Blog Descomplica

Responda: um hotel com infinitos quartos pode alojar infinitas pessoas?

Isso parece óbvio, mas a Matemática te prova que não.

Atualizado em

Compartilhe

A pergunta do título parece óbvia, não? Mas não é tão simples assim. Esse problema é chamado paradoxo do Hotel de Hilbert, que propôs o seguinte problema:

Imagine que você tem um hotel um número fixo (finito) de quartos e que todos eles já estejam ocupados. Se um novo hóspede chegar, não temos como alojá-lo, pois já estão todos ocupados, certo?

1.jpg

Não tem vaga =(

Agora imagine que o número de quartos seja infinito. Para acomodar um novo hóspede, basta deslocar os hóspedes pros quartos posteriores, até deixar o primeiro vazio, concorda? O hóspede do quarto 1 vai pro quarto 2, o do quarto 2 vai pro quarto 3 etc., até o final (no infinito).

2

Posição inicial dos hóspedes

3

Posição dos hóspedes após andarem um quarto para a direita

Legal, né? O único problema disso é que, para o hóspede do quarto 1 ir pro quarto 2, o quarto 2 deve estar desocupado. E isso demora um tempo infinito, porque ele vai ter que esperar infinitas pessoas (até o último hóspede) trocar de lugar pra ele trocar também.

Agora imagine você que nesse mesmo hotel lotado chegou um ônibus que trazem infinitos hóspedes. Será que você consegue acomodá-los nesse hotel? Como?

Se você mora no Rio, não é difícil imaginar a situação de um ônibus lotado!

A solução matemática pra isso é a seguinte: Na hora de trocar de quarto, cada hóspede vai pedir pra trocar para um quarto que seja o dobro do número do quarto que ele está. Dessa forma, o hóspede que estava no quarto 1 vai pro quarto 2, mas o do quarto 2 vai pro quarto 4 (e não pro 3), o do 3 vai pro 6 (e não pro 5), e assim vai.

Ou seja, os hóspedes atuais, antes dos que chegaram de ônibus, sempre ficarão em quartos pares. Portanto, vão sobrar infinitos quartos ímpares pros infinitos hóspedes do ônibus!

Por essa você não esperava, não é? 😉

 

 

Comentários

Vinícius Gabriel
Vinícius Gabriel
12/11/2023 às 17:37

Já que existem infinitos hóspedes e infinitos quartos os números de quartos e hóspedes poderiam de moldar facilmente certo?, já que. Os hóspedes também se moldariam formando assim um número infinitivo de possibilidades de respostas uma que eu formulei a pouco tempo é que o número de quartos do hotel poderia se moldar ao longo do tempo de acordo com os hóspedes

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
13/11/2023 às 09:56

Oi, Vinícius! Ficamos felizes em ter você ligadinho aqui em nosso blog e atento a tudo. Conta pra gente, gostou das informações que trouxemos no post? Precisando de ajuda, conta com a gente, combinado? 💚


wellington
wellington
09/10/2014 às 17:39

Buguei .-.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Jos
Jos
10/10/2014 às 23:16

Eu não poderia refutar fazendo a hipótese que o hóspede N iria para o quarto N, não? Por exemplo, n =1 -> quarto 1; n=1.000.000 -> quarto 1.000.000.


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Matemática - Matemática e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você