Blog Descomplica
Menino usando um headset com as mãos apoiadas no queixo lendo sobre seres unicelulares e pluricelulares

O que são seres unicelulares e pluricelulares?

Alguns princípios básicos da Biologia podem até parecer simples, mas escondem pegadinhas para o Enem. Veja o que são seres unicelulares e pluricelulares.

Atualizado em

Compartilhe

Quem está no processo de estudos para o Enem e chegou à parte de Biologia provavelmente já se deparou com a classificação dos seres, né? É nome pra caramba! Unicelulares, pluricelulares, eucariontes, procariontes, autótrofos e sei lá mais o quê! Embora esses sejam conceitos básicos na Biologia, é importante saber direitinho o que são seres unicelulares e pluricelulares.

A Biologia tem uma série de nomes meio estranhos para identificar os seres humanos. Mas, olha, relaxa porque não é tão complicado assim entender a diferença entre seres unicelulares e pluricelulares. 

Se liga nas nossas dicas e entenda melhor os conceitos básicos de classificação dos seres vivos. Afinal de contas, essa é uma parte bem importante da prova de Biologia do Enem!

Como é feita a classificação dos seres vivos

A Biologia tem diversas classificações para os seres vivos, que levam em consideração o tipo de célula, a quantidade de células, o tipo de respiração e de nutrição. 

Células unicelulares e pluricelulares são termos muito comuns. A diferença entre elas é:

Unicelulares 

Trata-se de seres vivos compostos por uma única célula. Algumas algas são exemplos de seres unicelulares, bem como as bactérias, protozoários e fungos.

A única célula que integra os organismos unicelulares não necessita de outra para sobreviver, sendo capaz, sozinha, de se locomover, alimentar e até se reproduzir, em alguns casos. 

A maioria dos organismos unicelulares têm reprodução assexuada, ou seja, um único organismo é capaz de produzir descendentes. Nas bactérias, por exemplo, um único organismo pode ser dividido em dois, num processo chamado de fissão binária, bipartição ou cissiparidade.

Os organismos unicelulares podem ser procariontes ou eucariontes. O procarionte tem material genético disperso no citoplasma, ou seja, não possui núcleo verdadeiro. Um exemplo, aqui, são as bactérias.

Já os eucariontes são aqueles que têm material genético envolto por uma dupla membrana, a membrana nuclear. Um exemplo são os protozoários.

Os organismos unicelulares podem, ainda, ser divididos autotróficos e heterotróficos. Organismos autotróficos são aqueles capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos como a fotossíntese. Um exemplo são as algas.

Já os heterotróficos necessitam de outro organismo vivo para retirar os nutrientes necessários para a fabricação de energia. Os protozoários são exemplos aqui.

Pluricelulares: organismos multicelulares ou pluricelulares são os que possuem uma grande variedade de células, atuando em conjunto para garantir a sobrevivência do ser vivo. Todos os animais e plantas são organismos multicelulares.

Os organismos multicelulares são eucariontes e podem ser autotróficos ou heterotróficos. Plantas são exemplos de organismos multicelulares autotróficos, e os animais são exemplos de seres multicelulares heterotróficos.

No que diz respeito à reprodução, organismos multicelulares podem se reproduzir de diferentes formas. O homem, por exemplo, tem uma reprodução sexuada, uma vez que há envolvimento de gametas. Já as abelhas podem se reproduzir por partenogênese, tipo de reprodução assexuada.

O que são seres aeróbios e anaeróbios?

Ainda dentro da classificação dos seres vivos, existem as denominações de aeróbio e anaeróbio. De forma resumida, a diferença entre eles é a seguinte:

Aeróbios: são os que utilizam o gás oxigênio em reações de respiração celular para quebrar moléculas energéticas e liberar a energia contida ali para utilização em diversos fins.

Anaeróbios: são seres vivos que obtêm energia das moléculas sem utilizar oxigênio. Geralmente, fazem a fermentação, na qual moléculas de glicose sofrem oxidação incompleta sem o uso do gás oxigênio.

Alguns seres vivos podem realizar tanto a fermentação quanto a respiração aeróbia e, por isso, são considerados anaeróbios facultativos (leveduras do fermento de pão). Outros seres vivos, no entanto, morrem na presença de oxigênio, portanto, fazendo só a fermentação.

Este é o caso das bactérias do tétano, que são consideradas anaeróbias obrigatórias ou estritas.

E aí? Tá manjando tudo sobre a classificação dos seres vivos para o Enem? Se você quer aulas online completas para o Enem, conheça os planos da Descomplica! A gente tem os professores mais irados, os modelos mais flexíveis e as aulas mais sensacionais! Confira!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você