Blog Descomplica

Separação de Misturas: Entenda as principais técnicas utilizadas

Atualizado em

Compartilhe

Quer saber mais sobre Separação de Misturas? Vem cá que a gente vai te deixar por dentro de tudinho para arrasar na sua prova!

Nosso dia-a-dia nos mostra muitos processos físicos e químicos sem que percebamos. Na figura acima, podemos observar um processo muito comum: trata-se de uma separação de mistura chamada filtração. Veja neste resumo as principais técnicas de separação de misturas.

Qual o tipo de mistura?

Em um primeiro momento, deve-se identificar o tipo de mistura que está envolvida no processo de separação. As misturas são classificadas em: homogêneas e heterogêneas. O processo de separação se inicia, sempre, pela porção heterogênea. A figura acima nos apresenta um exemplo de mistura heterogênea muito comum, água e óleo.

Processos heterogêneos


Na figura acima, temos um exemplo singular de mistura heterogênea, uma pedra de granito. Os processos heterogêneos são o início do processo de separação, e a ordem é a seguinte:

  • FILTRAÇÃO (Sólido – líquido): Usa-se um filtro que retém a parte sólida.

  • DECANTAÇÃO (Líquido – líquido): Retira-se, por fim, a parte líquida por decantação, processo onde consegue-se separar líquidos com densidades diferentes em um processo simples de retirar o mais denso.

Processos homogêneos

Vemos na figura acima uma refinaria de petróleo, um exemplo de local onde acontece uma destilação fracionada técnica utilizada para refino do petróleo. O processo de separação de líquidos se dá na seguinte ordem:

  • DESTILAÇÃO SIMPLES (Líquido – líquido): Por aquecimento da mistura em aparelhagem adequada, o líquido vaporiza-se, e, a seguir condensa-se, separando assim a mistura.

  • DESTILAÇÃO FRACIONADA: Os líquidos destilam à medida que seus PE (pontos de ebulição) vão sendo atingidos.

Outros processos importantes



O Brasil tem uma história extensa com mina pela busca do ouro, mas você sabe dizer qual o nome da técnica utilizada por esses garimpeiros? A técnica é a levigação, um processo físico de separação de mistura. Veja agora uma lista de processos não tão costumeiros:

Misturas Heterogêneas

  • Separação magnética: Ocorre entre sólidos aproximando um imã, que atrai o componente magnético.
  • Dissolução Fracionada: Ocorre entre sólidos, a mistura é colocada num líquido que dissolve um só componente. Segue-se filtração e aquecimento.
  • Levigação: Ocorre entre sólidos de diferentes densidades, o sólido menos denso é arrastado pela água corrente, permanecendo o mais denso.
  • Peneiração: Ocorre entre sólidos com tamanhos distintos, Após o uso da peneira, o sólido “maior” fica retido na mesma.
  • Centrifugação: Ocorre entre líquidos, um tipo de decantação acelerada, utiliza-se uma centrífuga.

Misturas Homogêneas

  • Sublimação: Ocorre entre sólidos Aquecendo a mistura, um dos componentes sublima-se.
  • Cristalizaçãofracionada: Ocorre entre sólidos, a mistura dos sólidos é dissolvida em um solvente, o sólido menos solúvel se cristaliza e o outro fica dissolvido. Segue-se evaporação ou filtração.
  • FusãoFracionada: Ocorre entre sólidos com pontos de fusão diferentes. Após aquecimento, o sólido de menor PF é o primeiro a ser recolhido.

EXERCÍCIOS

1) (UERJ 2001) Para a remoção do óleo derramado na Baía de Guanabara, um dos processos utilizados consistiu na adição de um produto semelhante à serragem que, após a aplicação, é facilmente recolhido, podendo ser despejado em aterros sanitários. A função desse produto, em relação ao óleo derramado, é de favorecer a:

a) solubilização

b) evaporação

c) dispersão

d) absorção

2) (UERJ 2002) A aguardente é uma bebida alcoólica obtida da cana-de-açúcar. A charge abaixo poderia transmitir a idéia de que se trata de uma substância pura.

(HARTWIG, et alli. “Química: química geral e inorgânica”. São Paulo:

Scipione, 1999.)

Na realidade, ela não é uma substância pura, mas sim uma mistura homogênea. Isso pode ser comprovado pelo seguinte processo físico de separação:

a) filtração

b) destilação

c) decantação

d) centrifugação

3) (ENEM 2013) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impuzeras presentes no meio se aderem. O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a

a) flotação.

b) levigação.

c) ventilação.

d) peneiração.

e) centrifugação.

GABARITO

1 – D

2 – B

3 – A

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você