Olá, pessoal!
Hoje a equipe Desconversa separou uma vídeo aula super interessante sobre eletrostática retirada do site Descomplica. Assistam com muita atenção e até mais!
Transcrição:
00:00 Física
Alfredo Sotto
Resumo para o ENEM: Eletrostática – Introdução
00:15 – Vamos começar pela quantidade de carga elétrica.O nosso elétron(partícula de carga negativa), hoje em dia, é um valor conhecido mas no início dos estudos sobre essa matéria esse valor não era conhecido.
01:20 – Por definição a quantidade de carga elétrica é o número inteiro de elétrons, isto é, só vamos conseguir carregar alguma coisa se ceder elétrons( o corpo ficará negativo) ou retirar(o corpo ficará positivo).Isso são os métodos de eletrização, teremos que ver isso.
01:55 – Nessa fórmula, esse n representa o número inteiro de elétrons.Não existe meio elétron.
Q = n x e / carga fundamental do elétrons—-> e = 1,6 x 1019
Sempre quem indicará o sinal da carga elétrica é o corpo se ele ganha ou perde elétrons
02:50 – Os três métodos de eletrização são:
Atrito – Esfregando um objeto no outro, um deles arrancará elétrons do outro.Um corpo ficará (+/-) e o outro com sinal oposto.O elétrons não desaparece, há a conservação da carga elétrica.
04:05-Contato – Encostando corpos iguais de cargas diferentes eles trocarão o excesso.Juntando um corpo que está neutro e o outro -2 Q , agora cada um ficará -1Q.Os dois ficam com o mesmo sinal.
Indução – Para fazer a indução é preciso polarizar e fazer o escoamento do excesso.Para escoar a carga normalmente se usa o fio terra.