Separamos algumas questões sobre movimentos sociais para você que deseja estudar esse assunto. No entanto, antes de resolvê-los, que tal aprender um pouco mais?
Indicamos que faça a leitura do resumo “Movimentos sociais e crise da Primeira República” e, depois disso, volte para responder as perguntas abaixo.
1. (UFRJ)
Segundo Anita Prestes, “o tenentismo vinha preencher o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha”.
(PRESTES, Anita. “A Coluna Prestes”. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 73.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
a) os “tenentes” queriam moralizar a vida política nacional, propondo uma ampla aliança de esquerda;
b) os “tenentes” queriam deixar de ser meros “jagunços” nas mãos das oligarquias estaduais, amparados por um programa democrático;
c) os “tenentes” queriam pôr fim à política democrática instaurada com a República Velha e promover um regime ditatorial único e capaz de finalizar o atraso econômico representado pelas antigas oligarquias cafeeiras;
d) os “tenentes” apresentaram-se como substitutos dos frágeis partidos políticos de oposição aos regimes oligárquicos e à desorganização da sociedade;
e) o tenentismo representou um movimento que buscava romper com a tradição de intervenção militar na política, presente desde a Proclamação da República.
2. (Fei)
“Não seria exagero dizer que a cidade do Rio de Janeiro passou, durante a primeira década republicana, pela fase mais turbulenta de sua existência. Grandes transformações de natureza econômica, social, política e ideológica, que se gestava há algum tempo, precipitaram-se com a mudança do regime político e lançaram a capital em febril agitação, que só começaria a ceder ao final da década.”
(CARVALHO, José Murilo de. OS BESTIALIZADOS: O RIO DE JANEIRO E A REPÚBLICA QUE NÃO FOI. São Paulo: Cia. das Letras, 1987)
Dentre os movimentos populares que agitaram o Rio de Janeiro no início do século, um destacou-se: aquele que vinha contrariar a política de saneamento e de reurbanização da cidade, com a demolição dos cortiços e quiosques do centro. Esse movimento foi:
a) a Revolta da Chibata;
b) a Revolta de Canudos;
c) o movimento do Contestado;
d) a Revolta da Armada;
e) a Revolta da Vacina.
3. (ENEM)
As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos.
Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de:
a) objetos arqueológicos e paisagísticos;
b) acervos museológicos e bibliográficos;
c) núcleos urbanos e etnográficos;
d) práticas e representações de uma sociedade;
e) expressões e técnicas de uma sociedade extinta.
Gabarito das questões sobre movimentos sociais
1. D
Comentário
Temos nas alternativas A e B algumas afirmações incorretas, principalmente no que se refere à forte ligação dos tenentes com a esquerda democrática. A alternativa C, na verdade, poderia ser explicitada mostrando que os tenentes gostariam de ter mais representatividade política, devido à sensação de exclusão que viviam, e a letra E mostra um sentimento contrário, pois os tenentes desejavam impor uma maior intervenção militar na política.
Já a alternativa D se mostra completa, pois retrata a “necessidade” que o Brasil vivia de ter uma forte oposição ao governo vigente.
2. E
Comentário
A alternativa A trata de uma revolta ocorrida no Rio de Janeiro, porém, de cunho militar. A revolta de Canudos tem cunho religioso e ocorre na Bahia. O movimento do Contestado acontece no Sul do Brasil. A revolta da armada também acontece no Rio de Janeiro, mas também tem caráter militar.
Por isso, a alternativa correta é encontrada na letra E, a revolta da Vacina, pois mostra a insatisfação da população com as medidas tomadas pelo prefeito Pereira Passos junto a Oswaldo Cruz. Essa insatisfação se dava, dentre outros motivos, pela falta de informações dadas à população que visassem explicar e argumentar tais medidas referentes às questões sobre movimentos sociais.
3. A
Comentário
Classificam-se as ruínas de Canudos como patrimônio material por conta da grande representatividade histórica que o local nos proporciona e essa afirmação é encontrada na alternativa A. Aliás, as outras opções não representam com vigor as especificidades exigidas pelo Iphan para caracterizar algo como Patrimônio Cultural Material.
Acertou quantas respostas? O Descomplica lhe proporciona alguns módulos que podem te ajudar com as questões sobre movimentos sociais. Um deles é a Maratona do Enem. Inscreva-se e confira!