E se você pudesse estudar biologia com um jogo de cartas? Vem descobrir tudo sobre biomas se divertindo!
SuperDescomplica: Jogo de cartas dos Biomas
Você é uma daquelas pessoas que, entre uma aula e outra, não dispensa um bom jogo de cartas? E se eu te disse que você consegue jogar e, ao mesmo tempo, aprender as principais características dos Biomas?
Antes de começar, vamos dar uma olhadas nas regras!
Como jogar
Cada jogador receberá o mesmo número de cartas, e é proibido ver as cartas dos outros jogadores.
Quem inicia o jogo, escolhe uma das cinco características da carta, e então todos revelam esta informação da carta.
Quem tiver maior pontuação para aquela característica ganha. Caso de empate, deve-se escolher outra característica da mesma carta.
O ganhador adiciona as cartas para sua mão, e vence o jogo quem tiver mais cartas na mão.
Prontos? Prepare seu baralho e vamos lá!
É hora do duelo!
1- Deserto
A carta do deserto tem como principal características suas altas temperaturas e uma fauna e flora com adaptações para sobreviver neste tipo de ambiente. As plantas possuem diversas adaptações para armazenamento de água, como por exemplo, as folhas modificadas dos cactos e a fotossíntese CAM.
Carta Deserto
2- Taiga
Esta carta também poderia ser chamada de Floresta de Coníferas, pois suas árvores são em formato de cone. O principal é que as folhas destas árvores não caem durante o inverno.
Carta Taiga
3- Floresta Amazônica
Este bioma é o primeiro brasileiro do nosso baralho mas ele se estende para outros países, como a Venezuela, Peru, Colômbia, entre outros. Apesar da grande diversidade de fauna e flora, não possui um alto endemismo.
Carta Floresta Amazônica
4- Mata Atlântica
Uma das principais diferentes entre a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica é o grande endemismo presente. Além disso, a Mata Atlântica pode ser subdividida em outros ecossistemas, como a Restinga e os Mangues.
Carta Mata Atlântica
5- Caatinga
Bioma exclusivo do Brasil, apesar de ter um solo bastante fértil, ele não tem capacidade de armazenar água, então apresenta uma grande diversidade de plantas apenas na época das chuvas. Quando o tempo está seco, a vegetação característica é parecida com a do deserto: plantas do tipo xerófitas.
Carta Caatinga
6- Cerrado
Junto com a carta da Mata Atlântica e a Caatinga, o Cerrado finaliza o combo de endemismo dos biomas brasileiros. Além disso, sua vegetação possui adaptações características para compensar as condições ruins do solo e as queimadas.
Carta Cerrado
7- Pantanal
O pantanal possui uma alta biodiversidade, porém baixo endemismo, já que suas espécies estão em constante processo de emigração e imigração, decorrente das épocas de chuva e de secas. Essa variação também faz com que a vegetação seja bastante variada.
Carta Pantanal
8- Pampas
A primeira vista, a carta dos Pampas não parece ser boa, mas ela é indispensável no seu baralho. Sua biodiversidade é alta, mas por possuir um solo fértil e vegetação composta principalmente por gramíneas, há muito desmatamento e ocupação de áreas para a agropecuária.
Carta Pampas
9- Tundra
Voltando aos biomas internacionais, vamos aos polos. As Tundras são bem parecidas com o deserto, mas ao contrário. Ao invés de um clima quente, a tundra está presente nos ambientes gelados, próximo aos polos, e está usualmente com o solo congelado. Os animais deste ambiente tendem a migrar nas épocas mais frias.
Carta Tundra
10- Floresta Temperada
Uma das principais características deste bioma são as estações bem demarcadas, e a fauna e flora apresentam adaptações para cada uma destas estações, como por exemplo migração no frio, folhas que caem no outono, reprodução na época da primavera, etc.
Carta Floresta Temperada
E então, o que achou do jogo?
Não fique chateada porque mesmo que você perca a partida, você ganhou conhecimento!
Só não vale fazer isso se perder o jogo, ok??
Boa partida, bons estudos, e até a próxima!