Leia o resumo “Qual a importância dos transportes no comércio mundial?” e resolva os exercícios abaixo.
1. (Enem 2013) “De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.”
HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n.3, 2010 (adaptado).
A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
2. (Enem 2012) “A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.“
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento).
Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:
a) Obsolescência dos portos.
b) Estatização de empresas.
c) Eliminação de incentivos fiscais.
d) Ampliação de políticas protecionistas.
e) Desenvolvimento dos meios de comunicação.
3. (Enem 2012) “A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.”
Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).
A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a
a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.
b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.
c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.
e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.
4. UERJ-2011 A comparação entre os gráficos permite associar as mudanças na rede de transporte aos seus impactos ambientais.
A principal consequência sobre o meio ambiente resultante dos investimentos na matriz de transportes da União Europeia entre 1970 e 2004 é:
a) agravamento do aquecimento global
b) acentuação do fenômeno da Ilha de Calor
c) aceleração do processo de desmatamento
d) aumento da destruição do ozônio estratosférico
GABARITO
1. B
Resolução a passo-a-passo:
A questão trata dos benefícios do transporte intermodal (ou multimodal). A alternativa “A” está errada, pois as variações climáticas, embora também sejam uma variável, não são a principal variável para escolha de transporte, mas sim o custo do transporte, por isso a “B” é a correta. E nem toda a produção foi interiorizada (basta pensar nos complexos industriais do Sudeste). A formação geológica do país não impede o uso de um único modal (modais como rodoviário e aéreo seriam possíveis de uso único), logo, a “C” está errada. A “D”, por sua vez, fala da proximidade da produção agrícola com os portos, o que é errado. E a letra “E”… não faz sentido algum.
2. E
Resolução a passo-a-passo:
O texto de Milton Santos fala sobre o processo de desconcentração industrial, a partir da década de 70. Essa desconcentração foi possível graças, também, ao desenvolvimento de tecnologias que vão baratear o custo do transporte. Por isso, falar em obsolescência dos portos (“A”), estatização de empresas (“B”), eliminação de incentivos fiscais (“C”) ou ampliação de políticas protecionistas (“D”) estaria errado, tanto historicamente (houve justamente o contrário de todas as alternativas) quanto o que é requerido na questão.
3. C
Resolução a passo-a-passo:
O modelo aéreo, por mais rápido e seguro que seja, é muito dispendioso para se tornar lucrativo na exportação de certos produtos, como grãos, então não pode ser adotado como alternativa. A letra “B” não faz sentido. O gabarito é letra “C”: a demora no transporte acaba por ocasionar um “gargalo” nas exportações brasileiras. Os principais produtos de exportação brasileira, produtos primários, não interessam em demasia os países vizinhos, por isso a “D” não é uma alternativa concreta e certa. E, finalmente, a “E” também não faz o menor sentido.
4. A
Resolução a passo-a-passo:
Ao olharmos os gráficos, vemos que aumentou, de 1970 a 2004, a porcentagem do uso de rodovias consideravelmente. O outro gráfico nos mostra que o transporte rodoviário é o maior responsável pela emissão de gases estufa. Ou seja, ao priorizar a rede de transporte rodoviária, incentiva-se o uso de carros/caminhões etc., o que ocasiona uma maior liberação de gases estufa. Portanto, a resposta certa é a “A”, já que o aquecimento global tem ligação direta com o aumento de concentração de gases estufa.