendo assim, os profissionais especialistas na área e atualizados, certamente serão absorvidos pelo mercado. Pra isso, realizar uma pós-graduação é uma excelente ideia, e trará os resultados esperados.

Com a Pós-Graduação em Logística e Supply Chain do Descomplica você pode estudar na maior plataforma de ensino online do país, além de se destacar no mercado de trabalho e aprender as melhores técnicas.

Conheça, então, a nossa Pós em Logística e Supply Chain Management e largue na frente no desenvolvimento profissional! Que tal?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você