Ter um resumo de conjunção é uma forma de ir bem na sua prova de português. Mas, antes de tudo, é importante que a gente tenha uma ideia sobre o que é isso.
Bem, ela nada mais é do que palavras que são utilizadas como ligas e termos das orações entre si e dar, assim, mais sentido. Em suma, a conjunção tem a função de causar uma série de sentidos elementais que estão conectados através de um termo.
Esse é um tema que cai no Exame Nacional do Ensino Médio com bastante frequência. E, devido a isso, é importante que se tenha uma noção sobre o que é e esteja com o conteúdo na ponta da língua.
É justamente por isso que a Descomplica preparou um lista com questões para te ajudar a fixar o tema. Faça os exercícios e depois confira o gabarito. Bom estudo!
Exercícios sobre conjunções
Questão 1
Considere a sentença abaixo:
Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.
As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição
b) oposição
c) consequência
d) adversidade
e) união
Questão 2
“Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.” Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão
Questão 3
(PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
Questão 4
Quanto mais vemos o que há de bom em nós, mais vemos o que há de bom nos demais”.
Existe no período composto acima, uma clara relação de:
a) conformidade
b) causalidade
c) proporcionalidade
d) comparação
e) tempo
Questão 5
(PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:
a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção
Questão 6
(AFR-Vunesp) A alternativa que substitui, correta e respectivamente, as conjunções ou locuções em destaque nos períodos abaixo é:
I. Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia.
II. Terá sucesso, contanto que tenha amigos influentes.
III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas.
IV. Foi transferido, portanto não nos veremos com muita frequência.
a) porque, mesmo que, segundo, ainda que
b) como, desde que, conforme, logo
c) quando, caso, segundo, tão logo
d) salvo se, a menos que, conforme, pois
e) pois, mesmo que, segundo, entretanto
Questão 7
Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo.
O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países.
O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. A partir dessa perspectiva, conclui-se que
( A ) a palavra “mas”, na linha 3, contradiz a afirmação inicial do texto: linhas 1 e 2.
( B ) a palavra “embora”, na linha 4, introduz uma explicação que não encontra complemento no restante do texto.
( C ) as expressões: “consequências calamitosas”, na linha 2, e “efeitos incalculáveis”, na linha 6, reforçam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa.
( D ) o uso da palavra “cientistas”, na linha 3, é desnecessário para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em “estudo” no título do texto.
( E ) a palavra “gás”, na linha 5, refere-se a “combustíveis fósseis” e “queimadas”, nas linhas 1 e 2, reforçando a ideia de catástrofe.
Questão 8
Considere a sentença abaixo:
Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião.
As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição
b) oposição
c) consequência
d) adversidade
e) união
Questão 9
“Não me aguardem, porque não poderei chegar a tempo.” Neste período a conjunção em destaque estabelece uma relação de:
a) adição
b) oposição
c) alternância
d) explicação
e) conclusão
Questão 10
(PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
Questão 11
Quanto mais vemos o que há de bom em nós, mais vemos o que há de bom nos demais”.
Existe no período composto acima, uma clara relação de:
a) conformidade
b) causalidade
c) proporcionalidade
d) comparação
e) tempo
Questão 12
(PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:
a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção
Questão 13
(AFR-Vunesp) A alternativa que substitui, correta e respectivamente, as conjunções ou locuções em destaque nos períodos abaixo é:
I. Visto que pretende deixar-nos, preparamos uma festa de despedia.
II. Terá sucesso, contanto que tenha amigos influentes.
III. Casaram-se e viveram felizes, tudo como estava escrito nas estrelas.
IV. Foi transferido, portanto não nos veremos com muita frequência.
a) porque, mesmo que, segundo, ainda que
b) como, desde que, conforme, logo
c) quando, caso, segundo, tão logo
d) salvo se, a menos que, conforme, pois
e) pois, mesmo que, segundo, entretanto
Gabarito
1. C
Comentário da questão 1
Dependendo do contexto, uma mesma conjunção pode estabelecer relações diferentes entre as orações. É o que ocorre com o e no período em questão, atuando como uma conjunção consecutiva, uma vez que expressa a ideia de consequência, de resultado. Pode ser substituída por outra de igual valor, como aqui: Marcos enfrentou congestionamento no trânsito, tanto que perdeu o início da reunião.
2. D
Comentário da questão 2
A conjunção estabelece uma relação de explicação. As conjunções que pertencem a esse grupo, como o próprio nome sugere, explicam, dão um motivo ou razão. As principais conjunções explicativas são: que, porque, pois (anteposto ao verbo), porquanto.
3. B
Comentário da questão 3
A ideia expressa pela palavra é a de concessão, por se tratar de uma conjunção concessiva. As conjunções que pertencem a essa classificação introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, entretanto, impedir sua realização.
4. C
Comentário da questão 4
A relação é a de proporcionalidade. As conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada que exprime um fato realizado ou simultâneo ao declarado na oração principal.
5. A
Comentário da questão 5
A palavra como, dependendo do contexto, pode expressar vários significados. No período em questão, empregada como conjunção, introduz uma oração com ideia de comparação com um elemento da oração principal. Trata-se, nesse caso, de uma conjunção comparativa.
6.B
Comentário da questão 6
Respectivamente, tanto as conjunções grifadas quando as que as substituem, mantendo o significado, expressam a ideia de: causa, condição, conformidade e conclusão.
7. C
Comentário da questão 7
Pois é, galera, pra matar a questão deveríamos estar atentos aos valores semânticos das conjunções. Na letra A, afirma-se que mas funciona como adversidade, mas a verdade é que não há efeito de contrariedade entre as orações que essa conjunção liga; na verdade, ocorre o oposto.
A opção B nos testa novamente, dizendo que embora possui valor explicativo, quando na verdade está criando um clima de concessão (está fazendo uma ressalva a respeito da ideia de que o monóxido de carbono ajuda o crescimento das plantas).
A questão ainda trata sobre os demais mecanismos de coesão, como substantivos anafóricos e testa a habilidade 18 (Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos).
8.C
Comentário da questão 8
Dependendo do contexto, uma mesma conjunção pode estabelecer relações diferentes entre as orações. É o que o ocorre com o e no período em questão, atuando como uma conjunção consecutiva, uma vez que expressa a ideia de consequência, de resultado. Pode ser substituída por outra de igual valor, como aqui: Marcos enfrentou congestionamento no trânsito, tanto que perdeu o início da reunião.
9. D
Comentário da questão 9
A conjunção estabelece uma relação de explicação. As conjunções que pertencem a esse grupo, como o próprio nome sugere, explicam, dão um motivo ou razão. As principais conjunções explicativas são: que, porque, pois (anteposto ao verbo), porquanto.
10. B
Comentário da questão 10
A ideia expressa pela palavra é a de concessão, por se tratar de uma conjunção concessiva. As conjunções que pertencem a essa classificação introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, entretanto, impedir sua realização.
11.C
Comentário da questão 11
A relação é a de proporcionalidade. As conjunções proporcionais iniciam uma oração subordinada que exprime um fato realizado ou simultâneo ao declarado na oração principal.
12.A
Comentário da questão 12
A palavra como, dependendo do contexto, pode expressar vários significados. No período em questão, empregada como conjunção, introduz uma oração com ideia de comparação com um elemento da oração principal. Trata-se, nesse caso, de uma conjunção comparativa.
13.B
Comentário da questão 13
Respectivamente, tanto as conjunções grifadas quando as que as substituem, mantendo o significado, expressam a ideia de: causa, condição, conformidade e conclusão.
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