Fala Galera do Desconversa!
Segundo alguns teólogos o Anglicanismo se constitui na “via média”, ou seja, em uma mescla, em termos de liturgia e preceitos, entre o Catolicismo e o Calvinismo. Por exemplo, mantém a hierarquia eclesiástica do primeiro, no entanto, permitia que os clérigos pudessem contrair matrimônio.
A ruptura da monarquia inglesa com a Igreja Católica ocorreu através do Ato de Supremacia (1534). Um documento do parlamento ao rei declara que ele é “o único chefe supremo na Terra da Igreja na Inglaterra” e que a Coroa inglesa goza “todas as honras, dignidades, proeminências, jurisdições, privilégios, autoridades, imunidades, lucros, e comodidades para a referida dignidade”.
Durante muito tempo acreditou-se que o embate entre Henrique VIII e o papa Clemente VII, deu-se pelo fato do papa negar a anulação do casamento entre o rei e Catarina de Aragão.
Contudo, uma historiografia mais recente apresenta o desejo centralizador de Henrique VIII, que necessitava de terras para unir os nobres em torno de si, desse modo, as terras da Igreja seria de grande valia para o seu projeto centralista.
Abraços!