Blog Descomplica

Confira essas Questões Comentadas sobre Cinemática Vetorial

Resolva exercícios de Física, sobre Cinemática Vetorial, aprenda a resolução passo-a-passo e prepare-se para o ENEM e vestibulares!

Atualizado em

Compartilhe

Pra começar a estudar e fazer cinemática vetorial exercícios, é preciso entender primeiro a teoria da matéria. Por fazer parte de uma das áreas da física, deve-se saber que se trata do conceito que envolve o movimento.
A cinemática estuda e descreve os movimentos que acontecem, levando em consideração a velocidade, posição, aceleração e o corpo em questão durante o instante.
Portanto, o estudo envolve o movimento, independente de qual seja o motivo pra isso acontecer. Sendo assim, a principal preocupação na física desses cálculos, é compreender as características do movimento.
De uma forma geral, a matéria também estuda o movimento uniforme, o movimento circular uniforme, o rectilíneo uniforme e o retilíneo uniforme variado.

O que é a grandeza escalar?

Imagem de uma pessoa segurando um livro em frente a um quadro negro com fórmulas para ilustrar artigo sobre cinemática vetorial exercícios
Existem 2 tipos de grandezas diferentes na física que podem ser medidas, uma delas é a grandeza escalar. Esta precisa de um número em sua unidade, pra que possa ser medida.
Enquanto isso, a grandeza vetorial, precisa do valor da unidade e também da direção e sentido do movimento pra poder ser calculada.
Pra entender melhor, é importante conhecer essas informações completas de grandeza, pra conseguir criar vetores. Contudo, os vetores podem ter orientações e características diferentes, mesmo sendo segmentos de reta.
Eles podem ser do tipo módulo, que possuem intensidade de força, e com isso, o seu valor. Podem ser de direção, que mostra pra onde o corpo se movimenta, ou como a força age, sendo horizontal ou vertical.
E por fim, o vetor de sentido, que mostra o lado onde a força é aplicada. Cada uma das direções sempre terá dois sentidos. Sendo positivo e negativo quando se fala em vertical e esquerda e direita quando estiver na horizontal.
Dentro da Cinemática vetorial todo vetor poderá ter uma dessas três características, ou todas ao mesmo tempo. O que permite uma diferenciação dos outros e também uma identificação durante a operação.

O que é velocidade escalar média?

Imagem de fórmulas físicas para ilustrar artigo sobre cinemática vetorial exercícios
Também chamada de velocidade vetorial média, se trata do estudo da variação de distância dentro de um tempo. Diz-se velocidade média, o tempo médio em que o trajeto leva pra ser completado.
A velocidade vetorial sempre apresenta uma média, principalmente porque a análise é feita em todo o caminho percorrido pelo vetor. Com intuito de sintetizar informações. Sendo assim, a ideia é identificar o vetor de velocidade, que é indicado pela letra “v” com uma seta em cima.
Portanto, a velocidade escalar média, ou vetorial, será indicada com as características pelo trajeto que o corpo passa, a direção, que pode ser reta tangente ao trajeto. Esse último ponto mostra a posição do objeto.
Por esse motivo, o cálculo é feito através de deslocamento do objeto total (∆d) com o período de tempo (∆t) até que ele complete seu trajeto. Sendo assim, a fórmula fica da seguinte forma:
Vm = ∆d/∆t

Velocidade angular

Imagem de um quadro negro com fórmulas matemáticas para ilustrar artigo sobre cinemática vetorial exercícios
A velocidade angular é calculada como uma grandeza, que se caracteriza pela rapidez do movimento. Sendo assim, ela possui efeito circular dentro de um percurso. Tem como símbolo a letra ômega minúscula ().
Pra calcular a velocidade angular, é necessário dividir o deslocamento pelo tempo. Dessa forma a fórmula fica da seguinte maneira:

Sendo a velocidade angular média, igual a variação do deslocamento angular, sobre a variação do tempo. O resultado é medido em rad/s, ou seja, radiano por segundo.
Pra encontrar o valor do deslocamento angular, é preciso encontrar o valor do deslocamento escalar, dividido pelo raio da circunferência, dentro da trajetória circular.
Além disso, existe outro ponto que precisa ser levado em consideração. Nesse caso, o valor de “S”, precisa representar toda a volta completa do círculo. Sendo assim, o seu valor deve representar os 360°. Enquanto isso, o deslocamento escalar se torna o perímetro da circunferência.

Velocidade escalar

Imagem ilustrativa de um átomo para ilustrar artigo sobre cinemática vetorial exercícios
Já a velocidade escalar, que também pode ser tangencial ou linear, se refere à grandeza que mede a rapidez do trajeto. Ou seja, a velocidade pelo qual o objeto ou corpo se movimenta dentro de um espaço.
Essa velocidade pode ser obtida também através de um cálculo, que diz respeito à média do deslocamento em um período. Sendo assim, é importante ter os valores dos itens, pra conseguir calcular a fórmula:

Exercícios sobre cinemática vetorial

Imagem ilustrativa de um átomo para ilustrar artigo sobre cinemática vetorial exercícios
Depois de compreender o conteúdo acima, tente resolver os exercícios abaixo sobre cinemática vetorial. Leia um resumo sobre o que é um vetor? O que é Cinemática Vetorial? 

Questão 1

Em um movimento com trajetória retilínea podemos afirmar:

  • a) a aceleração tangencial será nula;
  • b) a aceleração tangencial terá mesmo sentido da velocidade vetorial;
  • c) a aceleração tangencial terá sempre o mesmo sentido;
  • d) a aceleração tangencial, suposta não nula, terá sempre a mesma direção;
  • e) a aceleração tangencial será constante.

Questão 2

(UFPA) Uma partícula percorre, com movimento uniforme, uma trajetória não retilínea. Em cada instante teremos que:

  • a) Os vetores velocidade e aceleração são paralelos entre si;
  • b) A velocidade vetorial é nula;
  • c) Os vetores velocidade e aceleração são perpendiculares entre si;
  • d) Os vetores velocidade a aceleração têm direções independentes;
  • e) O valor do ângulo entre o vetor velocidade e o vetor aceleração muda de ponto a ponto. 

Gabarito

  1. D

Resolvendo passo-a-passo:
Vamos analisar cada opção:
Não podemos afirmar, que a aceleração tangencial será nula, pois a questão não fala nada sobre ser um movimento uniforme.
Não podemos afirmar isso. Não sabemos se o móvel está em movimento acelerado ou retardado.
Não podemos afirmar isso. Não sabemos se o móvel está em movimento acelerado ou retardado.
Opção correta. Apenas o que irá mudar na aceleração tangencial é o seu sentido.
Não podemos afirmar que será constante. O enunciado não afirma ser um movimento uniformemente variado.

  1. C

Resolvendo passo-a-passo:
O enunciado diz que, o movimento é uniforme e a trajetória não é retilínea, logo a velocidade é constante e a trajetória é curva. 
O vetor velocidade será sempre tangencial e terá sempre a mesma intensidade, como a trajetória é curva, temos uma aceleração que aponta pro centro da trajetória. Por tanto o vetor velocidade, tangencial, e o aceleração, serão sempre perpendiculares entre si.
Qualquer dúvida, é só comentar aqui com a gente!

?CONHEÇA O CURSO PRÉ-ENEM DA DESCOMPLICA?

Comentários

Leticia
Leticia
15/04/2015 às 14:20

Olá! Fiquei na dúvida na segunda questão: ela só considera a aceleração centrípeta porque o movimento é uniforme? e aí a a. tangencial seria nula?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Wellington
Wellington
17/08/2015 às 21:02

Sim. Como é movimento uniforme, a velocidade é constante e a Aceleração é 0. O vetor A tangencial é 0 também. É o que eu acho! :)


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você