Blog Descomplica

Como surgiu a filosofia e com ela todos os problemas do mundo?

Atualizado em

Compartilhe

Fala, galera do Descomplica! Tudo bem com vocês?

Na semana passada, nós conhecemos um pouco dos mitos e de como eles funcionam. Vimos que, assim como o argumento é o meio pelo qual a filosofia busca explicar a realidade à sua volta, da mesma maneira, o mito é o meio pelo qual a religião procura nos fazer compreender o mundo. Se um filósofo procura apresentar provas, justificativas, demonstrações das ideias que defende; o homem religioso, por outro lado, apresenta mitos, isto é, histórias sagradas que procuram responder alguma questão que angustia o homem. É justamente porque são uma expressão religiosa, aliás, que os mitos não são argumentos racionais, mas assim estão baseados na fé.

Pensemos, por exemplo, no caso da religião cristã, que é em geral a mais próxima de nós. No sentido em que estou falando aqui, podemos dizer perfeitamente que o capítulo 3 de Gênesis, que relatava o pecado original, é um mito. Sim, afinal, em primeiro lugar, é uma história e não uma sucessão de argumentos; além disso, é uma história sagrada, contada pela religião; e, por fim, é uma história que procura responder a uma questão fundamental do homem. Como todos sabemos, nesse caso específico, a pergunta é “De onde vem a tendência ao mal que existe no coração de todo ser humano?”. A solução bíblia, por sua vez, de  maneira absurdamente resumida, é de que o homem se tornou  mal na medida em que rompeu sua unidade com Deus, simbolizada pelo Éden. Concordemos ou não com a resposta, consideremo-la boa ou ruim, o fato é que ela é uma resposta.

Ora, mas por que estou falando disso tudo se o nosso temade hoje é o surgimento da filosofia? Por um motivo simples. Não podemos nos esquecer que a filosofia não surgiu no vazio, ocupando um espaço que estava vago. Pelo contrário. Quando os primeiros filósofos surgiram na Grécia, lá pelo século VII a.C., o homem já tinha uma série de respostas para as questões que a filosofia iria levantar. Essas respostas eram dadas através da religião e de seus mitos. Também na  Grécia era assim. Por meio de seus deuses e ritor, de suas práticas e crenças, a religião grega antiga oferecia toda uma visão bastante complexa a respeito do mundo e do homem. Essa visão religiosa não foi destruída com o surgimento da filosofia, de modo algum. Ao contrário, ela continuou se desenvolvendo. O ponto, porém, é que através da filosofia surgiu uma alternativa, nasceu uma nova atitude diante do mundo. Com ela, a fé deixou de ser o único meio pelo qual se podia conceber as coisas. Agora era possível tentar explicar o universo através da razão, de nossa capacidade de conhecer por nós mesmo, de argumentar, de justificar o que cremos.

Repito: a filosofia não acabou com o mito e nem pretendeu fazê-lo. Ela apenas ofereceu uma alternativa. Muitos filósofos ao longo da história, inclusive, foram profundamente religiosos. Até hoje filósofos católicos, protestantes, ortodoxos, muçulmanos, judeus. Assim como há filósofos ateus e agnósticos. É por isso que não há uma posição consensual da filosofia em relação ao mito e esse tema é tão debatido até hoje. A única coisa que temos que ter em mente é que o surgimento da filosofia representa o surgimento de uma explicação diferente do mundo, de uma explicação. Desde Tales de Mileto, desde aquele que foi o primeiro filósofo, a razão entrou na história. Desde então criou-se um lugar onde quem manda única e exclusivamente é o melhor argumento.

Assista uma aulasobre o assunto.

Esse resumo foi produzido pelo monitor de Filosofia Pedro Ribeiro.

Comentários

Juliana Campos
Juliana Campos
27/04/2014 às 12:15

Ótimo resumo Pedro Ribeiro! Adoro suas monitorias!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você