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Imagem de Àlvares de Azevedo para ilustrar texto com questões do romantismo

23 Questões sobre Romantismo comentadas para arrasar no Enem

Resolva exercícios de vestibular sobre o Romantismo, aprenda o passo-a-passo da resolução e prepare-se para gabaritar os vestibulares!

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O Romantismo é um dos movimentos artísticos e literários mais importantes da história cultural, não apenas por sua influência duradoura na arte. Essa corrente cultural, que floresceu no final do século XVIII e início do século XIX, trouxe consigo uma série de ideias e valores que moldaram não apenas a literatura, mas também a música, a pintura e o pensamento social da época.

No contexto do ENEM, o Romantismo geralmente aparece como um tema relevante para o estudo da literatura brasileira e mundial. Os exames frequentemente incluem questões relacionadas às características, aos autores e às obras desse movimento. Além disso, a capacidade de analisar e interpretar textos literários é uma habilidade importante testada na prova, e o Romantismo oferece uma riqueza de material para aprimorar essas habilidades.

Para ajudar os estudantes a se prepararem para o ENEM e para compreenderem melhor o Romantismo, preparamos uma lista de exercícios de fixação. Faça os exercícios e depois confira o gabarito. Bons estudos!

Aproveite para acessar o mapa mental sobre Romantismo

Questões sobre Romantismo

Questão 1 (IBMEC – RJ)

SABIÁ -Tom Jobim  e Chico Buarque
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir
Uma sabiá

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou deitar à sombra de uma palmeira
Que já não há
Colher a flor que já não dá
E algum amor talvez possa espantar
As noites que eu não queria
E anunciar o dia

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos de me enganar
Como fiz enganos de me encontrar
Como fiz estradas de me perder
Fiz de tudo e nada de te esquecer (…)

A canção “Sabiá” é apenas uma das inúmeras releituras e citações que o poema de Gonçalves Dias, “Canção do Exílio” recebeu a partir do Modernismo. Esse poeta pertenceu à 1ª geração do Romantismo Brasileiro. Nas opções abaixo, assinale a única que não apresenta características desse estilo de época.
a) Nacionalismo, onde a exaltação da pátria somente enaltece as qualidades.
b) Exaltação da natureza.
c) Sentimentalismo e religiosidade.
d) Indianismo.
e) Conceptismo (jogo de ideias) e cultismo (jogo de palavras).

Questão 2. (FUVEST)

Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:

a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.
b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
d) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.

Questão 3

Levando em consideração o início do Romantismo no Brasil e suas três gerações, é possível identificar diversos autores brasileiros de destaque. E em relação a eles, julgue as afirmações abaixo:

I – Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar são nomes importantes da 3º geração do Romantismo.

II – Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo são os principais representantes da 2º geração romântica, tendo escrito a maioria de seus poemas depois dos 25 anos de idade.

III – Castro Alves, que era médico, representou muito bem a 3º geração, com poemas importantes como “Navio Negreiro”.

IV – Iracema é uma das obras mais relevantes de José de Alencar, autor pertencente a 1º geração do Romantismo no Brasil.

V – O Romantismo no Brasil teve início com a publicação da obra “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, em 1844.

Está correto o que se afirma em:

  • Todas as alternativas.
  • Apenas nos itens I, II, IV e V.
  • Nenhuma das alternativas.
  • Apenas no item III.
  • Apenas nos itens IV e V.

Confira nossa lista com questões sobre a 1º geração do Romantismo

Questão 4. (PUC-MG)

Os fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto:
a) “(…) No “O Guarani” o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas…”
b) “(…) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade.”
c) “(…) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação.”
d) “(…) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança.”
e) “(…) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz.”

Questão 5. (UFES) 

A leitura de “Lucíola”, de José de Alencar, revela a(o):
a) preferência pelo uso de regionalismos.
b) visão idealizada da mulher, mesmo em seus aspectos negativos.
c) sentimento indianista do autor.
d) preocupação em exaltar a natureza.
e) descrição materialista e carnal do amor.

Questão 6 (FUVEST)

A partir do texto, responda as questões 3 e 4.

“Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe¹ em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia² rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão³ . Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.”
(Manuel Antônio de Almeida, “Memórias de um sargento de milícias”)

Glossário:
1- algibebe: mascate, vendedor ambulante.
2- saloia: aldeã das imediações de Lisboa.
3- maganão: brincalhão, jovial, divertido.

Neste excerto, o modo pelo qual é relatado o início do relacionamento entre Leonardo e Maria:
a) manifesta os sentimentos antilusitanos do autor, que enfatiza a grosseria dos portugueses em oposição ao refinamento dos brasileiros.
b) revela os preconceitos sociais do autor, que retrata de maneira cômica as classes populares, mas de maneira respeitosa a aristocracia e o clero.
c) reduz as relações amorosas a seus aspectos sexuais e fisiológicos, conforme os ditames do Naturalismo.
d) opõe-se ao tratamento idealizante e sentimental das relações amorosas, dominante no Romantismo.
e) evidencia a brutalidade das relações inter-raciais, própria do contexto colonial-escravista.

Aproveite para fazer a nossa lista com questões da 2º geração do Romantismo

Questão 7

No excerto, o narrador incorpora elementos da linguagem usada pela maioria das personagens da obra, como se verifica em:
a) aborrecera-se porém do negócio.
b) de que o vemos empossado.
c) rechonchuda e bonitota.
d) envergonhada do gracejo.
e) amantes tão extremosos.

Questão 8 (MACKENZIE)

“Vocês mulheres têm isso de comum com as flores, que umas são filhas da sombra e abrem com a noite, e outras são filhas da luz e carecem do Sol. Aurélia é como estas; nasceu para a riqueza. Quando admirava a sua formosura naquela salinha térrea de Santa Tereza, parecia-me que ela vivia ali exilada. Faltava o diadema, o trono, as galas, a multidão submissa; mas a rainha ali estava em todo o seu esplendor. Deus a destinara à opulência.”

Do texto depreende-se que:
a) romances românticos regionalistas, como Senhora, exaltam a beleza natural feminina.
b) os romances realistas de Aluísio Azevedo denunciam o artificialismo da beleza feminina.
c) as obras modernistas têm, entre outros, o objetivo de criticar a submissão da mulher à riqueza material.
d) a linguagem descritiva dos escritores naturalistas caracteriza a sensualidade e a espiritualidade da mulher.
e) a personagem feminina foi caracterizada sob a perspectiva idealizadora típica dos autores românticos.

Questão 9 (FUVEST)

Ao final da narrativa, Ceci decide permanecer na selva com Peri: “— Peri não pode viver junto de sua irmã na cidade dos brancos, sua irmã fica com ele no deserto, no meio da floresta.”

A decisão de Ceci traduz:
a) a supremacia da cultura indígena sobre a branca europeia.
b) a capacidade de renúncia da mulher que, por amor, submete-se a intensos sacrifícios.
c) a impossibilidade de Peri habitar a cidade, entre os civilizados.
d) o entrelaçamento da civilização branca europeia e da cultura natural indígena.
e) o reconhecimento de que o ambiente natural é o espaço perfeito para a realização amorosa.

Aproveite para fazer a nossa lista com questões sobre romantismo prosa com gabarito

Questão 10 (UECE)

 Iracema
“Além, muito além daquela serra que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira
tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra
com as primeiras águas.”
(José de Alencar)

Ao caracterizar Iracema, José de Alencar relaciona-a a elementos da natureza, pondo aquela em relação a esta em uma posição de :
a) equilíbrio
b) dependência
c) complementaridade
d) vantagem

Questão 11 (URFN)

Em relação a Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida, pode-se afirmar que:
a) o personagem central narra suas aventuras no Rio de Janeiro à época de Dom João VI.
b) o romance se distancia do caráter idealizante que marcou a prosa romântica brasileira.
c) o romance focaliza a trajetória de um militar empenhado em manter os ideais monárquicos.
d) a obra pode ser vista como um romance ligado à vida das elites brasileiras da época.

Questão 12 (FUVEST)

Leia o texto abaixo e responda as questões 9 e 10.

“Os leitores estarão lembrados do que o compadre dissera quando estava a fazer castelos no ar a respeito do afilhado, e pensando em dar-lhe o mesmo ofício que exercia, isto é, daquele arranjei-me, cuja explicação prometemos dar. Vamos agora cumprir a promessa. Se alguém perguntasse ao compadre por seus pais, por seus parentes, por seu nascimento, nada saberia responder, porque nada sabia a respeito. Tudo de que se recordava de sua história reduzia-se a bem pouco. Quando chegara à idade de dar acordo da vida achou-se em casa de um barbeiro que dele cuidava, porém que nunca lhe disse se era ou não seu pai ou seu parente, nem tampouco o motivo por que tratava da sua pessoa. Também nunca isso lhe dera cuidado, nem lhe veio a curiosidade de indagá-lo. Esse homem ensinara-lhe o ofício, e por inaudito milagre também a ler e a escrever. Enquanto foi aprendiz passou em casa do seu… mestre, em falta de outro nome, uma vida que por um lado se parecia com a do fâmulo*, por outro com a do filho, por outro com a do agregado, e que afinal não era senão vida de enjeitado, que o leitor sem dúvida já adivinhou que ele o era. A troco disso dava-lhe o mestre sustento e morada, e pagava-se do que por ele tinha já feito.”
(Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias)

Glossário:
(*) fâmulo: empregado, criado

Neste excerto, mostra-se que o compadre provinha de uma situação de família irregular e ambígua. No contexto do livro, as situações desse tipo:
a) caracterizam os costumes dos brasileiros, por oposição aos dos imigrantes portugueses.
b) são apresentadas como consequência da intensa mestiçagem racial, própria da colonização.
c) contrastam com os rígidos padrões morais dominantes no Rio de Janeiro oitocentista.
d) ocorrem com frequência no grupo social mais amplamente representado.
e) começam a ser corrigidas pela doutrina e pelos exemplos do clero católico.

fazer a nossa lista com questões da 3º geração do Romantismo

Questão 13 

No excerto, temos derivação imprópria ou conversão (emprego de uma palavra fora de sua classe normal) no seguinte trecho:
a) fazer castelos no ar.
b) daquele arranjei-me.
c) dar acordo da vida.
d) nem tampouco o motivo.
e) por inaudito milagre.

Questão 14 (FUVEST)

“O indianismo dos românticos […] denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira.”
(Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira)
Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo, na literatura romântica brasileira:
a) procurou ser uma cópia dos modelos europeus.
b) adaptou a realidade brasileira aos modelos europeus.
c) ignorou a literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.
d) deformou a tradição brasileira para adaptá-la à literatura ocidental.
e) procurou adaptar os modelos europeus à realidade local.

Questão 15(FUVEST)

“Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso… e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.”
(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)
Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:
a) ironia romântica.
b) tendência romântica ao misticismo.
c) melancolia romântica.
d) aversão dos românticos à natureza.
e) fuga romântica para o sonho.

Questão 16

Leia o poema abaixo e a seguir, responda o que é pedido:
Mocidade e Morte
Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh’alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n’amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma…
Nos seus beijos de fogo há tanta vida…
– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
No trecho acima, de Castro Alves, reúnem-se vários dos temas e aspectos mais característicos de sua poesia. São eles:
a) identificação com a natureza, condoreirismo, erotismo.
b) aspiração de amor e morte, sensualismo, exotismo.
c) sensualismo, aspiração de absoluto, nacionalismo, orientalismo.
d) personificação da natureza, hipérboles, sensualismo velado, exotismo.
e) aspiração de amor e morte, condoreirismo, hipérboles.

Questão 17 (VUNESP)

Leia atentamente os versos seguintes:
“Eu deixo a vida com deixa o tédio
Do deserto o poeta caminheiro
– Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um mineiro.”

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:
a) revolta diante da morte.
b) aceitação da vida como um longo pesadelo.
c) aceitação da morte como a solução.
d) tristeza pelas condições de vida.
e) alegria pela vida longa que teve.

Questão 18 (UEL)

O romance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século ….., retratando sobretudo …..; era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de ….. .
Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem:
a) XVII – a alta aristocracia – conto.
b) XVIII – o mundo burguês – folhetim.
c) XVIII – o mundo burguês – crônica.
d) XIX – o mundo burguês – folhetim.
e) XIX – a alta aristocracia – crônica

Questão 19 (UFC)

Analise as declarações sobre o Romantismo no Brasil.
I. O público leitor romântico se constituiu basicamente de mulheres e estudantes.
II. Com a popularização do romance romântico, obras passaram a ser escritas para o consumo.
III. O romance romântico veio atender uma necessidade de um público predominantemente rural.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Apenas I e II são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

Questão 20 (MACKENZIE)

A natureza, nessa estrofe:
“Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco,
Já solta o bogari mais doce aroma!
Como prece de amor, como estas preces,
No silêncio da noite o bosque exala.”
(Gonçalves Dias)
Obs.: tamarindo = árvore frutífera; o fruto dessa mesma planta
bogari = arbusto de flores brancas
a) é concebida como uma força indomável que submete o eu lírico a uma experiência erótica instintiva.
b) expressa sentimentos amorosos.
c) é representada por divindade mítica da tradição clássica.
d) funciona apenas como quadro cenográfico para o idílio amoroso.
e) é recriada objetivamente, com base em elementos da fauna e da flora nacionais.

Questão 21(UNIFESP)

Nos versos, evidenciam-se as seguintes características românticas:
Meus oito anos
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
(Casimiro de Abreu)
a) nacionalismo e religiosidade.
b) sentimentalismo e saudosismo.
c) subjetivismo e condoreirismo.
d) egocentrismo e medievalismo.
e) byronismo e idealização do amor

Questão 22 (PUC)

Assinale a alternativa que identifica as qualidades do Romantismo presentes no poema “O poeta”, de Álvares de Azevedo:
“No meu leito adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!”
a) É do Romantismo, pela imagem da mulher amada idealizada.
b) O poema pertence ao Romantismo porque tem rimas emparelhadas.
c) Porque tem metáforas.
d) Porque apresenta um poeta enamorado.
e) Porque trata a natureza de forma humanizada.

Questão sobre Romantismo Enem

 

Questão 1. (ENEM)

No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.

“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”
(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.)

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
a) “… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas.”
b) “… era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça.”
c) “Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno.”
d) “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos.”
e) “… o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

 

Gabarito questões do Romantismo

1. E

Resolução da questão 1:

As alternativas A, B, C e D contém características da 1ª Geração Romântica, em que há uma idealização da figura indígena e do cenário natural das terras brasileiras devido ao despertar de um sentimento nacionalista provindo da Independência do Brasil em 1822. Com isso, cria-se a necessidade de construir uma identidade brasileira com base no elemento nativo (o índio), como também,a descrição e exaltação das belezas naturais. Já a letra E, apresenta características da escola literária Barroca, utilizada no século XVII.

2. B

Resolução da questão 2:

O Romantismo sintetiza-se pela cultivação do passado, uma vez que utiliza elementos  e informações históricas, como o conhecimento de que as terras brasileiras, antes de serem colonizadas, eram habitadas pelos índios. Com os reflexos da Independência Brasileira (1822) é necessário construir uma identidade brasileira e o único elemento nativo do país era o índio. Os opostos se aproximam porque os autores ignoram o que de fato ocorreu no século XVI – exploração indígena e do território brasileiro – e exaltam esses elementos de forma gloriosa, instaurando um sentimento nacionalista, o que confirma a letra B e distorce as letras A e E. Já as letras C e D também estão incorretas, porque mesmo pregando uma maior liberdade formal, não prendeu-se aos modelos clássicos e não apresentava tendências liberais.

Resolução da questão 3:

A resposta é a letra E. Afinal, apenas as afirmações descritas nos itens IV e V são verdadeiras.

I – Falso: Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar representam a 1º geração romântica.

II – Falso: Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo realmente são da 2ª geração, mas faleceram ainda jovens. Na verdade, Casimiro morreu aos 21 anos e Azevedo aos 20.

III – Falso: Castro Alves realmente era da 3ª geração e escreveu “Navio Negreiro”. No entanto, ele era formado em Direito e não em medicina.

IV – Verdadeiro:  José de Alencar era um indianista e realmente escreveu a obra Iracema, um de seus maiores clássicos.

V – Verdadeiro: Embora tenha surgido por volta de 1774, o Romantismo chegou no Brasil apenas em 1844, com “A Moreninha”, escrita por Joaquim Manuel de Macedo, sendo considerada o marco inicial.

4. E

Resolução da questão 4:

O índio na prosa é parcialmente modificado de sua realidade histórica. Com a Independência do Brasil, os autores literários fizeram uso da imagem do índio para criar um sentimento nacionalista à terra brasileira. Associados à sua liberdade, ao ambiente “selvagem” descrito pelos colonos e seus costumes culturais, essas características foram exaltadas, tratando a figura indígena de forma heroica. A única alternativa que não mostra nenhum traço dessa idealização é a letra E.

5. B

Resolução da questão 5:

Lucíola é uma conhecida cortesã, que passou a se prostituir muito jovem, para tentar ajudar na condição financeira de sua família, quando a mesma pegara febre amarela. Ao longo da narrativa, percebe-se que Lucia envergonha-se de seus próprios atos, perante a uma sociedade composta de valores morais e encontra em Paulo uma espécie de “redenção” à vida que levara. Com isso, mesmo que Lúcia não tenha levado uma vida de senhora, seu maior desejo é sair da vida de cortesã e viver uma vida mais simples, ao lado de um grande amor.

6. D

Resolução da questão 6:

O trecho destaca como Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça se conheceram. Diferente da idealização amorosa do Romantismo, o encontro dos dois distorce essa ideia, quando Leonardo –para chamar a atenção de Maria – pisa fortemente em seu pé e Maria retribui seu interesse dando um beliscão nas costas de Pataca.

7. C

Resolução da questão 7:

O longo da obra, percebe-se que Leonardo Pataca, ao referir-se do elemento feminino utiliza expressões mais exuberantes e coloquiais, como é o caso de “rechonchuda e bonitota”. Além disso, esse traço também se afasta das características românticas, que busca idealizar a mulher por meio de analogias a elementos como sol, luz e anjos.

8. E

Resolução da questão 8:

Uma das características do movimento Romântico é enaltecer a figura feminina e fazer o uso das figuras de linguagem, como a metáfora e a comparação para associá-la a elementos grandiosos ou de encanto do cenário natural. No texto, percebemos a associação a flores, diademas, inclusive a uma majestade, explicitando o sentimento de vassalagem do eu lírico.

9. D

Resolução da questão 9:

Quando Ceci decide largar sua família e seus costumes para viver com Peri, percebe-se que há uma fusão entre as culturas e a etnias. Com isso, o envolvimento dos dois demonstra não somente a união entre dois povos diferentes, como também, o início de uma miscigenação.

10. D

Resolução da questão 10:

No trecho extraído da obra de José de Alencar, o autor faz uso do grau comparativo para demonstrar a superioridade de Iracema frente aos aspectos da natureza. Esses aspectos estão presentes em trechos como “Mais rápida que a ema selvagem” e “o favo de jati não era doce como o seu sorriso”.

11. B

Resolução da questão 11:

A obra de Manuel Antonio se afasta de características românticas, a começar pela descrição. No romantismo, era comum retratar o cotidiano das classes mais favorecidas, da burguesia, enquanto que em “Memórias de um sargento de milícias”, o autor retrata sobre as camadas mais humildes da sociedade e associa um dos personagens principais, o Leonardinho, a um pícaro.

12. D

Resolução da questão 12:

A obra de Manuel de Antonio retrata uma visão diferente sobre as organizações familiares das camadas mais populares. Ao longo da leitura da obra, percebe-se que as descrições das famílias dos personagens são totalmente irregulares a um padrão de família tradicional.

13. B

Resolução da questão 13:

r” não assume nesse contexto a sua funcionalidade sintática-semântica prototípica, uma vez que exerce a função de um substantivo, porque é acompanhado do pronome demonstrativo “aquele”, que acarreta a nominalização do verbo.

14. E

Resolução da questão 14:

A forma e temática romântica chegaram às terras brasileiras por meio de autores que estudaram no continente europeu. No entanto, era necessário adaptar-se à realidade brasileira, visto que se vivia um período de constantes transformações políticas e sociais, como a instalação da corte portuguesa e, posteriormente, a Independência do Brasil (fazendo com que o território brasileiro deixasse de ser uma colônia), o que proporcionou aos autores dessa escola um sentimento nacionalista.

15. A

Resolução da questão 15:

Ao longo do poema, percebemos que o autor ironiza a idealização amorosa, uma das principais características do Romantismo. As obras de Álvares de Azevedo se dividem em três partes: a primeira segue os preceitos de linguagem subjetiva do romantismo e o alto sentimentalismo; já a segunda – contida neste poema e que nos interessa – representa uma nova visão do autor, que ironiza características de exaltação amorosa e aborda sobre os falsos valores morais, mostrando também, a condição de desajuste do eu lírico durante o período Ultrarromântico.

16. A

Resolução da questão 16:

Castro Alves é o autor mais importante da 3ª Geração Romântica, também conhecida como Condoreira. Sua poesia possuía uma denúncia social (como por exemplo, abordava seus anseios pela abolição da escravatura) sobre a época em que vivia, como também aprofundou sua lírica amorosa por meio de uma sensualização feminina. Além disso, também possuía um sentimento nacionalista diferente das gerações anteriores, pois afastava-se da relação de idealização.

17. C

Resolução da questão 17:

A 2ª Geração Romântica é marcada pelo alto sentimentalismo do eu lírico e seu sentimento de insatisfação mediante à época em que vivia. Nesse tempo, também chamado de “mal do século”, os indivíduos não se sentiam incluídos à sua realidade, expressando no âmbito literário um conflito interno, com aspectos pessimistas e egocêntricos; além disso, também faziam uma aproximação com a morte, como se fosse a única saída para livrar-se de suas lamentações sobre a vida.

18. B

Resolução da questão 18:

O Romance começou a se desenvolver no continente Europeu no século XVIII e chegou às terras brasileiras no século XIX. Nas prosas românticas, como a burguesia estava em ascensão, é possível perceber que os autores buscam descrever o cenário burguês. Esses textos eram produzidos na forma de folhetins, dividido em capítulos e também possuíam as características de uma narrativa.

19.D

Resolução da questão 19:

A única informação que não condiz com a escola romântica é o item III, visto que o Romantismo foi criado para satisfazer as necessidades da época e retratar o cenário burguês, que estava em ascensão. Nesse contexto, não há nenhuma relação com o ambiente rural.

20. B

Resolução da questão 20:

Gonçalves Dias é um dos principais nomes da 1ª Geração Romântica. No poema, ele relaciona seus sentimentos amorosos junto à descrição do cenário natural. Percebemos a expressão de seus sentimentos a partir da comparação no verso “Como prece de amor, como estas preces”.

21. B

Resolução da questão 20:

No poema de Casimiro de Abreu, conseguimos perceber a apresentação de sentimentos do eu lírico e um sentimento de saudosismo à infância. No Romantismo, era muito comum os autores produzirem uma fuga imaginária frente à realidade de suas vidas, com isso, a infância era um dos momentos mais retomados, que relembrava a pureza e inocência da época.

22.  A

Resolução da questão 22:

No poema de Álvares de Azevedo, percebemos o eu lírico idealizando a imagem feminina. A linguagem subjetiva e a presença da pontuação exclamativa reforçam e contribuem para a formação de seu significado. O eu lírico compara a amada com elementos naturais, que fazem referência não somente à beleza, como também na pureza, inocência, ao relacioná-la com uma flor.

 

Gabarito da questão de Romantismo do Enem

1. A

Resolução da questão 1:

A escola Romântica é caracterizada pela linguagem subjetiva e a alta idealização e sentimentalismo amoroso. Já o realismo distorce as ideias abordadas no movimento anterior, de modo que ironiza e critica a submissão amorosa, abordando a realidade das relações. Com isso, o trecho em que Machado de Assis faz uma crítica mais concreta sobre o Romantismo está na letra A, ao dizer que o autor ignora os defeitos da amada, idealizando-a. Na letras B e C, não há a presença de um tom mais crítico, predominando o sentimentalismo do eu lírico. Já a letra D, há uma descrição do elemento feminino, enquanto na letra E percebe-se apenas uma reflexão.

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Comentários

Rebeca
Rebeca
25/11/2023 às 10:46

Muito bom

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Descomplica
Descomplica
27/11/2023 às 09:45

Oi, Rebeca! É uma alegria ter pessoas como você. Nos dedicamos ao máximo, para trazer muitos conteúdos para vocês!💚✨


ana
ana
25/04/2015 às 17:31

Amei

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