Blog DescomplicaInscreva-se

Questões Comentadas: Expansão Marítima e a Conquista do Novo Mundo

Resolva questões de vestibular sobre Expansão Marítima, aprenda o passo-a-passo da resolução e prepare-se para o vestibular!

Atualizado em

Leia um resumo sobre De que forma a Expansão Marítima possibilitou a conquista do Novo Mundo? e resolva os exercícios abaixo.

1. (PUC-MG) Relacionam-se às viagens marítimas europeias dos séculos       XV e   XVI, exceto: a) o desenvolvimento de técnicas náuticas; b) o estabelecimento de novas rotas comerciais; c) o enfraquecimento dos Estados Absolutistas; d) a implantação das práticas mercantilistas.   2.(UFSC 2010) No processo de conquista da América pelos europeus, a resistência indígena foi uma realidade percebida em todo o continente. Sobre este tema, é correto afirmar que: [32] a escravidão indígena revelou-se eficaz nas áreas da grande lavoura de exportação, especialmente devido a fatores tais como: presença em massa de tribos nas áreas litorâneas; adaptação ao regime de trabalho agrícola; pouco valor dos índios cativos, dado o seu grande número. [16] visando conquistar o interior do Brasil ainda desconhecido, os portugueses organizaram o movimento bandeirantista, que tinha a função de aprisionar e escravizar populações indígenas, prática que contou com o apoio dos jesuítas. [8] ao organizarem o sistema colonial, baseado inicialmente na exploração de ouro e prata, os espanhóis deslocaram grandes contingentes de populações indígenas para o trabalho compulsório, o que comprometeu a produção de alimentos, gerando fome e facilitando a conquista. [4] a presença da Igreja, especialmente através de várias ordens religiosas, dificultou a conquista da América pelos europeus, visto que estas ordens organizaram a população indígena para a resistência. [2] em vários países hispânicos, como Peru, Bolívia e México, a sobrevivência de línguas indígenas pode ser entendida como forma de resistência. [1] no período da conquista europeia da América, os povos indígenas do continente, com o objetivo de expulsar o invasor, formaram uma unidade que superou conflitos tribais.   3. Mas uma coisa ouso afirmar, porque há muitos testemunhos, e é que vi nesta terra de Veragua [Panamá] maiores indícios de ouro nos dois primeiros dias do que na Hispaniola em quatro anos, e que as terras da região não podem ser mais bonitas nem mais bem lavradas. Ali, se quiserem podem mandar extrair à vontade.

Carta de Colombo aos reis da Espanha, julho de 1503. Apud AMADO, J.; FIGUEIREDO, L. C. Colombo e a América: quinhentos anos depois. São Paulo: Atual, 1991 (adaptado).

O documento permite identificar um interesse econômico espanhol na colonização da América a partir do século XV. A implicação desse interesse na ocupação do espaço americano está indicada na a) expulsão dos indígenas para fortalecer o clero católico. b) promoção das guerras justas para conquistar o território. c) imposição da catequese para explorar o trabalho africano. d) opção pela policultura para garantir o povoamento ibérico. e) fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas.     GABARITO1. C Resolvendo passo-a-passo a questão: Os estados absolutistas são o ponto chave das expansões marítimas. Portugal foi pioneiro neste sentido após a guerra de reconquista e revolução de Avis. Devemos pensar que apenas com um governo centralizado e com uma certa ordem política, poderíamos ter a ambição de efetuar eventos como os promovidos por Portugal, Espanha e, até mesmo Holanda, um pouco a posterior. 2. 2 e 8 Resolvendo passo-a-passo a questão:   Os espanhóis adotaram formas de trabalho compulsórios baseados na próprio cultura indígena local, como a mita, porém,como estabeleceram uma nova dinâmica, isto tudo desestruturou os governos indígenas. Ainda atualmente temos um forte contato com línguas nativas na América, como o quíchua. Esta língua foi utilizada pelos Incas e é preservada até os dias atuais como forma de resistência da cultura nativa.   3. E Resolvendo passo-a-passo a questão:   A fundação de cidades nas localidades onde supostamente teria ouro, ou algum outro tipo de riqueza, foi uma clássica estratégia espanhola para assegurar o controle da área e, consequentemente, escoação do produto, visto que a urbanização também envolvia a abertura de rotas comerciais. Toda a economia era movimentada, por conta disso, a resposta correta é a letra E.

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts