Texto Sobre Cidadania Para se Inspirar e Fazer uma Boa Redação

29/11/2017 Mafê

Desta vez a nossa monitoria de redação traz um texto sobre cidadania, um tema muito abordado. Ele está no formato de uma redação, mas não esqueça de que este é apenas um exemplo. Na sua prova, use os seus conhecimentos, a sua criatividade e as técnicas aprendidas para produzir um texto único.

Título dado ao texto sobre cidadania

Cidadania: um conceito muito mais amplo

Exemplo de redação

A cidadania é muito discutida no âmbito individual do “ser cidadão”: é relacionada com “fazer sua parte”, defender o meio ambiente, ser solidário e amigo e não passar por cima do direito alheio. Mas e a parte política da cidadania, que não é ensinada nas escolas e que depende de um impulso do cidadão de se politizar e ser ativo socialmente nesse sentido?

As manifestações populares no Brasil, em 2013, demonstram que muitos cansaram de se omitir politicamente e decidiram ir às ruas e mostrar que se importam, sim, com o rumo que o país tem tomado em suas decisões políticas. Entretanto, nem todos tem o cuidado de analisar os discursos políticos veiculados nas redes sociais e na mídia em relação a essa movimentação, e muitos são cooptados por uma tentativa esvaziada das chances de dar certo, quando levanta bandeiras genéricas e ineficazes “contra a corrupção” ou “a favor da educação”. Esse tipo de exigência é inofensivo politicamente porque não apresenta possíveis soluções e desconsidera o fato de que a corrupção, e a educação como produto de mercado, são consequências de um sistema político-econômico global que nós cooperamos para que exista o tempo todo, mesmo quando não o revolucionamos.

Da mesma maneira, em um âmbito particular, nossas atitudes são sempre voltadas para defender a si mesmo ou aos nossos entes queridos de uma maneira geral, sem conseguir ver uma esfera coletiva de cooperação que poderia gerar resultados também coletivos, e que fizesse com que o mercado de trabalho não fosse “matar 5 leões por dia” como diz o ditado popular; geralmente, esses leões que matamos são as outras pessoas, de forma indireta.


Enem Power R$ 19,90

Portanto, enxergar este texto sobre cidadania levanta a ideia de que um contexto mais amplo e crítico reposiciona o nosso papel de cidadão ativo, não só como eleitor ou indivíduo, mas como agente possível de mudança em direção ao que queremos e valorizamos: o afeto, a humanização dos órgãos públicos e privados, os direitos básicos estendidos a todos, além de diversas outras metas que poderiam tornar a vivência urbana menos cruel. Não refletir sobre todos esses aspectos no âmbito individual e familiar antes de ir às ruas é, também, contribuir negativamente para a cidadania nacional e global.

Gostou do nosso exemplo de texto sobre cidadania? Aqui no Desconversa, o blog do Descomplica, você encontra diversos modelos de redação que podem te ajudar a se sair bem na prova. Confira e faça bons estudos!

Mafê

Mafê escreveu 258 artigos

1 Comentário para este artigo

  • yandra
    05/11/2015

    ajudouuuuuuuuuuuuuuuu muitoooooooooooooo

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *