Blog Descomplica
tirinha com exemplo de frase com conjunções

Classes Gramaticais: Conjunções

Sabe quais são as conjunções presentes nessa tirinha? Então você precisa ler este resumo para aprender sobre elas.

Atualizado em

Compartilhe

As conjunções são palavras que ligam duas ou mais orações ou termos de uma mesma oração, estabelecendo relações de sentido entre eles. Elas podem ser classificadas em coordenativas, quando ligam orações independentes, ou subordinativas, quando ligam orações dependentes.

O tema das  é importante para a prova do ENEM, pois ele está relacionado à competência de produzir e interpretar textos de diferentes gêneros e modalidades, bem como à competência de aplicar conhecimentos linguísticos à construção de argumentos. Além disso, as conjunções podem aparecer em questões que envolvem a análise de relações lógicas, semânticas e discursivas entre as partes de um texto.

Neste texto iremos fazer um resumo sobre os principais pontos do tema. Confira!

O que são conjunções?

É a palavra invariável que liga duas orações ou termos de mesma função sintática, quase sempre, atribuindo um papel semântico a eles.

As conjunções podem ser divididas entre dois grupos que são conhecidos como conjunções subordinativas adverbiais e conjunções subordinativas integrantes. 

Em suma, elas têm a função, como já dito anteriormente, de realizar a ligação entre as palavras. Por isso, pode-se dizer que existem as mais variadas, como de conclusão – ao usar o termo LOGO e também de adição, como é o caso do E. 

No caso das subordinativas adverbiais, deve-se salientar que elas podem ser classificadas entre causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. 

Veja, abaixo, um exemplo que pode te ajudar a entender mais sobre o que é uma conjunção:

  • A gente chegou junto com ele. Fomos embora logo ao final da festa. 
  • Poderia se tornar, ao adicionar uma conjunção: A gente chegou junto com ele e fomos embora logo ao final da festa. 

O termo E faz com que seja possível fazer a adição de duas orações dentro de um mesmo período. Desta forma, você deve juntar as suas frases através de apenas um conectivo que faça sentido pra elas. 

Classificação das conjunções

As conjunções são classificadas em: coordenativas e subordinativas. Vamos entender essa classificação?

  1. Conjunções Coordenativas: são aquelas que ligam orações de sentido completo e independente. Subdividem-se em:
    • Aditivas: expressam idéia de adição. São elas: e, nem, não só… mas também, bem como, mas ainda, etc. Por exemplo: Ela não só foi ao shopping como também ao cinema.
    • Adversativas: expressam idéia de oposição e contraste. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, etc.Por exemplo: Saí de casa cedo, porém cheguei atrasada.
    • Alternativas: expressam idéia de alternância. São elas: .. ou, ora…ora, quer…quer, seja…seja, etc. Por exemplo: Ou vou à praia, ou estudo.
    • Conclusivas: expressam idéia de conclusão ou consequência. São elas: logo, portanto, pois (depois do verbo), por isso, por conseguinte, assim, etc. Por exemplo: Estudei muito, portanto fui bem na prova.
    • Explicativas: Expressam idéia de explicação. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto, etc. Por exemplo: Não demore, que estou com fome.

Vamos fazer algumas considerações sobre as conjunções coordenativas:

  • Senão é conjunção adversativa quando equivale a “mas sim”. Exemplo: Consegui o emprego não por simpatia, senão por competência.
  • As conjunções “mas”,“e” e “pois” não podem iniciar um período. Devem estar sempre no meio da estrutura.
  • A conjunção “pois”, quando é conjunção conclusiva, vem geralmente após um ou mais termos da oração a que pertence. Exemplo: Você o deixou irritado, não se queixe, pois, de sua grosseria.

Quando é conjunção explicativa, “pois” vem, geralmente, após um verbo no imperativo e sempre no início da oração a que pertence. Exemplo: Não fique triste, pois muitos gostam de você.

  1. Conjunções subordinativas: São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada. Subdividem-se em: Integrantes e adverbiais.
    • Integrantes: são as únicas que não atribuem papel semântico, apenas ligam sintaticamente as orações. São elas: que, se.Por exemplo: Não sabemos se ele vem. / Espero que ele venha.
    • Adverbiais: Subdividem-se em:

2.2.1- Causais: introduzem uma oração que é causa do fato ocorrido na oração principal. São elas: porque, que, como (=porque, no início da frase), visto que, porquanto, uma vez que, já que, etc. Por exemplo: Ele não saiu de casa porque não achou as chaves.

2.2.2- Concessivas: introduzem uma oração que expressa idéia oposta à da principal, mas não impedem a sua ocorrência. São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, conquanto, posto que, por mais que, etc.Por exemplo: Embora não esteja calor, vou à praia.

2.2.3- Condicionais: introduzem uma oração que expressa condição para a realização da principal. São elas: se, caso, desde que, a menos que, contanto, sem que, etc.Por exemplo: Vou trabalhar amanhã, a não ser que eu fique doente.

2.2.4- Conformativas: Introduzem uma oração em que se expressa a conformidade de uma fato com outro. São elas: conforme, segundo, como (=conforme), consoante, etc.Por exemplo: A viagem foi como planejamos.

2.2.5- Comparativas: introduzem uma oração que expressa idéia de comparação. São elas: como, tal como, assim como, que nem, tal qual, que (combinado com “menos” e “mais”), etc.Por exemplo: A prova está mais fácil que o exercício.

2.2.6- Consecutivas: introduzem uma oração que expressa conseqüência da oração principal. São elas: de forma que, de modo que, de sorte que, que (antecedido por “tal”, “tanto”, “tão”, “cada”), etc.Por exemplo: O calor era tanto que estavam suando.

2.2.7- Finais: introduzem uma oração que expressa finalidade/objetivo. São elas: a fim de que, para que, que, etc. Por exemplo: Abra a porta para que os alunos entrem.

2.2.8- Proporcionais: introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, ao passo que, à proporção que, quanto mais… (mais), etc. Por exemplo: Quanto mais gritava mais atenção recebia.

2.2.9- Temporais: introduzem uma oração que acrescenta circunstância de tempo à outra. São elas: quando, enquanto, agora, logo que, depois que, antes que, sempre que, assim que, desde que, mal (=assim que), etc.Por exemplo: A chuva caiu assim que saí de casa.

Depois de termos classificado as conjunções, não podemos esquecer de lembrar das locuções conjuntivas, certo? Recebem esse nome os conjuntos de palavras que atuam como conjunção. Geralmente, elas terminam em “que”. São elas: visto que, desde que, ainda que, por mais que, logo que, a fim de que, à medida que, à proporção que, etc. Já havíamos citado elas antes, não é? Porém, não custa nada lembrar o que são as locuções.

Agora, faremos uma consideração final muito importante!

Muitas conjunções não têm classificação única. Elas devem, portanto, ser classificadas de acordo com sentido que apresentam  no contexto em que estão inseridas.

Exemplos:

A conjunção “que” pode ser:

a) Consecutiva: Onde estavas, que não te vi?

b) Explicativa: Vamos rápido, que chove.

c) Concessiva: Coma, um pouco que seja.

d) Causal: Doente que sou, não consigo levantar.

e) Final: Ao me ver, fez sinal que descesse.

f) Conjunção integrante: Diga-lhe que não irei.

Outro exemplo: Serra empenhou-se muito e não foi eleito. A conjunção “e” pode ser classificada também como adversativa, pois expressa uma quebra de expectativa. Dado que o Serra se empenhou muito, o resultado esperado era a sua eleição.

Agora que você já sabe a parte teórica, faça a lista de exercícios sobre conjunções que preparamos!

Assista também o vídeo do nosso canal sobre conjunções

Gostou do conteúdo? Conheça o cursinho preparatório Enem da Descomplica e mergulhe em um aprendizado dinâmico que vai te preparar para fazer a melhor prova da sua vida!

Comentários

Lidiane
Lidiane
16/04/2016 às 18:06

Melhor resumo do desconversa. Parabéns!!!!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Stella
Stella
15/04/2016 às 15:49

Adversativa e conclusiva?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você