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Química: Aspectos Macroscópicos

Acesse o material de apoio, lista de exercícios e smart card de Química sobre "Aspectos Macroscópicos" e prepare-se para o vestibular!

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Vestibulandos da #FamíliaDescomplica: preparados para dar início a mais um ano repleto de estudos, diversão e final feliz na universidade? 😀
Hoje começam as nossas aulas ao vivo aqui no Descomplica! \o//// Para abrir o ano cheio de energia, teremos aulas de Química, sobre Aspectos Macroscópicos. Você pode baixar os materiais de apoio ou conferi-los aqui embaixo! :)))

Química: Aspectos Macroscópicos

Turma da Manhã: 10:15 às 11:15, com o professor Allan.
Turma da Noite: 19:45 às 20:45, com professor Alexandre Victer.

Faça download dos seus materiais! É só clicar abaixo! 🙂

Ficha de Aula ao Vivo
Lista de Exercícios

Material de Aula ao Vivo

1. (Enem 2000) Ainda hoje, é muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cerâmica não esmaltada) para conservar água a uma temperatura menor do que a do ambiente. Isso ocorre porque:

a) o barro isola a água do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor.
b) o barro tem poder de “gelar” a água pela sua composição química. Na reação, a água perde calor.
c) o barro é poroso, permitindo que a água passe através dele. Parte dessa água evapora, tomando calor da moringa e do restante da água, que são assim resfriadas.
d) o barro é poroso, permitindo que a água se deposite na parte de fora da moringa. A água de fora sempre está a uma temperatura maior que a de dentro.
e) a moringa é uma espécie de geladeira natural, liberando substâncias higroscópicas que diminuem naturalmente a temperatura da água.

Gabarito: 

1. C.

O barro é poroso, permitindo que a água passe através dele. Parte dessa água evapora ( H O calor H O 2 ( ) 2 (v)   ), absorvendo calor da moringa e do restante da água, que são assim resfriadas.

Lista de Exercícios

1. (Upe 2012) Diamante e grafite são sólidos covalentes, formados por um único tipo de elemento químico, o carbono, embora apresentem propriedades distintas. Por exemplo, o diamante é duro, não é condutor elétrico, enquanto a grafite é mole, apresenta condutividade elétrica, sendo, por isso, utilizada em fornos elétricos. As diferentes propriedades evidenciadas nesses sólidos devem-se ao fato de
a) a ligação química ser mais forte no grafite.
b) o grafite apresentar moléculas mais organizadas.
c) o grafite possuir estrutura química diferente do diamante.
d) o grafite se apresentar na natureza constituído de moléculas discretas.
e) a quantidade de átomos em 1 mol das variedades alotrópicas do carbono ser diferente.
 
2. (Ufsm 2014) O plástico, material flexível, desempenha importante papel em nossas vidas. É muito utilizado em embalagens, mas também bastante encontrado em bens duráveis, como móveis, e não duráveis, como fraldas e copos. Devido ao tempo que leva para se decompor no meio ambiente, a sua reciclagem, quando possível, é imprescindível e pode envolver até quatro etapas. Numere os parênteses, associando a etapa de reciclagem dos plásticos ao tipo de fenômeno observado.

 01

A sequência correta é

a) 2 – 2 – 1 – 1.
b) 1 – 1 – 2 – 2.
c) 1 – 2 – 1 – 2.
d) 1 – 2 – 2 – 1.
e) 2 – 1 – 2 – 1.

3. (Fgv 2013) A química é responsável pela melhora em nossa qualidade de vida e está inserida em nosso cotidiano de muitas formas em substâncias e misturas que constituem diversos materiais.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, substância simples, substância composta, mistura homogênea e mistura heterogênea.

a) Água, granito, alumínio, aço.
b) Água, aço, alumínio, granito.
c) Alumínio, aço, água, granito.
d) Alumínio, água, aço, granito.
e) Alumínio, água, granito, aço.

4. (Uespi 2012) No vidro traseiro de alguns automóveis, há filamentos que funcionam como desembaçadores. Ao acionar um botão no painel, o motorista aquece esses filamentos e, por isso, os vidros desembaçam. Sobre esse fato, analise as afirmativas a seguir.

1. O vidro fica embaçado porque o vapor d’água condensa sobre ele.
2. Os filamentos aquecem o vidro e provocam a vaporização da água, desembaçando o vidro.
3. Os filamentos aquecem o vidro e acarretam a sublimação da água, desembaçando o vidro.

Está(ão) corretas apenas:

a) 1
b) 2
c) 1 e 2
d) 1 a 3
e) 2 a 3

Gabarito:

1. C

As diferentes propriedades evidenciadas nesses sólidos devem-se ao fato de o grafite possuir estrutura química diferente do diamante, ou seja, serem alótropos.

01

2. A

Fenômeno físico (não ocorre transformação em nível molecular): reciclagem primária – trituração de plásticos.
Fenômeno físico (não ocorre transformação em nível molecular): reciclagem secundária – separação dos plásticos pela densidade, que é uma propriedade física.
Fenômeno químico (ocorre transformação em nível molecular): reciclagem terciária – pirólise (quebra a partir do aquecimento) dos plásticos.
Fenômeno químico (ocorre transformação em nível molecular): reciclagem quaternária – incineração (queima) dos plásticos.
Portanto, a sequência correta é: 2 – 2 – 1 – 1.

3. D

Alumínio: substância simples (formada apenas pelo elemento alumínio).
Água: substância composta por dois elementos químicos (hidrogênio e oxigênio).
Aço: mistura homogênea (basicamente, liga de ferro e carbono).
Granito: mistura heterogênea formada por feldspato, mica e quartzo.

4. C

Análise das afirmativa:
1. Afirmativa correta. O vidro fica embaçado porque o vapor d’água condensa sobre ele, ou seja, passa do estado gasoso para o estado líquido.
2. Afirmativa correta. Os filamentos aquecem o vidro e provocam a vaporização da água, que passa do estado líquido para o gasoso, desembaçando o vidro.
3. Afirmativa incorreta. Os filamentos aquecem o vidro e acarretam a evaporação da água, desembaçando o vidro.


E aí, o que achou dos nossos materiais? Deixe seu comentário e sugestão! 😀

Comentários

isaque-mourao@hotmail.com
isaque-mourao@hotmail.com
11/03/2015 às 15:35

Poderia ter mais questões, assim diminui a chance de sermos pegos de surpresa numa prova.

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priscila
priscila
06/03/2015 às 19:30

APOIO A IDEIA DE MAIS EXERCÍCIOS

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jhemilyn brasil
jhemilyn brasil
11/02/2015 às 22:33

eu infelizmente eu perdi a aula ao vivo . :( e nao tenho o conteudo ... onde eu poderia pegar o conteudo

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Dhebora
Dhebora
12/02/2015 às 11:11

Eles já colocaram no site: http://descomplica.com.br/quimica/aula-ao-vivo-propriedades-da-materia-fases-da-materia-09-02-15-10h15/aula-ao-vivo-propriedades-da-materia-fases-da-materia-09-02-15-10h15-parte-1


Breno Melo
Breno Melo
09/02/2015 às 23:06

Seria legal um número maior de questões, umas dez pelo menos...

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Gláucia
Gláucia
11/02/2015 às 23:42

Também acho Breno! Poderiam ter mais exercícios para treinarmos, de 10 a 15 no mínimo.


Luana
Luana
09/02/2015 às 17:58

eu só consegui ver os exercícios, e a teoria?

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Rafaeli
Rafaeli
09/02/2015 às 08:17

Como baixa? :/

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