Blog Descomplica

Os 3 principais movimentos migratórios mundiais para estudar

Atualizado em

Compartilhe

Conheça os 3 principais movimentos migratórios mundiais e se prepare para arrasar na sua prova de geografia da escola e do vestibular!

1. Migração de Latinos para os EUA

O exemplo mais conhecido de migração mundial é a migração de latinos para os EUA, destacadamente a migração ilegal através da fronteira México-EUA, apesar dela ser completamente fechada com a presença de câmeras, sensores, muros e guardas ainda.

Visando a redução da entrada de latinos, os EUA adotou diversas medidas, tais como a legalização dos latinos que já residem no país, fortalecimento da fronteira e estímulo à instalação de indústrias maquiladoras no México.

2. Migração de Islâmicos para a Europa

Nos últimos anos, tem-se observado o grande número de migrantes em direção à Europa, sobretudo indivíduos advindos da Síria e da Líbia. Muitos destes migrantes, dentre os quais crianças e mulheres, chegam à Europa via Mar Mediterrâneo em embarcações precárias e sem segurança.

Dentre as razões deste deslocamento destaca-se a guerra civil, como a verificada na Síria, com a atuação do Estado Islâmico, que gera uma instabilidade política no país.

3. Migração de brasileiros para o Japão

Um dos maiores movimentos migratórios de emigração do Brasil é em direção ao Japão, principalmente após ao milagre econômico japonês. Este crescimento criou novas oportunidades de trabalho, atraindo grandes contingentes populacionais do Brasil, principalmente indivíduos descendentes de japoneses devido à proximidade cultural, os chamados Dekasseguis, que acabam sendo alocados em trabalhos pouco valorizados.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você