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foto de Gonçalves dias para ilustrar texto com questões da 1º geração do romantismo

Questões comentadas sobre Romantismo 1ª Geração

Aprofunde seu conhecimento sobre a 1ª geração do Romantismo por meio de 10 questões comentadas. Bom estudo!

Atualizado em

A primeira geração do Romantismo, que floresceu principalmente no Brasil nas primeiras décadas do século XIX, marcou um período de profunda transformação na literatura e na cultura do país. Este movimento literário e artístico trouxe consigo um fervoroso desejo de liberdade, expressão emocional e a busca por uma identidade nacional distinta.

Para auxiliar os estudantes a compreenderem melhor essa fase crucial da história literária brasileira, disponibilizamos uma lista de questões que abordam os principais autores, obras e temas desse período, ajudando assim na preparação para avaliações e no aprofundamento do conhecimento literário.

Veja também o mapa mental sobre Romantismo

Questões comentadas sobre Romantismo 1º geração e 2º geração

Questão 1

A primeira geração Romântica é muito importante, no século XIX, pois ajudou a:

a) Combater as estéticas anteriores e inserir ideias republicanas;

b)Transformar a linguagem e o padrão formal da poesia.

c)Criar uma representação de identidade nacional.

Questão 2

Leia o resumo “Quais as principais características do Romantismo?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.)

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:a) “… o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas …”b) “… era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça …”c) “Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, …”d) “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos … “e) “… o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

Confira também a lista que separamos com 23 questões sobre Romantismo

Questão 3

“Se uma lágrima as pálpebras me inundam,Se um suspiro nos seios treme ainda.É pela virgem que sonhei… que nuncaAos lábios me encostou a face linda!” (Álvares de Azevedo)

A característica do Romantismo mais evidente desta quadra é:a) o espiritualismo.b) o pessimismo.c) a idealização da mulher.d) o confessionalismo.e) a presença do sonho.

Questão 4. (FUVEST)

LEITO DAS FOLHAS VERDES

Por que tardas, Jatir, que tanto a custoÀ voz do meu amor moves teus passos?Da noite a viração. movendo as folhas,Já nos cimos do bosque rumoreja.Eu sob a copa da mangueira altivaNosso leito gentil cobri zelosaCom mimoso tapiz de folhas brandas,Onde o frouxo luar brinca entre flores.Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco,Já solta o bogari mais doce aroma!Como prece de amor, como estas preces,No silêncio da noite o bosque exala.Brilha a lua no céu, brilham estrelas,Correm perfumes no correr da brisa,A cujo influxo mágico respira-se_Um quebranto de amor, melhor que a vida!

A flor que desabrocha ao romper d’alvaUm só giro do sol, não mais, vegeta:Eu sou aquela flor que espero aindaDoce raio do sol que me dê vida.(Gonçalves Dias)

Assinale a alternativa correta com relação ao texto.a) Principalmente pela manifestação de elementos simbólicos, tais como “luar”, “vales”, “bosque” e “perfumes”, pode-se dizer que o poema muito se aproxima da estética simbolista.b) O poema romântico indianista recupera as antigas cantigas de amigo medievais, para expressar o amor por meio da espera.c) O poema de Gonçalves Dias demonstra profunda influência renascentista, recebida principalmente de Camões.d) Apesar da intensa presença da natureza, o poema em questão já se aproxima do Parnasianismo, pela presença dos elementos mitológicos.e) Mesmo sendo romântico, notam-se ainda no poema os aspectos marcantes do Arcadismo, principalmente no que diz respeito ao bucolismo.

Faça também  os exercícios sobre 2º geração do Romantismo

 Questão 5. (FUVEST)Texto I

“Ah! enquanto os destinos impiedososNão voltam contra nós a face irada,Façamos, sim façamos, doce amada,Os nossos breves dias mais ditosos”Texto II

“É a vaidade, Fábio, nesta vida,Rosa, que da manhã lisonjeada,Púrpuras mil, com ambição dourada,Airosa rompe, arrasta presumida.”

Texto III

“E quando eu durmo, e o coração aindaProcura na ilusão da lembrança,Anjo da vida, passa nos meus sonhosE meus lábios orvalha de esperança!”

Associe os trechos acima com os respectivos movimentos literários, cujas características estão enunciadas abaixo:Romantismo: evasão e devaneio na realização de um erotismo difuso.Arcadismo: aproveitamento do momento presente (“carpe diem”).Barroco: efemeridade da beleza física, brevidade enganosa da vida.

a) Romantismo; II- arcadismo; III- barroco;b) Barroco; II- arcadismo; III- romantismo;c) Arcadismo; II- romantismo; III- barroco;d) Arcadismo; II- barroco; III- romantismo;e) Barroco; II- arcadismo; III- romantismo.

Questão 6. (UECE)

Texto: IRACEMAAlém, muito além daquela serra que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.(José de Alencar)

Para descrever Iracema, Alencar emprega palavras que apelam principalmente:a) à razãob) aos sentidosc) aos sentimentosd) à fantasia

Pratique também os exercícios sobre 3º geração do Romantismo

Questão 7. (PUC)

“Já de noite o palor me cobre o rostoNos lábios meus o alento desfalece.Surda agonia o coração feneceE devora meu ser mortal desgosto!Do leito embalde no macio encostoTento o sono reter!… Já esmoreceO corpo exausto que o repouso esquece…Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”

A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao:a) idealismo romântico.b) saudosismo inconformado.c) misticismo religioso.d) negativismo filosófico.e) mal do século.

Questão 8. (PUCCAMP)

“Cantor das selvas, entre bravas matasÁspero tronco da palmeira escolho,Unido a ele soltarei meu canto,Enquanto o vento nos palmares zune,Rugindo os longos, encontrados leques.”

Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração romântica:a) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.b) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.c) expressão preocupada com o senso de medida; “mal do século”; natureza como amiga e confidente.d) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.e) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.

Veja também as questões sobre romantismo prosa com gabaritoQuestão 9. (USC)

A respeito do Romantismo no Brasil, pode-se afirmar que:a) sua ação nacionalista deu origem às condições políticas que propiciaram a nossa Independência;b) coincidiu com o momento decisivo de definição da nacionalidade e colaborou para essa definição;c) espelhou sempre as influências estrangeiras, em nada aproveitando os costumes e a cor locais;d) foi decisivo para o amadurecimento dos sentimentos nativistas que culminaram na Inconfidência Mineira;e) ganhou relevo apenas na poesia, talvez por falta de talentos no cultivo da ficção.

Questão 10. (UM-SP)

O gosto pela expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os autores do:a) movimento realistab) movimento árcadec) movimento românticod) movimento barrocoe) movimento naturalista

Questão 11. (UNIP-SP)

Assinale a característica não aplicável à poesia romântica:a) artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;b) importante é o culto da forma, a arte pela arte;c) a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;d) enfatiza-se a autoexpressão, o subjetivismo, o individualismo;e) a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

Gabarito

1.C

2. AComentário: O trecho da obra de Machado de Assis faz uma crítica à escola Romântica. No verso “Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance…”, percebemos que o autor faz uma crítica à idealização amorosa, como também ao sentimentalismo exacerbado e ao amor platônico, aspectos muito comuns na 2ª geração Romântica.3. CComentário: Na quadra de Álvares de Azevedo, temos a predominância da idealização feminina. No Romantismo, era comum que o eu lírico estabelecesse uma analogia entre a amada e seres angelicais ou infantis, remetendo à inocência e pureza. No texto, o autor compara o elemento feminino com uma virgem, o que também expressa a candura exercida por esse elemento, como também, a relação de que a mesma seja inatingível.4. CComentário: O texto de Gonçalves Dias, principal autor da 1ª Geração Romântica, retoma elementos do Trovadorismo. Essa característica é confirmada a partir da associação com as cantigas de amigo, em que presencia-se um eu lírico feminino que visa manter um contato com o amado que está distante (no século XIV, o amada havia partido à guerra), desejando o seu retorno. Além disso, percebemos o utilização e o aproveitamento da sonoridade da língua indígena, como “bagari” e a associação do eu lírico ao cenário natural.5. DComentário: O primeiro texto faz referência ao Arcadismo, abordando o lema árcade “Carpe Diem”, em que percebemos a posição do eu lírico sobre a efemeridade da vida e a valorização de viver com intensidade o presente. O texto II está associado à escola Barroca, com a o predomínio de figuras de linguagem, principalmente a presença da inversão sintática, como também a técnica do cultismo. Já no terceiro texto, percebemos a presença da temática Romântica, com a idealização amorosa e a comparação do elemento feminino com um ser angelical, distante do contato com o eu lírico.6. BComentário: Na prosa de José de Alencar, percebemos que o autor faz uso de uma figura de linguagem para produzir seu texto, a sinestesia. Esse recurso é utilizado na fusão de diferentes sensações (olfato, tato, paladar, audição e visão), visto em alguns trechos, como “O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado” e ” A virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna”.7. EComentário: A 2ª Geração Romântica, também chamada de “mal do século” evidenciava uma insatisfação do homem do século XIV frente às coisas do mundo. Naquele momento, o homem não se sentia pertencente ao contexto em que estava incluído e aborda em sua lírica um sentimento de pessimismo, como também uma aproximação com a morte.8. AComentário: A poesia de cunho nacionalista faz referência à 1ª Geração Romântica. Com as influências do contexto histórico do início do século XIX no Brasil, cria-se a necessidade de valorizar a figura nativa – o índio – a fim de instaurar a cultura brasileira, como também a valorização do cenário natural de forma idealizada.9. BComentário: Com a Independência do Brasil, em 1822, instala-se um sentimento de alegria e nacionalismo no indivíduo brasileiro, que por tanto tempo viveu sobre o controle de sua colônia. Essa relação de patriotismo, construída pelo contexto histórico, contribui para a criação da 1ª Geração Romântica, também chamada de Nacionalista ou Indianista.10. CComentário: É característico da escola romântica a expressão de sentimentos em sua lírica. Ademais, também percebemos uma evasão à realidade, em que o lírico remete à infância, à natureza ou aos paraísos artificiais para se esquecer dos problemas. Além disso, a linguagem romântica é altamente subjetiva e aprimorada com várias figuras de linguagem.11. BComentário: Com exceção da alternativa B, todas as outras são coerentes ao Romantismo. O culto à perfeição formal e a chamada “arte pela arte” condizem à escola Parnasiana, que visa eliminar a liberdade formal produzida nas anteriores escolas literárias, valorizando o modelo clássico da poesia, como também o reconhecimento do belo.Assista o vídeo do nosso canal sobre Romantismo

 

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