Você conhece o Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)? Está em dúvida se eles ainda existem?
Confira o conteúdo e fique por dentro do assunto!
Sisutec e Pronatec ainda existem?
Não, Sisutec e Pronatec deixaram de existir!
O Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) foi uma iniciativa criada pelo Governo Federal entre os anos de 2013 e 2015 com o objetivo de facilitar o acesso às vagas para cursos técnicos do programa Pronatec, também extinto.
Sisutec 2023 vai acontecer?
Como o Sisutec deixou de existir, não terá nenhuma edição do Sisutec em 2023.
Como funcionava o Sisutec?
A ideia do sistema foi criar uma forma de seleção semelhante à do SiSU, mas com foco em vagas de cursos técnicos em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica para quem participou da última edição do Enem.
Para poder se inscrever no Sisutec era preciso ter concluído o Ensino Médio e feito a última edição do Enem — além de obter uma média maior que 450 e nota maior que zero na Redação!
A maior parte das vagas do Sisutec, enquanto ele existiu, era reservada para cotas, destinadas para quem fez o Ensino Médio em escolas da rede pública ou se formou em uma instituição particular com bolsa de 100% e também para quem é autodeclarado preto, pardo ou indígena.
Uma das grandes vantagens de participar do Sisutec era que os cursos oferecidos aprofundavam em áreas bem específicas e técnicas, com duração menor do que uma graduação e com boa chance de empregabilidade.
Programa Novos Caminhos
Em 2019, o Governo Federal criou o programa Novos Caminhos para substituir o Pronatec. O plano foi pensado para dar uma nova cara ao ensino técnico no Brasil, e foi pensado em 3 eixos:
- Gestão e Resultados: contempla o aprimoramento do modelo de planejamento, de gestão e de governança da educação profissional e tecnológica, com vistas a fortalecê-la;
- Articulação e Fortalecimento: reúne ações a serem desenvolvidas em estreito diálogo com as redes e instituições que atuam na educação profissional e tecnológica no país;
- Inovação e Empreendedorismo: visa fortalecer vínculos entre educação, trabalho e desenvolvimento socioeconômico local e regional, disseminando a cultura do empreendedorismo e da inovação de processos e produtos no âmbito da educação profissional e tecnológica.
Para saber mais sobre os objetivos e os planos do programa, basta acessar o site do Novos Caminhos.
É importante ressaltar que o programa Novos Caminhos não tem o objetivo de ser um sistema de seleção, como foi o Sisutec. Ele trata apenas de criar novas diretrizes para o ensino técnico. As vagas, hoje, são acessadas diretamente com as instituições de ensino.