Olá, meu povo!
Como está sendo essa primeira semaninha de aula? Cansativa, imagino…
Maaas, não vamos desanimar! Hoje vamos destruir de vez aquele velho fantasma que tanto atormenta vocês: o acento grave indicador de crase. Vamos aprender a usar de vez?
Até as 22h ou até às 22h?
“O resultado das eleições será conhecido até as 22h“.
A maioria dos estudantes, ao escrever uma frase parecida com a apresentada no título, ficaria em dúvida quanto a colocar ou não o acento grave indicador de crase em “as 22h”. Acredito que colocariam o acento. E você, caro aluno, colocaria o acento grave ou não?
Vamos à explicação: o vocábulo crase provém do grego krâsis, cujo significado é ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo. Para nós, é a contração da preposição a com os artigos definidos a, as ou com os pronomes demonstrativos a, as, aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo:
Vejamos alguns exemplos:
Ocorre, porém, que, em muitas situações, outra preposição é usada, e não o a. Quando isso ocorrer, não haverá o acento indicador de crase, em virtude da falta da preposição a. Vejamos alguns exemplos:
Há, porém, uma preposição que admite a preposição a ao seu lado: é a preposição até. Vejamos alguns exemplos:
Tal combinação não é obrigatória; é, aliás, desnecessária. A combinação de até com a acontece com o objetivo de evitar ambigüidade, ou seja, evitar duplo sentido na frase, pois o vocábulo até, além de ser preposição, também pode ser advérbio com o sentido de inclusive. Às vezes, não há como saber qual dos dois foi usado.
Veja o seguinte exemplo:
“A enchente inundou o bairro todo, até a igreja”
Não dá para saber o sentido exato da frase. Há duas situações:
Se a primeira opção for a verdadeira, até é preposição; se for a segunda, advérbio. Caso a verdadeira seja a primeira opção, recomenda-se o uso da preposição a em combinação com até, evitando, assim, o duplo sentido: “A enchente inundou o bairro todo, até à igreja“.
Caso a verdadeira seja a segunda opção, recomenda-se o uso de inclusive: “A enchente inundou o bairro todo, inclusive a igreja“.
A frase apresentada no início do texto não apresenta ambigüidade. Pode-se, portanto, usar o acento indicador de crase, mas não há necessidade dele.
Então, por hoje é só! Fiquem bem!
(fonte Uol Vestibular)