Leia o resumo "Quais são as principais forças intermoleculares?" e resolva os exercícios abaixo.
1. (UFC - adaptado) Uma pesquisa publicada na revista Nature (Ano: 2000, vol.405, pg. 681,) mostrou que a habilidade das lagartixas (víboras) em escalar superfícies lisas como uma parede, por exemplo, é resultado de interações intermoleculares. Admitindo que a parede é recoberta por um material apolar e encontra‐se seca, assinale a alternativa que classifica corretamente o tipo de interação que prevalece entre as lagartixas e a parede, respectivamente:a) íon – íon.b) íon – dipolo permanente.c) dipolo induzido – dipolo induzido.d) dipolo permanente – dipolo induzido.e) dipolo permanente – dipolo permanente.
2. (UFC) As forças intermoleculares são responsáveis por várias propriedades físicas e químicas das moléculas, como, por exemplo, a temperatura de fusão. Considere as moléculas de F2, Cl2 e Br2.a) Quais as principais forças intermoleculares presentes nessas espécies?b) Ordene essas espécies em ordem crescente de temperatura de fusão.
3. (IME) Analise as afirmativas abaixo e indique se as mesmas são falsas ou verdadeiras, justificando cada caso.a) Sólidos iônicos são bons condutores de eletricidadeb) Compostos apolares são solúveis em água.c) Caso não sofresse hibridização, o boro formaria a molécula BF.d) A estrutura geométrica da molécula de hexafluoreto de enxofre é tetraédrica
Gabarito1. CResolvendo passo-a-passo: As forças intermoleculares que atuam entre as patas da lagartixa e as superfícies por onde ela anda são forças do tipo dipolo induzido. Isoladamente, as moléculas presentes tanto na pata da lagartixa quanto na parede não apresentam um dipolo, são apolares; mas, no momento em que se aproximam, as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários. Esse dipolo formado em uma molécula induz a formação do dipolo em outra molécula vizinha e, por isso, elas se atraem, mantendo-se grudadas ou unidas.Como as suas patas possuem milhões de cerdas com espessuras muito pequenas, há o aumento da área que fica em contato com a parede, então as forças de Van der Waals produzem suficiente atração para segurar o peso da lagartixa. 2. Resolvendo passo-a-passo:a) As moléculas de F2, Cl2 e Br2 são todas apolares. Portanto, as forças intermoleculares nelas presentes são interações de London, também chamadas de dipolo induzido ou forças de Van der Waals.b) Como essas interações aumentam com o aumento do número de elétrons na molécula, a ordem crescente de interações é F2< Cl2 < Br2, que, por sua vez, é a mesma ordem de temperatura de fusão. 3. Ca) Falsa. Os compostos iônicos são bons condutores de eletricidade quando em solução ou fundidos.b) Falsa. Compostos apolares são insolúveis em água, pois a água é um solvente polar.c) Verdadeira. O boro tem um elétron desemparelhado no subnível p da última camada, que seria utilizado para a formação de uma ligação com o flúor.d) Falsa. A estrutura da molécula de hexafluoreto de enxofre é bipiramidal quadrática.