Blog Descomplica

Arcadismo Resumo: confira tudo sobre o assunto!

Atualizado em

Compartilhe

Bateu aquela dúvida e você precisou procurar um resumo sobre arcadismo? O movimento pintou na Europa durante a segunda metade do século 18 e valoriza a harmonia das pessoas com a natureza.

Isso fez com que boa parte dos autores usassem nomes fictícios, homenageando pastores latinos ou gregos. Mas talvez você tenha ouvido falar no movimento por outros nomes, como setecentismo ou neoclassicismo.

Assim, a ideia dialoga com valores da cultura clássica, como os romanos, gregos e renascentistas. A gente fez um resumo sobre arcadismo e contou um pouco sobre como o movimento aconteceu no Brasil. Bora?

O que é o Arcadismo?

Trecho de obra arcadismo

Uma terra paradisíaca protegida por Pan, o deus da floresta, cujo nome inspirou Peter Pan. Essa é a Arcádia, a província rural amplamente explorada na mitologia grega que batizou o Arcadismo. 

O cenário bucólico também dá pistas sobre um dos traços principais do movimento: o apelo à natureza.

O arcadismo também tem inspiração no iluminismo, o movimento que defendia concepções de separação igreja-estado, liberdade, tolerância e progresso. Assim, se opõe ao Barroco, o estilo artístico patrocinado pela Igreja Católica. 

Por isso, os poetas valorizam a simplicidade e a racionalidade, evitando a linguagem empolada dos textos barrocos.

Desse modo, parte do arcadismo se apoia em uma crítica da burguesia (comerciantes, profissionais liberais e trabalhadores rurais). Crítica que se direcionou aos abusos do clero e da igreja, e pelos membros da família real (ou pessoas que compraram esses títulos).

Quais são as características do Arcadismo?

Caneta e papel para ilustrar texto sobre resumo de arcadismo

Se o barroco seguia o traço religioso e o excesso, o arcadismo tem como característica um estilo de oposição. Por isso, traz à tona a natureza e o conflito entre cidade e campo. Assim, apostando na simplicidade, na cultura clássica e na diminuição do sentimentalismo em excesso. 

O apelo à natureza é chamado de “Bucolismo“.

Os autores também usam referências em latim. Por exemplo, “Fugere Urbem”, ou “fugir da cidade”, e “Carpe Diem”, ou “aproveitar o dia”. 

O autor que trouxe o movimento pro Brasil foi Cláudio Manuel da Costa, um dos nomes da inconfidência mineira. Com infância em Vila Rica, o poeta viajou pra Portugal na juventude. Mas o poeta retornou ao Brasil e passou a trabalhar com advocacia em Vila Rica.

Assim, surgiram suas primeiras produções arcadistas, a partir do conflito entre a vida colonial em Vila Rica e a vida metropolitana na monarquia portuguesa. A partir daí, o autor fundou uma “Arcádia”, ou seja, uma sociedade literária.

Exercícios

Rosas sobre um livro de poesia para ilustrar texto sobre arcadismo resumo

(Enem 2008) – Questão 1

Torno a ver-vos, ó montes; o destino (verso 1)

Aqui me torna a pôr nestes outeiros, 

Onde um tempo os gabões deixei grosseiros 

Pelo traje da Corte, rico e fino. (verso 4)

Aqui estou entre Almendro, entre Corino, 

Os meus fiéis, meus doces companheiros, 

Vendo correr os míseros vaqueiros (verso 7)

Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto, 

Que chega a ter mais preço, e mais valia (verso 10)

Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

Aqui descanse a louca fantasia, 

E o que até agora se tornava em pranto (verso 13)

Se converta em afetos de alegria.

Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9.

Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção.

  1. a) Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”.
  2. b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.
  3. c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional.
  4. d) A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole.
  5. e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria.

(Enem 2016) – Questão 2

Soneto VII

Onde estou? Este sítio desconheço:

Quem fez tão diferente aquele prado?

Tudo outra natureza tem tomado;

E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço

De estar a ela um dia reclinado:

Ali em vale um monte está mudado:

Quando pode dos anos o progresso!

Árvores aqui vi tão florescentes

Que faziam perpétua a primavera:

Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me engano: a região esta não era;

Mas que venho a estranhar, se estão presentes

Meus males, com que tudo degenera.

(COSTA, C.M. Poemas. Disponível em www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 7 jul 2012)

No soneto de Claudio Manuel da Costa, a contemplação da paisagem permite ao eu lírico uma reflexão em que transparece uma:

  1. a) angústia provocada pela sensação de solidão.
  2. b) resignação diante das mudanças do meio ambiente.
  3. c) dúvida existencial em face do espaço desconhecido.
  4. d) intenção de recriar o passado por meio da paisagem.
  5. e) empatia entre os sofrimentos do eu e a agonia da terra.

Gabarito

Foto detalhe da ponta de uma caneta para ilustrar texto sobre arcadismo resumo

Questão 1: alternativa B

A resposta correta é a B. A literatura árcade explora a oposição entre cidade e campo de forma similar à que o autor faz entre colônia rural (“vendo correr os míseros vaqueiros”) e metrópole (“pelo traje da Corte, rico e fino”). Após a vida na “metrópole” portuguesa, o narrador voltou ao Brasil e entrou novamente em contato com os “montes”.

Questão 2: alternativa E

A resposta correta é a E. O eu lírico (termo usado pra definir os pensamentos de quem narra o poema) revela seus sentimentos pessoais (“meus males”) que se misturam à paisagem (“nem troncos vejo agora decadentes”).

Resumo sobre arcadismo

Mulher pintando quadro para ilustrar texto sobre arcadismo resumo

Um resumo sobre arcadismo pra você voltar aqui e decorar. O Arcadismo:

  • está pras ideias do iluminismo como o barroco está pras ideias do clero;
  • tem referências clássica e termos diferentões em latim;
  • tem autores brasileiros e portugueses que cujas histórias podem cair no vestibular, principalmente o Cláudio Manuel da Costa, o fundador do arcadismo brasileiro;
  • se baseia em simplicidade, ciência e razão;
  • é bucólico e valoriza a natureza;
  • além de Cláudio Manuel da Costa, autores como Manuel Maria Barbosa du Bocage, José Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga também se destacam;
  • o conflito urbano rural é uma temática recorrente, assim como suas variações. É o caso da dicotomia entre colônia e metrópole, com alguns autores sendo abertamente contra o domínio português e se envolvendo com a Inconfidência Mineira.

Na hora de fazer anotações do resumo sobre arcadismo, vale levar em conta tanto o arcadismo no Brasil, quanto sua versão portuguesa. O movimento traduz em poesia as interações do homem com a natureza e combate os excessos barrocos.

No Brasil, o arcadismo sucedeu o barroco e precedeu o romantismo. Assim, os temas são simples, há a crítica à vida em centros urbanos, o texto é objetivo e você vai se deparar com poucos excessos.

Agora que você viu o resumo sobre arcadismo, o que acha de ficar por dentro de tudo que você precisa saber pra mandar bem nos vestibulares? O Descomplica tem uma filosofia de aulas simples. A gente deixa as palavras difíceis só nos livros mesmo e explica tudo do jeitinho que todo mundo entende. Bora estudar com a gente?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você