Blog Descomplica

Resumo: Fim da URSS

Atualizado em

Compartilhe

ÉÉÉÉ, meus amigos…

Até Luiza voltou do Canadá para estudar para o vestibular!  Hahahaha =)

Não entendeu? Confira!

Então, não vamos marcar bobeira, Enem está chegando e quero ver todo mundo arrebentando.

Se liguem no que trouxe hoje para vocês: FIM DA URSS. Não sabe como foi, o que foi, o que é URSS? Relaxa… Leia esse resuminho e parta para o abraço!

Vamos lá!

A estagnação econômica a partir de meados da década de 1970, aliada à corrida armamentista, coloca em evidência as deficiências e distorções estruturais da sociedade soviética e a necessidade de reformas urgentes. A URSS enfrenta dificuldades crescentes para manter sua hegemonia na Europa Oriental, recua na Ásia, África e América Latina e naufraga no Afeganistão.

Fim da URSS

Perestroika

Movimento geral de desestalinização adotado a partir da ascensão de M. Gorbatchóv á secretaria geral do PCUS (11 de março de 1985) e que ao lado da glasnost (transparência), provocou reformas fundamentais em toda a vida soviética.

A perestroika, ou reconstrução econômica é iniciada em 1985, logo após a instalação do governo Gorbatchóv. Consiste num projeto ambicioso de introdução de mecanismos de mercado, renovação do direito à propriedade privada e diferentes setores e retomada do crescimento. A perestroika visa reduzir os monopólios estatais, descentralizar as decisões empresariais e criar setores comerciais, industriais e de serviços nas mãos de proprietários privados nacionais ou estrangeiros.

O Estado continua como principal proprietário, mas é permitida a propriedade privada em setores secundários de produção de bens de consumo, comércio varejista e serviços não-essenciais. Na agricultura é permitido o arrendamento de terras estatais e cooperativas por grupos familiares e indivíduos. A retomada do crescimento é projetada por meio de conversão de industrias militares em civis, voltadas para a produção de bens de consumo, e de investimentos estrangeiros.

Glasnost

Na antiga URSS, política de transparência que tinha como objetivo permitir uma renovação da vida pública.

A glasnost, ou transparência política, foi desencadeada paralelamente ao anúncio da perestroika e considerada essencial para mudar a mentalidade, acabar com a burocracia e criar uma vontade política geral de realizar as reformas.

Abrange o fim da perseguição aos dissidentes políticos, marcada simbolicamente pelo retorno do exílio do físico Abdrei Sakharov, em 1986, e inclui campanhas contra a corrupção e a ineficiência administrativa, realizadas com a intervenção dos meios de comunicação e a crescente participação da população.

Avança ainda na liberalização cultural, com a liberação de obras proibidas, a permissão para a publicação de uma nova safra de obras críticas ao regime e a liberdade de imprensa, caracterizada pelo numero crescente de jornais e emissoras de rádio e TV que abrem espaço às críticas.

Então, é isso aí, meus amigos! Até semana que vem!

Comentários

mateus felipe
mateus felipe
08/04/2013 às 16:49

o que representou a revolução de 1917 ?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Your mum
Your mum
10/03/2013 às 21:45

Ridiculous

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
tre5lhi;6y5
tre5lhi;6y5
19/11/2013 às 19:19

hgebhiny~b tjhbybhtg


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você